ISSN: 2316-3216

Trabalhos

Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
[Voltar]


 041 - A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ENFERMAGEM POR MEIO DA METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA
Catiele Raquel Schmidt (Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ do projeto Clima de Segurança do Paciente, Vinculado ao Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde - GPAS.) ; Carine Feldhaus (Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ do projeto Clima de Segurança do Paciente, Vinculado ao Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde - GPAS.) ; Thays Cristina Berwig Rutke (Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ do projeto Clima de Segurança do Paciente, Vinculado ao Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde - GPAS.) ; Marli Maria Loro (Enfermeira. Doutora em ciências. Docente do departamento de Ciências da Vida - DCVida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Integrante do Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde - GPAS.) ; Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz (Enfermeira. Doutora em ciências. Docente do departamento de Ciências da Vida - DCVida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Integrante do Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde - GPAS.)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 049 - A ENFERMAGEM NA DEMARCAÇÃO DO SÍTIO CIRÚRGICO
Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz (Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ - RS) ; Catia Cristiane Matte Dezordi (Hospital de Caridade de Ijuí - RS) ; Eniva Miladi Stumm (Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ - RS) ; Gerli Elenise Herr (Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ - RS) ; Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz (Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ - RS)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 552 - A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO NO ENSINO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Dayse Maria de Vasconcelos Rodrigues (Universidade Federal Fluminense) ; Pâmela Gioza da Silveira (Universidade Federal Fluminense) ; Ticiane Roberto Pinto Góes (Universidade Federal Fluminense) ; Bianca Marques dos Santos (Universidade Federal Fluminense) ; Fabiola de Oliveira Pires Vasconcelos (Universidade Federal Fluminense)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 540 - A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Emanuelly França Pereira Honório (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé) ; Eduarda da Luz Emerick (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé) ; Fernanda Teles Morais do Nascimento (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 614 - A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE: PROJETO DE EXTENSÃO "CUIDANDO COM CANTO"
Gilsirene Scantelbury de Almeida (ESCOLA DE ENFERMAGEM DE MANAUS -UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Antônio Marcos Silva da Gama (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Sarah Regina Aloíse (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Patrícia Silva da Silva (Thaíza Nascimento da Costa) ; Arlete Ortz Tury (Thaíza Nascimento da Costa)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 500 - A PRÁTICA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO METODOLOGIA ATIVA NA APRENDIZAGEM SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE - A EXPERIENCIA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM ALFREDO PINTO-UNIRIO.
Sonia Regina de Souza (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Escola de Enfermagem Alfredo Pinto) ; Renata Flavia Abreu da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Escola de Enfermagem Alfredo Pinto) ; Karinne Cristinne da Silva Cunha (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Escola de Enfermagem Alfredo Pinto) ; Danielle Galdino de Paula (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Escola de Enfermagem Alfredo Pinto) ; Mônica de Almeida Carreiro (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Escola de Enfermagem Alfredo Pinto)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 433 - A TEORIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Francisco Jadson Silva Bandeira (Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA) ; Lucia Hisako Takase Gonçalves (Universidade do Estado do Pará - UFPA) ; Marúcia Fernandes Verçosa (Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA) ; Juliane Maria da Silva Bandeira (Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA) ; Olivia Maria Feitosa Henrique (Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 561 - A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO EM SAÚDE
Camila Mendoza Candido Fraga Nunes (Universidade Federal Fluminense) ; Raí Moreira Rocha (Universidade Federal Fluminense) ; Matheus Braz de Oliveira (Universidade Federal Fluminense) ; Daniel Mählmann de Moura Pinheiro4 (Universidade Federal Fluminense) ; Zenith Rosa Silvino (Universidade Federal Fluminense)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 482 - A VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DURANTE A PRÁTICA DE ENSINO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NA ZONA RURAL
Eduarda da Luz Emerick (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Duanny Oliveira de Sá Pinto (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Emanuelly França Pereira Honório (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Samyra Fernandes Gambarelli (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Fernanda Teles Morais do Nascimento (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 044 - ABORDAGEM DIALÓGICA E COLABORATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM
Iara Sescon Nogueira (Universidade Estadual de Maringá) ; Giselle Fernanda Previato (Universidade Estadual de Maringá) ; Célia Maria Gomes Labegalini (Universidade Estadual de Maringá) ; Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera (Universidade Estadual de Maringá)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 431 - APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM COM ÊNFASE NA PROBLEMATIZAÇÃO
Alisson Salatiek Ferreira de Freitas (Centro Universitário Christus - Unichristus) ; Maria Simone da Costa Freitas (Escola Tecnica São Camilo de Lellis) ; Cleide Carneiro (Universidade Estadual do Ceará) ; Alice Maria Correia Pequeno Marinho (Universidade Estadual do Ceará) ; Lueyna Silva Cavalcante (Universidade Estadual do Ceará)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 320 - APLICAÇÃO DO PAINEL INTEGRADO MODIFICADO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lorenna dos Santos Soares (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Nair Chase da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 079 - APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES (TBL) NO ENSINO DO CUIDADO PERIOPERATÓRIO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Juliana Balbinot Reis Girondi (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Valdes Bollela (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 511 - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO ESTRATEGIA EDUCATIVA PARA A GRADUAÇÃO EM ENFEMAGEM
Miriam Fernanda Sanches Alarcon (UENP) ; Ricardo Shoiti Komatsu (FAMEMA) ; Maria José Quina Galdino (UENP) ; Julia Trevisan Martins (UEL) ; Kelly Holanda Prezotto (UEL)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 512 - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO ESTRATEGIA EDUCATIVA PARA A GRADUAÇÃO EM ENFEMAGEM
Miriam Fernanda Sanches Alarcon (UENP) ; Ricardo Shoiti Komatsu (FAMEMA) ; Maria José Quina Galdino (UENP) ; Julia Trevisan Martins (UEL) ; Kelly Holanda Prezotto (UEL)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 372 - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Maria Zilma dos Santos (FACULDADE MEDICINA MARÍLIA) ; Márcia Aparecida Padovan Otani (FACULDADE MEDICINA MARÍLIA) ; Maria José Sanches Marin (FACULDADE MEDICINA MARÍLIA) ; Silvia Franco da Rocha Tonhom (FACULDADE MEDICINA MARÍLIA)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 381 - APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS: UMA PRÁTICA DE INTEGRAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Leticia Antonio Costa (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Arminda R. Pádua Del Corona (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Margarete Knoch Mendonça (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Kassandhra Pereira Zolin (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 243 - AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO EM SAÚDE
Leticia Lopes Dorneles (Escola de Enfermagem da USP Ribeirão Preto) ; Vivian do Prado Martins (Escola de Enfermagem da USP Ribeirão Preto) ; Caroline Silva Morelato Coloni (Escola de Enfermagem da USP Ribeirão Preto) ; Fernanda do Santos Nogueira de Goes (Escola de Enfermagem da USP Ribeirão Preto) ; Rosangela Andrade Aukar de Camargo (Escola de Enfermagem da USP Ribeirão Preto)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 148 - ATIVAÇAO DE MUDANÇA NA FORMAÇAO SUPERIOR DE ENFERMEIROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Letícia Martins Machado (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santiago, RS) ; Maria Denise Schimith (Universidade Federal de Santa Maria)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 114 - ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: EXPERIÊNCIA DE COMPONENTES CURRICULARES
Maria Carolina Ortiz Whitaker (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EE-UFBA) ; Márcia Maria Carneiro Oliveira (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EE-UFBA) ; Alyne Henri Motta Coifman (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EE-UFBA) ; Virgínia Ramos dos Santos Souza Reis (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EE-UFBA) ; Telmara Menezes Couto (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EE-UFBA)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 183 - ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO OPORTUNIDADE INTERDISCIPLINAR NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Cassiana Mendes Bertoncello Fontes (Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP) ; Maria Helena Borgato (Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP) ; Milena Raquel Tácito (Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP) ; Denise de Cássia Moreira Zornoff (Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP) ; Ana Sílvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira (Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 235 - AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS EM METODOLOGIAS ATIVAS: REALIDADE, COMPLEXIDADE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Izabel Cristina Ribeiro da Silva Saccomann (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) ; Dirce Setsuko Tacahashi (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) ; Janie Maria de Almeida (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) ; Leni Boghossiam Lanza (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 462 - CENÁRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ESPAÇOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CLÍNICO DA EEAP/UNIRO
Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)) ; Renata Flavia Abreu da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)) ; Cristiane Rodrigues da Rocha (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)) ; Mary Ann Menezes Freire (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO))
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 123 - CONSTRUINDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DO VER SUS
Zaléia Prado de Brum (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus Santo Ângelo) ; Maynara da Veiga Chagas (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus Santo Ângelo) ; Rosane Teresinha Fontana (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus Santo ÂngeloIntrodução: No final do século XX já se delineavam movimentos de articulação estudantil, ligado a algumas Universidades que se aproximavam das comunidades articulando p)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 236 - CONTRIBUIÇÕES DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DA SEGURANÇA DO PACIENTE
Fernando Riegel (Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS)) ; Márcia Otero Sanches (Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS)) ; Eva Néri Rubim Pedro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS))
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 249 - CONTRIBUIÇÕES DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DA SEGURANÇA DO PACIENTE
Fernando Riegel (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)) ; Márcia Otero Sanches (Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS)) ; Eva Néri Rubim Pedro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS))
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 275 - CONTRIBUIÇÕES DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DA SEGURANÇA DO PACIENTE
Fernando Riegel (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)) ; Márcia Otero Sanches (Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS)) ; Eva Néri Rubim Pedro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS))
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 442 - CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Denize Gomes Pinto (Faculdade Pan-Amazônica) ; Antonio Sergio Ferreira de Lima (Faculdade Pan-Amazônica) ; Elisa da Silva Feitosa (Faculdade Pan-Amazônica e Faculdade Pan-Amazônica) ; Samantha Pereira Caldas (Universidade do Estado do Pará) ; Ivonete Vieeira Pereira Peixoto (Universidade do Estado do Pará)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 547 - DA PIRÂMIDE PARA O CIRCULO: EM BUSCA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS PARTICIPATIVAS EM SAÚDE
Cláudio Claudino da Silva Filho (Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN/UFSC)) ; Marta Lenise do Prado (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN/UFSC)) ; Kenya Schmidt Reibnitz (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN/UFSC)) ; Livia Crespo Drago (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Enfermagem e Saúde (GEPAGES); Universidade do Sul de Santa Catarina (U) ; Vânia Marli Schubert Backes (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Enfermagem e Saúde (GEPAGES); Universidade do Sul de Santa Catarina (U)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 011 - DANÇATERAPIA: UMA VIVÊNCIA DE SAÚDE E INTEGRAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINAR/APRENDER A CUIDAR EM ENFERMAGEM
Fátima Helena do Espírito Santo (Universidade Federal Fluminense) ; Beatriz Andrade (Secretaria de Saúde de Itaboraí) ; Eliseu Lemos Nogueira Leal (Universidade Federal Fluminense) ; Thiago Dórea Rego (Universidade Federal Fluminense) ; Fernanda Figueiredo de Souza E Souza (Universidade Federal Fluminense)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 563 - DESENVOLVIMENTO DE SIMULAÇÃO DE CASO CLÍNICO POR DISCENTES DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lucas Henrique de Rosso (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Maraísa Carine Born (UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE) ; Maria da Graça Oliveira Crossetti (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Fernanda Sant´ana Tristão (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 601 - DRAMATIZAÇÃO NO ENSINO DE ENFERMAGEM
Bruna Kruczewski (Universidade do Oeste de Santa Catarina) ; Talize Terencio da Silva Cossa (Universidade do Oeste de Santa Catarina) ; Denise da Hora Ferreira (Hospital Universitário Santa Terezinha) ; Cristiane Baretta (Hospital Universitário Santa Terezinha)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 565 - ENSINO DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE - INOVAÇÃO METODOLÓGICA.
Marieta Fernandes Santos (Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE - Foz do Iguaçu) ; Sheila Cristina Rocha Brischiliari (Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE - Foz do Iguaçu) ; Aline Suelen Miura (Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE - Foz do Iguaçu) ; Wesley Martins (Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE - Foz do Iguaçu) ; Maria de Lourdes de Almeida (Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE - Foz do Iguaçu)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 209 - ENSINO DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: A EXPERIÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS
Neila Santini de Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Ethel Bastos da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 143 - ENSINO-APRENDIZAGEM DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Juliana Ollé Mendes da Silva (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Ivete Palmira Sanson Zagonel (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Débora Maria Vargas Makuch (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Graciele de Matia (Faculdades Pequeno Príncipe)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 527 - ESTILO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
Vera Lucia Mira (Escola de Enfermagem da USP) ; Daniela Miori Pascon (PUC SP) ; Eloá Otrenti (Escola de Enfermagem da USP)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 262 - ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Cecília Helena de Siqueira Sigaud (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) ; Raquel Gomes de Oliveira (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) ; Stephanie Hansen Egas (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 559 - ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM ATRAVÉS DE ATIVIDADE LÚDICA
Lirian Martiniuk Vieira (Hospital Municipal Pimentas Bomsucesso) ; Mirela Cristiane Baptista Montini (Hospital Municipal Pimentas Bomsucesso) ; Eliane Oliveira Ruvieri (Hospital Municipal Pimentas Bomsucesso)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 119 - ESTRATÉGIA EDUCATIVA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA APLICADA À ENFERMAGEM
Jéssica Dantas de Sá Tinôco (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Raissa Cláudia Eufrázio de Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Millena Freire Delgado (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Isadora Costa Andriola (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 095 - ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ENFERMAGEM NA CONSTRUÇÃO DE LINHAS DE CUIDADO EM ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Roseli Schmoeller (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Silvana Silveira Kempfer (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Gisele Cristina Manfrini Fernandes (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Luciara Fabiane Sebold (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Juliana Balbinot Reis Girondi (Universidade Federal de Santa Catarina)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 398 - ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE COMPETÊNCIAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE: PERSPECTIVA DE PROFESSORES E ALUNOS
Kênia Lara Silva (UFMG) ; Fernanda Lopes de Araújo (UFMG) ; Roseni Rosângela de Sena (UFMG) ; Adriana Marcela Monroy Garzon (UFMG) ; Leonardo Pereira Fernandes (UFMG)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 379 - ESTUDO DIRIGIDO COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE CENÁRIOS EM SIMULAÇÃO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Julia Peres Pinto (UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI E CENTRO UNIVERSITARIO SÃO CAMILO) ; Rita de Cássia Silva Vieira Janicas (UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 191 - IMPLANTAÇÃO DA SIMULAÇÃO CLÍNICA NO ENSINO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA PESQUISA AÇÃO
Saionara Nunes de Oliveira (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Aline Massaroli (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Jussara Gue Martini (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Jeferson Rodrigues (Universidade Federal de Santa Catarina)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 608 - INTERACIONISMO SIMBÓLICO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE ENFERMAGEM.
Bruna Kruczewski (Universidade do Oeste de Santa Catarina) ; Janaina Mery Ribeiro (Universidade do Oeste de Santa Catarina) ; Gisele Cristiane Viana de Sousa (Universidade do Oeste de Santa Catarina) ; Rose Maria Makowski (Universidade do Oeste de Santa Catarina)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 210 - INTRODUÇÃO DA FLIPPED CLASSROOM NO ENSINO DE ENFERMAGEM: RELATO DE UMA AULA SOBRE PENSAMENTO CRÍTICO-CRIATIVO.
Caroline Porcelis Vargas (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Paola da Silva Diaz (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Jouhanna do Carmo Menegaz (Universidade Federal do Pará)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 021 - INVESTINDO NA FORMAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DESDE A GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFBA
Alyne Henri Motta Coifman (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Virginia Ramos do Santos Souza Reis (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Paloma de Castro Brandão (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 504 - JOGO EDUCACIONAL COMO METODOLOGIA ATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA
Aline Cecilia Pizzolato (Universidade Federal do Paraná - UFPR) ; Leila M. M. Sarquis (Universidade Federal do Paraná - UFPR) ; Marineli J. Méier (Universidade Federal do Paraná - UFPR) ; Mitzy T. R. Danski (Universidade Federal do Paraná - UFPR)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 178 - JURI SIMULADO: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINAGEM
Fátima Ayres de Araujo Scattolin (Pontificia Universidade Católica de São Paulo)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 324 - MAPA CONCEITUAL: ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO PROCESSO DE ENFERMAGEM
Elisangela Miranda de Jesus Lisboa (Instituto de Ensino Superior de Mato Grosso (IESMT)) ; Closeny Maria Soares Modesto (Universidade Federal de Mato Grosso) ; Rosa Maria Bottosso (Universidade Federal de Mato Grosso) ; Rayssa Basilio Arantes (Instituto de Ensino Superior de Mato Grosso (IESMT). Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM)) ; Heloisa Maria Pierro Cassiolato (Instituto de Ensino Superior de Mato Grosso (IESMT). Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM))
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 378 - METODOLOGIA ATIVA COMO ESTRATÉGIA PARA ABORDAR A DOENÇA RENAL CRÔNICA
Olvani Martins da Silva (Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 180 - METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DA UNESP-BOTUCATU-SP.
Cassiana Mendes Bertoncello Fontes (Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP) ; Maria Helena Borgato (Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP) ; Sílvia J. Papini (Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP) ; Janete P. Simonetti (Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP) ; Silvana Andrea Molina (Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 085 - METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA FORMAÇÃO NO PROCESSO DE MORTE MORRER
Luciara Fabiane Sebold (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Mara Ambrosina de Oliveira Vargas (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Silvana Silveira Kempfer (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Juliana Balbinot Reis Girondi (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Roseli Schmoller (Universidade Federal de Santa Catarina)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 541 - METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: MAPEAMENTO DAS ESTRATÉGIAS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Fabio Jose de Almeida Guilherme (Universidade UNIGRANRIO) ; Rodrigo Francisco de Jesus (Universidade UNIGRANRIO) ; Silvia Cristina de Carvalho (Universidade UNIGRANRIO) ; Maria de Fatima Nascimento do Amaral (Universidade UNIGRANRIO)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 345 - METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL.
Marcela Maria Faria Peres Cavalcante (Pontifícia Universidade Católica de Goiás) ; Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas (Pontifícia Universidade Católica de Goiás)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 165 - METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Maria Denise Schimith (Universidade Federal de Santa Maria) ; Francine Cassol Prestes (Universidade Federal de Santa Maria) ; Carmem Colomé Beck (Universidade Federal de Santa Maria)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 019 - METODOLOGIAS PROBLEMATIZADORAS NO ENSINO DE ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO E CRIATIVO DAS ESTUDANTES .
Joanara Rozane da Fontoura Winters (INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA-IFSC) ; Marta Lenise do Prado (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-UFSC) ; Roberta Waterkemper (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).) ; Silvana Silveira Kempfer (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-UFSC)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 332 - O CUIDADO NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
Annette Souza Silva Martins da Costa (ESCOLA DE ENFERMAGEM - UFMG) ; Teresa Cristina da Silva Kurimoto (ESCOLA DE ENFERMAGEM - UFMG)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: A formação em Enfermagem: da política à prática profissional
[Resumo]  



 376 - O DESENVOLVIMENTO DE PRÓTOTIPOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REALIDADE EM BELÉM DO PARÁ
Francisco Jadson Silva Bandeira (Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA) ; Lucia Hisako Takase Gonçalves (Universidade do Estado do Pará - UFPA) ; Marúcia Fernandes Verçosa (Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA) ; Patrícia Fagundes da Costa (Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA) ; Olivia Maria Feitosa Henrique (Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 270 - O ENSINO BASEADO EM SIMULAÇÃO CLÍNICA DE ALTA FIDELIDADE NO ENSINO DE ENFERMAGEM: MENSURAÇÃO DO ESTRESSE DO ESTUDANTE
Juliana Perez Arthur (Universidade Federal do Paraná) ; Carina Bortolato-major (Universidade Estadual do Norte do Paraná/ Universidade Federal do Paraná) ; Maria de Fátima Mantovani (Universidade Federal do Paraná) ; Jorge Vinicius Cestari Felix (Universidade Federal do Paraná) ; Ângela Taís Mattei (Universidade Federal do Paraná)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 064 - O ENSINO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: ATENDIMENTO DO USUÁRIO EM CASOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Mleudy Layenny da Cunha Leite (Enfermeira, Mestranda em Política de Saúde e Enfermagem em Promoção da Saúde; Universidade de Pernambuco, Especialização em Saúde Coletiva e Enfermagem em Suporte Avançado à Vida) ; Jabiael Carneiro da Silva Filho (Discente de enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - FENSG/ Universidade de Pernambuco - UPE) ; Thaise Caroline Galdino Souza da Silva (Discente de enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - FENSG/ Universidade de Pernambuco - UPE) ; Mayara Kelly Lima da Conceição (Discente de enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - FENSG/ Universidade de Pernambuco - UPE) ; Jeane Maria Ribeiro de Melo (Discente de enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - FENSG/ Universidade de Pernambuco - UPE)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 294 - O MAPA CONCEITUAL COMO ENFOQUE METODOLÓGICO NOS PROGRAMAS DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE- UNESP- SÃO PAULO -BRASIL
Maria Helena Borgato (Unesp Botucatu) ; Cassiana Mendes Bertoncello Fontes (Unesp Botucatu) ; Denize de Cassia.moreira .zornoff (Unesp Botucatu) ; Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira (Unesp Botucatu) ; Silvia Justina Papini (Unesp Botucatu)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 035 - O SEMINÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ana Carolina Macri Gaspar (UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso) ; Daniely de Souza Santos (UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso) ; Claudia Alves de Souza Lima (UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso) ; Daniela do Carmo Oliveira (UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso) ; Priscila Aguiar Mendes (UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 308 - O USO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM PROGRAMA DE MESTRADO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Janaína Paula Calheiros Pereira Sobral (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Célia Alves Rozendo (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Alda Galdino dos Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Thaís Alves Lívio (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Priscila de Oliveira Cabral Melo (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 168 - O USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO DE ENFERMAGEM: EXPECTATIVA E SATISFAÇÃO DISCENTE
Marcelly Santos Cossi (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Soraya Maria de Medeiros (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Raphael Raniere de Oliveira Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Marília Souto de Araújo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 624 - O USO DA TEMPESTADE DE IDEIAS COMO FERRAMENTA DE ESTUDO NA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Thiago Fernandes (Universidade Positivo) ; Maria Elisa Brum do Nascimento (Universidade Positivo) ; Denise F Kletemberg (Universidade Positivo) ; Kleber Teixeira Bertão (Universidade Positivo) ; Emerson Diego Jerônimo de Lima (Universidade Positivo)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 238 - O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E PARTICIPATIVAS NO ENSINO SUPERIOR DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Fernando Riegel (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)) ; Juciane Aparecida Furlan Inchauspe (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)) ; Gisela Maria Schebella Souto de Moura (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)) ; Maria da Graça de Oliveira Crossetti (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS))
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 252 - O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E PARTICIPATIVAS NO ENSINO SUPERIOR DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Fernando Riegel (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)) ; Juciane Aparecida Furlan Inchauspe (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)) ; Gisela Maria Schebella Souto de Moura (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)) ; Maria da Graça de Oliveira Crossetti (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS))
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 574 - O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SALA DE ESPERA
Maria Denise Mesadri Giorgi (UNIVALI SC) ; Gabriela do Amaral Dal Forno (UNIVALI SC) ; Carla Regina Reis (UNIVALI SC) ; Maria Isabel Ozuna dos Santos (UNIVALI SC) ; Thiane Cristina Wosniak (UNIVALI SC)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 576 - O USO DE RODA DE CONVERSA PARA A DIFICULDADE NA COMUNICAÇÃO ENTRE A EQUIPE DE SAÚDE DE UMA UBS E UM GRUPO DE HAITIANOS
Maria Denise Mesadri Giorgi (UNIVALI SC) ; Deise Margol Paludo (UNIVALI SC)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 323 - O USO DE TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: PERSPECTIVA DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO
Michelle Caroline Santos (Universidade Federal do Paraná) ; Marineli Joaquim Meier (Universidade Federal do Paraná) ; Mitzy Tannia Reichembach Danski (Universidade Federal do Paraná)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 070 - O USO DE TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Aline Cecilia Pizzolato (Enfermeira. Doutoranda, Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Curitiba-PR, Brasil.) ; Larissa Gramazio Soares (Enfermeira. Doutoranda, Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Docente de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Curitiba-PR, Brasil.) ; Marineli Joaquim Méier (Docente, Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Curitiba-PR, Brasil.) ; Mitzy Tannia. R. Danski (Docente, Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Curitiba-PR, Brasil.)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 276 - OPINIÃO DE DISCENTES SOBRE O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.
Danielle Costa de Souza (UNIGRANRIO/ EEAM-UFRJ) ; Maria da Soledade Simeão dos Santos (EEAN/UFRJ)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 477 - OUTROS MODOS DE ENSINAR-APRENDER: O(S) TERRITÓRIO(S) COMO OPORTUNIDADE
Maria Rocineide Ferreira da Silva (Universidade Estadual do Ceará) ; Raimundo Augusto Martins Torres (Universidade Estadual do Ceará) ; Maria Rocineide Ferreira da Silva (Universidade Estadual do Ceará)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 069 - PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES ACERCA DOS REFERENCIAIS PEDAGÓGICOS NAS METODOLOGIAS ATIVAS
Eduardo Fuzetto Cazanas (Universidade do Oeste Paulista) ; Silvia Franco da Rocha Tonhom (Faculdade de Medicina de Marília) ; Mara Quaglio Chirelli (Faculdade de Medicina de Marília) ; Maria José Sanches Marin (Faculdade de Medicina de Marília) ; Neusi Aparecida Navas Berbel (Faculdade de Medicina de Marília)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 344 - PORTFÓLIO REFLEXIVO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM NO CUIDADO À CRIANÇA HOSPITALIZADA.
Fernanda Paula Cerântola Siqueira (Faculdade de Medicina de Marília-Famema) ; Cássia Galli Hamamoto (Faculdade de Medicina de Marília-Famema)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 124 - PRÁTICAS INTEGRADORAS EM SALA DE AULA: DA ANATOMIA/FISIOLOGIA À SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PORTADORES DE DISTÚRBIOS EM NEURÔNIOS MOTORES
Marília Duarte Valim (Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunto I da Universidade Federal de Mato Grosso. Faculdade de Enfermagem (FAEN/UFMT).)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 263 - PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Isis da Silva Galindo (Universidade Federal Fluminense) ; Rodrigo Massaroli (Universidade Federal Fluminense) ; Daniele Delacanal Lazzari (Universidade Federal Fluminense)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 438 - PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE HABILIDADES ENTRE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Fernanda Leticia Frates Cauduro (Universidade de São Paulo)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 060 - REFLEXÕES SOBRE A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO LICENCIADO
José Renato Gatto Júnior (Universidade de São Paulo) ; Sonia Maria Villela Bueno (Universidade de São Paulo) ; Cinira Magali Fortuna (Universidade de São Paulo)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 074 - RETENÇÃO DO CONHECIMENTO DA EQUIPE DE CAPTAÇÃO SOBRE EXTRAÇÃO, PERFUSÃO E ACONDICIONAMENTO DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS: UMA ANÁLISE DE UM CURSO TEÓRICO-PRÁTICO.
Juliana Guareschi dos Santos (Hospital Israelita Albert Einstein) ; Ana Cristina Carvalho de Matos (Hospital Israelita Albert Einstein)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 096 - ROLE PLAYER COMO METODOLOGIA DE ENSINO DA ÉTICA PROFISSIONAL
Marlene Harger Zimmermann (Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Lidia Dalgallo Zarpellon (Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Maria Dagmar da Rocha (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 203 - ROLE-PLAYING COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Fernanda Leticia Frates Cauduro (Universidade de São Paulo) ; Rodrigo Francisco de Jesus (Universidade de São Paulo) ; Claudia Prado (Universidade de São Paulo)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 602 - SEMINÁRIO INTEGRADOR: UM MODELO PRAGMÁTICO E INTERDISCIPLINAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE ENFERMAGEM
Janaina Farias Rebouças (Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte) ; Cicera Janielly de Matos Cassiano Pinheiro (Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte) ; Djailson Ricardo Malheiros (Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte) ; Miriam Garcia Leoni (Universidade Estácio de Sá)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 159 - SIMULAÇÃO CÊNICA COM PARTICIPAÇÃO DE ATORES: O ENSINO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM NO PERÍODO PERIOPERATÓRIO
Neide da Silva Knihs (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Lucia Nazareth Amanta (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Juliana Balbinot Reis Girondi (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Keyla Cristiane do Nascimento (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Maria Lígia dos Reis Bellaguarda (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 244 - SIMULAÇÃO CLÍNICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PROFISSIONAIS DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Alessandra Vaccari (Faculdade do Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS)) ; Fernando Riegel (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS))
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 086 - SIMULAÇÃO CLÍNICA: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA RELACIONAL E HABILIDADE PRÁTICA EM FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
Luciara Fabiane Sebold (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Silvana Silveira Kempfer (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Juliana Balbinot Reis Girondi (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Roseli Smoeller (Universidade Federal de Santa Catarina)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 162 - SIMULAÇÃO DE ALTA FIDELIDADE: O ENSINO DO CUIDADO NA INTERCORRÊNCIA DO PÓS-OPERATÓRIO MEDIATO POR MEIO DO SIMULADOR SIMMAN
Neide da Silva Knihs (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Lucia Nazareth Amanta (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Juliana Balbinot Reis Girondi (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Keyla Cristiane do Nascimento (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Maria Lígia dos Reis Bellaguarda (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 109 - SIMULAÇÃO REALÍSTICA EM UMA LIGA ACADÊMICA DE CUIDADOS CRÍTICOS DE ENFERMAGEM: EXPERIÊNCIA DE DOCENTES
Márcia Maria Carneiro Oliveira (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EE-UFBA) ; Elieusa E Silva Sampaio (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EE-UFBA) ; Ana Carla Carvalho Coelho (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EE-UFBA)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 063 - SIMULAÇÃO REALÍSTICA VERSUS ENSINO TRADICIONAL UM COMPARATIVO A PARTIR DA ANÁLISE DE SIMILITUDE
Radamés Boostel (Universidade Federal do Paraná) ; Jorge Vinícius Cestari Félix (Universidade Federal do Paraná) ; Maria de Fátima Mantovani (Universidade Federal do Paraná) ; Carina Bortolato_major (Universidade Federal do Paraná) ; Maria Terumi Maruyama Kami (Universidade Federal do Paraná)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 003 - SONHAR, (RE)APRENDER E ENSINAR: UMA ANALOGIA ENTRE A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM E A MÍSTICA DA HISTÓRIA DE PETER PAN NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Carine Vendruscolo (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) ; Denise Antunes de Azambuja Zocche (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) ; André Lucas Maffissoni (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) ; Jean Wilian Bender (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC))
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 202 - USO DA DRAMATIZAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICA
Solange Meira de Sousa (Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná) ; Marília Daniella Machado Araújo Cavalcante (Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná) ; Daniela Viganó Zanoti Jeronymo (Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná) ; Ellen Vanusa Martins (Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná) ; Katiuscia Gabriel (Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 211 - USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MESTRANDAS EM ENFERMAGEM
Ana Carolina Macri Gaspar (UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso) ; Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Priscila Aguiar Mendes (UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 597 - USO DE PORTFÓLIO EM DISCIPLINA PRÁTICA DE TERAPIA INTENSIVA E EMERGENCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Mari Ângela Gaedke (Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Daiana Klein Weber (Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Amélia Marques Cerentini (Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Leni Dias Weigelt (Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Ana Zoe Schilling (Universidade de Santa Cruz do Sul)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 239 - USO DO SOCRATIVE® COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE LITERÁRIA NO ENSINO SUPERIOR DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Alessandra Vaccari (Faculdade do Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS)) ; Márcia Otero Sanches (Faculdade do Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS))
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 615 - UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ENFERMAGEM: EXPERIÊNCIA DE SITUAÇÃO PROBLEMA
Geyse Aline Rodrigues Dias (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Ingrid Raiane Renê Cordeiro (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Márcia Maria Bragança Lopes (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Marília de Fátima Vieira de Oliveira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Sandra Helena Isse Polaro (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  



 577 - VIVENCIANDO A PRÁTICA DE IMUNIZAÇÃO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DE MACAÉ
Samyra Fernandes Gambarelli (Universidade Federal do Rio de Janeiro-Campus Macaé) ; Eduarda da Luz Emerick (Universidade Federal do Rio de Janeiro-Campus Macaé) ; Duanny Oliveira de Sá Pinto (Universidade Federal do Rio de Janeiro-Campus Macaé) ; Emanuelly França Pereira Honório (Universidade Federal do Rio de Janeiro-Campus Macaé) ; Fernanda Teles Morais do Nascimento (Universidade Federal do Rio de Janeiro-Campus Macaé)
   
Área: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem
Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem
[Resumo]  








Senaden - Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem
© Todos os direitos reservados a ABEn
Adaltech