Roda de Conversa
602 | SEMINÁRIO INTEGRADOR: UM MODELO PRAGMÁTICO E INTERDISCIPLINAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE ENFERMAGEM | Autores: Janaina Farias Rebouças (Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte) ; Cicera Janielly de Matos Cassiano Pinheiro (Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte) ; Djailson Ricardo Malheiros (Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte) ; Miriam Garcia Leoni (Universidade Estácio de Sá) |
Resumo: INTRODUÇÃO: O modelo de ensino-aprendizagem, vigente, busca meios integradores que possibilitem maior pragmatismo de modo agregador e facilitador na formação do indivíduo. Partindo da pergunta: É possível no curso de enfermagem a participação ativa e interdisciplinar entre disciplinas que em primeiro momento parecem ser divergentes em seus objetivos e em sua proposta teórico-metodológica? Sim, é possível e comprovada em uma experiência vivenciada no curso de enfermagem da Estácio/FMJ. OBJETIVO: Oportunizar atividade de integração entre as disciplinas com foco no conhecimento interdisciplinar, convergindo nos objetivos de aprendizagem e entrelaçar as propostas metodológicas respeitando os conteúdos das disciplinas. METODOLOGIA: A disciplina de Análise Textual propôs a elaboração de um memorial pessoal, profissional e acadêmico que foi orientado pela disciplina de Metodologia Científica em sua formação e conceituação. História da Enfermagem norteou o ser profissional de enfermagem no mundo contemporâneo que foi introduzido em vivências acadêmicas no próprio memorial e Relacionamento e Comunicação em Enfermagem agregou toda a proposta de elaboração e execução promovendo o encontro para a apresentação do memorial de maneira a conduzir os estudantes a apresentar escrito e oral, intensificando assim a reflexão sobre as relações interpessoais vivenciadas em sua autobiografia através do texto. Textos, músicas e apresentações enriqueceram a experiência e a vivência de cada aluno. Simbolicamente foi lido o ritual da passagem da lâmpada, tão importante na História da Enfermagem e realizada a passagem da lâmpada para os futuros profissionais da saúde. Um divã serviu de "útero" acolhedor para que os participantes se sentissem tranquilos e muito a vontade para falar sobre a suas histórias de vidas. RESULTADOS: Foi um momento de grandes emoções e profundas reflexões. Percebemos que é possível promover uma integração entre os alunos com respeito e empatia, com incentivo ao enfrentamento dos desafios de uma jornada acadêmica, fundamentados na história de vida de cada um, e estimulo a produção de texto com base científica, utilizando se de uma atividade com arcabouço teórico amplo e solidificado diante da matriz curricular do curso de enfermagem. Mostra que os processos de ensino-aprendizagem voltado às práticas interdisciplinares são passíveis de créditos e que permitem não apenas aos alunos, mas também aos professores trabalhar cada vez mais voltados para um ensino fortalecido pelas parcerias e estudos buscando o aperfeiçoamento na formação do ser profissional. CONTRIBUÍÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM; Permitir a interligação das disciplinas propostas nessa experiência possibilitou, uma reestruturação das práticas acadêmicas das demais áreas do conhecimento e que comunguem de propostas similares ao relato em destaque. Descritores: enfermagem, ensino, aprendizagem |