Comunicação coordenada
159 | SIMULAÇÃO CÊNICA COM PARTICIPAÇÃO DE ATORES: O ENSINO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM NO PERÍODO PERIOPERATÓRIO | Autores: Neide da Silva Knihs (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Lucia Nazareth Amanta (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Juliana Balbinot Reis Girondi (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Keyla Cristiane do Nascimento (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Maria Lígia dos Reis Bellaguarda (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) |
Resumo: SIMULAÇÃO CÊNICA COM PARTICIPAÇÃO DE ATORES: O ENSINO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM NO PERÍODO PERIOPERATÓRIO Neide da Silva Knihs Lucia Nazareth Amanta Juliana Balbinot Reis Girondi Keyla Cristiane do Nascimento Maria Lígia dos Reis Bellaguarda INTRODUÇÃO: A Simulação Clínica proporciona ao aluno o aprendizado ao permitir que ele possa se aproximar da realidade clínica e psicológica apresentada pelo paciente/ator1-3. OBJETIVO: avaliar na percepção do aluno de enfermagem as atividades de simulação sênica com atores no ensino dos cuidados pré e pós-operatórios. METODOLOGIA: Trata-se do relato de experiência sobre o ensino teórico-práticode cuidados perioperatórios, especificamente nos períodos pré e pós, empregando para tal a simulação com atores para alunos de graduação em enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil. A experiência aconteceu entre maio e junho de 2016. Para o desenvolvimento da atividade foi elaborada uma guia clínica conforme metodologia proposta pela Fundación Progresos Salud Consejerá de Salud4. O instrumento segue as etapas: 1°) Descrição do cenário para simulação cênica (tempo, objetivos e conteúdo); 2° Descrição do conteúdo da simulação (situação de partida, material, desenvolvimento da cena e intervenções dos alunos); 3°) Descrição da encenação para o aluno; 4°) Descrição dos padrões para desenvolvimento da cena para o ator briefing ( pontos chaves a serem destacados e atitudes do ator). 4°) Descrição dos padrões do debriefing. Posteriormente à prática, os alunos fizeram avaliação da mesma mediante um questionário avaliativo elaborado no Google drive. RESULTADOS: Do total de 30 alunos; 80,8% consideraram a atividade como excelente; 19,2% como muito boa. Quanto à experiência real da cena aproximando-a da realidade; 76,9% dos alunos avaliaram como excelente e 23,1% como muito bom. CONCLUSÕES: A simulação com ator possibilita ao aluno interagir e aproximar-se de maneira real da realidade a ser vivenciada junto ao paciente na atividade prática. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: entende-se que esta metodologia ativa de ensino-aprendizagem possibilita a interação com o ator/paciente relacionando a prática ao aprendizado teórico, garantindo maior segurança na assistência desenvolvida na prática. REFERÊNCIAS:1. Costa, RRde O et al. O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica. Revista espaço para a saúde. 2015; 16(1): 59-65. 2. Costa RRO. A simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem em enfermagem. Natal. Dissertação [Mestrado em Enfermagem] - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2014. 3. Oliveira SN, Prado ML, Kempfer SS. Utilização da simulação no ensino da enfermagem: revisão integrativa. REME Rev Min Enferm. 2014; 18(2): 487-495. Fundación Progresos SaludConsejerá de Salud, Granada, Espanha. [internet]. 2014 [acessado 20 jun 2016]. Disponível em: https://www.linkedin.com/company/iavante-foundation Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem DESCRITORES: Enfermagem; Educação em Enfermagem; Simulação |