Comunicação coordenada
462 | CENÁRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ESPAÇOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CLÍNICO DA EEAP/UNIRO | Autores: Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)) ; Renata Flavia Abreu da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)) ; Cristiane Rodrigues da Rocha (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)) ; Mary Ann Menezes Freire (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)) |
Resumo: Introdução: A necessidade de oportunizar espaços de troca de saberes e construção compartilhada do conhecimento, os quais ampliem o processo formativo - para além das práticas pedagógicas tradicionais de transmissão de conteúdo - apresenta-se como um desafio para os Cursos de Graduação em Enfermagem na incorporação das novas diretrizes curriculares. Na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP/UNIRIO), um desses espaços é o Laboratório de Simulação e Aperfeiçoamento Clínico, criado em 2015. Neste laboratório, uma das estratégias disponíveis para a troca de saberes e construção do conhecimento é a simulação de cenários de ensino-aprendizado. Estes - através de cenários completos e complexos, em ambiente de simulação - proporcionam uma postura crítica do discente diante da situação avaliada, essencial para a tomada de decisão, onde consolidam seus saberes e desenvolvem capacidades de raciocínio crítico, além das competências técnicas, relacionais e éticas1. Neste contexto, a construção de cenários que articulem os diferentes saberes da Enfermagem, a partir de uma construção dialógica, torna-se imprescindível para a qualidade do processo de formação profissional. Neste sentido, destaca-se a produção de cenários de ensino-aprendizado como uma importante ferramenta de troca de experiências e saberes entre os docentes envolvidos. Este é o objeto de estudo deste relato de experiência, a partir da construção dos cenários de ensino-aprendizado do Laboratório de Simulação e Aperfeiçoamento Clínico da EEAP/UNIRIO. Nos cenários de ensino-aprendizado, o discente é incentivado a experimentar, refletir, discutir e argumentar sobre situações que ocorreram em sua prática profissional. A simulação com cenários de ensino-aprendizagem inicia-se com a apresentação de uma situação ao discente que será o voluntário e outros que servirão como "atores", com uso ou não de simuladores de alta fidelidade. O voluntário é aquele que participa ativamente da cena proposta. Salienta-se que cenários com simulação de baixa fidelidade ou somente com pessoas também são estratégias educativas para o desenvolvimento de competências. Após a realização do cenário, ocorre a discussão do mesmo (Debriefing) com o voluntário, os atores e os demais discentes que assistiram a simulação de forma a possibilitar a consolidação dos saberes necessários à resolução da situação apresentada2. Objetivo: Relatar a experiência de construção e desenvolvimento de cenários de ensino-aprendizado do Laboratório de Simulação e Aperfeiçoamento Clínico da EEAP/UNIRIO. Descrição metodológica: Relato de experiência através da descrição dos seguintes passos: 1º Articulação entre os docentes dos departamentos de ensino do Curso de Graduação em Enfermagem da EEAP através da Comissão do Laboratório de Simulação e Aperfeiçoamento Clínico. 2º Identificação de temas de interesse a partir de disciplinas do referido curso. 3º Construção de um formulário onde são descritas os passos desenvolvidos em cada cenário de ensino-aprendizado. 4º Desenvolvimento de cenários de ensino-aprendizado. Este relato tem por base as ações desenvolvidas pela Comissão do Laboratório de Simulação e Aperfeiçoamento Clínico da EEAP/UNIRIO e os cenários de ensino-aprendizado registrados no referido laboratório até o primeiro semestre de 2016. Resultados: O trabalho desenvolvido pela Comissão do Laboratório de Simulação e Aperfeiçoamento Clínico possibilitou o incentivo à utilização da metodologia ativa de ensino por todos os docentes da EEAP através da apresentação de um cenário no Colegiado de Curso, com o propósito de realizar a Oficina Pedagógica que ocorre semestralmente. Foram desenvolvidos 10 cenários, alcançando 298 discentes do Curso de Graduação em Enfermagem da EEAP/UNIRIO e elaborado um formulário de registro dos cenários de ensino-aprendizado possibilitando a documentação das atividades desenvolvidas no laboratório, o que permitiu observar não só a produção de ensino, mas, realizar também práticas de pesquisa e extensão. Neste formulário há a informação do tema desenvolvido; qual tipo de simulador ou equipamentos utilizados; professores responsáveis e discentes envolvidos. Os temas desenvolvidos nos cenários de ensino-aprendizado foram: Pós-operatório de Cirurgia Abdominal com Abordagem sobre Erro de Medicação; Etapas do Processo Transfusional; Biossegurança e Precaução de Contato e a Administração de Medicamentos; Erro de Medicação na Insulinoterapia; Acolhimento e Classificação de Risco; Administração Oportuna de Antihipertensivo em Gestantes; Identificação de Hemorragia Pós-parto Cesáreo; Atuação nas Dificuldades da Puérpera na Amamentação; Admissão da Gestante na Maternidade; e Consulta ao Paciente Oncológico. Destaca-se ainda a articulação entre docentes de diferentes departamentos de ensino. Conclusão: A construção de cenários de ensino-aprendizado através do uso da simulação possibilitou o diálogo entre os diferentes departamentos que compõem a EEAP, o que torna possível a articulação conjunta de cenários de ensino-aprendizado mais próximos à realidade. Neste contexto, percebeu-se a aproximação entre os docentes do referido curso, assim como, a possibilidade do discente praticar as habilidades necessárias em um ambiente seguro, crescer profissionalmente e, desta forma, preservar a segurança do paciente. Este relato apresenta a importância de construção de cenários de ensino-aprendizado que favoreçam a reflexão entre teoria e prática, a partir dos diferentes saberes construídos na Enfermagem, tal como o futuro enfermeiro se deparará no seu cotidiano profissional. Destaca também, o registro dos referidos cenários como uma estratégia de fomento à pesquisa e extensão. Implicações para a Enfermagem: A construção de cenários de ensino-aprendizado, a partir dos diversos olhares da prática profissional, apresenta-se como uma estratégia que contribui para fomentar o diálogo e a troca de experiência entre os docentes no que se refere ao ensino-pesquisa-extensão. Além disso, permite aproximar os discentes a processos de ensino-aprendizagem dialógicos para o aprimoramento de habilidades humanas e técnicas, que motivem o profissional no desenvolvimento de novas práticas - transformadoras da realidade observada - em conformidade com as demandas vivenciadas no cotidiano da atenção à saúde. Neste sentido, contribui para a formação do enfermeiro que possa, no processo de produção de cuidado: planejar, refletir, propor e desenvolver práticas transformadoras do cotidiano das práticas em saúde. Referências: 1. Teixeira, INDO; Felix, JVC. Simulação como estratégia de ensino em enfermagem: revisão de literatura. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2011; 15(1):1173-83. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/2011nahead/aop3011. 2. Martins, JCA. A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica. Acta Paul Enferm. 2012; 25(4):619-25. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v25n4/22.pdf Descritores: Enfermagem; Educação em Enfermagem; Treinamento por Simulação. |