Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 178

Roda de Conversa


178

JURI SIMULADO: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINAGEM

Autores:
Fátima Ayres de Araujo Scattolin (Pontificia Universidade Católica de São Paulo)

Resumo:
Introdução: A dinâmica do Júri Simulado é utilizada com alunos do 1º ano de graduação do Curso de Enfermagem como parte do processo avaliativo da metodologia problematizadora adotada nesse período. O tema proposto para a atividade é o Sistema Único de Saúde (SUS): fragilidades e potencialidades. Objetivo: a estratégia tem como objetivo exercitar o uso da argumentação como ferramenta principal de convencimento. Etapas desenvolvidas: Os alunos são divididos em 3 grupos: promotoria, defesa e conselho de sentença para julgamento do réu: o SUS. Os grupos tem 3 dias para preparação dos trabalhos buscando casos que apontem pontos exitosos e falhas na politica de saúde brasileira. Os alunos são instruídos sobre a possibilidade de trazer casos originais, testemunhas e argumentos que permitam defender ou acusar o réu e os membros do júri devem se apropriar de todo conteúdo para terem condições de avaliar as abordagens realizadas pelos grupos. Na apresentação é escolhido um Juiz para dirigir os trabalhos e cada parte (acusação e defesa) tem 15 minutos para apresentar seus argumentos. O terceiro grupo (conselho de sentença) após ouvir os argumentos de ambas as partes apresenta sua decisão final individualmente. Os três dias de preparo são de intensa discussão e aprendizado. Lições aprendidas: Nesta atividade, os alunos desenvolvem as seguintes competências: capacidade de interpretação e síntese, aprimoramento da criticidade e criatividade, exercício do raciocínio lógico e do pensamento reflexivo, capacidade de argumentação (como enfrentar desafios e conviver com ideias diversas e outras percepções), aprimoramento da oralidade e da expressão não verbal (corporal e simbólica) e articulação da teoria com a prática. Conclusão: Esta atividade proporciona aos alunos uma reflexão dialogada, estimula o juízo crítico sobre o sistema de saúde, fazendo com que os alunos tenham uma visão ampliada do SUS e também se mantém em sintonia com a metodologia problematizadora adotada. Palavras-chave: aprendizagem colaborativa, sistema único de saúde, enfermagem.