Roda de Conversa
576 | O USO DE RODA DE CONVERSA PARA A DIFICULDADE NA COMUNICAÇÃO ENTRE A EQUIPE DE SAÚDE DE UMA UBS E UM GRUPO DE HAITIANOS | Autores: Maria Denise Mesadri Giorgi (UNIVALI SC) ; Deise Margol Paludo (UNIVALI SC) |
Resumo: Introdução: Na disciplina de Estagio Supervisionado do Curso de Enfermagem da UNIVALI, são utilizadas diversas metodologias ativas para estimular o acadêmico na busca de seu aprendizado. Durante as atividades, o acadêmico pode vivenciar diversas práticas, em destaque para a Educação em Serviço. Em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itajaí-SC, após reconhecimento de território entre março e junho de 2016, detectou-se uma comunidade de pessoas do Haiti, e percebeu-se a dificuldade de comunicação com as equipes de saúde. pois é um instrumento facilitador do cuidado. Diante do problema levantado, decidiu-se realizar um projeto de Educação em Serviço com Rodas de Conversas . Objetivo: Otimizar a comunicação da equipe de saúde da UBS com os usuários haitianos. Metodologia: A atividade consistiu em várias etapas: projeto, planejamento, implementação e avaliação. O trabalho foi desenvolvido em 5 rodas de conversa, e teve como público alvo os profissionais de saúde de uma UBS e uma comunidade de haitianos . Resultado: A atividade transcorreu com muito diálogo, exposição sobre o Haiti, sua historia e cultura, costumes, os principais motivos da imigração para o Brasil . Também foi evidenciado as maiores dificuldades na comunicação com estes usuários e apresentado uma cartilha de palavras traduzidas nas línguas Frances e português e crioulo. Após as rodas de conversa e com a utilização da cartilha durante os atendimentos, a comunicação entre usuário e profissional melhorou consideravelmente. Considerações: Foi unânime a aceitação por parte dos profissionais e dos usuários em relação à abordagem do problema e todos aprovaram o material apresentado. Houve melhora significativa da comunicação no atendimento ao usuário haitiano na UBS pesquisada, proporcionando assim um atendimento integral e de qualidade. Contribuições: O uso de metodologias ativas contribui sobremaneira para a formação de um enfermeiro criativo, competente , reflexivo e pró-ativo. Palavras - chave: Enfermagem, cultura, Comunicação. |