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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 324

Roda de Conversa


324

MAPA CONCEITUAL: ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO PROCESSO DE ENFERMAGEM

Autores:
Elisangela Miranda de Jesus Lisboa (Instituto de Ensino Superior de Mato Grosso (IESMT)) ; Closeny Maria Soares Modesto (Universidade Federal de Mato Grosso) ; Rosa Maria Bottosso (Universidade Federal de Mato Grosso) ; Rayssa Basilio Arantes (Instituto de Ensino Superior de Mato Grosso (IESMT). Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM)) ; Heloisa Maria Pierro Cassiolato (Instituto de Ensino Superior de Mato Grosso (IESMT). Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM))

Resumo:
Introdução: aprender significantemente é ampliar e reconfigurar ideias já existente na estrutura mental, sendo capaz de relacionar e acessar novos conteúdos1. O processo de ensino aprendizagem não é transferência de conhecimento. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Deste pressuposto educacional que decidimos usar o mapa conceitual. O mapa conceitual (MC) é uma estrutura esquemática para representar um conjunto de conceitos numa rede de proposição2. Ele favorece à aprendizagem cognitiva, desenvolve habilidades da linguagem escritas e digital. Requer do aluno, predisposição, capacidade de analisar, sintetizar, ter flexibilidade, curiosidade, participação ativa e experiência. A temática é contemporânea, pois o homem vive em um mundo de conceitos, onde sem eles não há compreensão, não há desenvolvimento Cognitivo3. Objetivo: refletir sobre a experiência de inserção do MC como estratégia de ensino-aprendizagem do processo de enfermagem. Método: relato de experiência abordando a aprendizagem do processo de enfermagem por meio da utilização de MC. Realizado em dois semestre letivos, compreendendo o período de março/2015 a maio/2016. Envolveu 46 alunos matriculados na disciplina Enfermagem em Saúde do Adulto I, ofertada no quinto período do curso de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. As atividades de ensino-aprendizagem foram operacionalizadas da seguinte forma: o tema "processo de enfermagem" foi discutido no início das aulas com objetivo de estabelecer continuidade sobre o que eles já haviam estudado no semestre anterior visando o aprofundamento do ensino das etapas. A turma foi dividida em grupos e solicitado aos mesmos que elaborassem a primeira versão do MC sobre o processo de enfermagem. Após, deu-se o momento da teorização sobre MC e orientados para que, durante o semestre, fossem revendo o mapa e o reelaborasse. Foi esclarecido que a construção do MC poderia ser por meio da diagramação manual ou uso com o uso do software Cmap Tools. Durante o semestre, os MC foram socializados e refletidos em grupo sob a orientação do professor tutor. Sendo o mapa um dos elementos da avaliação do processo ensino-aprendizagem, foi esclarecido os critérios da avaliação baseados em: clareza, forma de organização, presença de conceitos chaves e as relações entre os mesmos2. Nove (09) encontros tutoriais foram realizados durante o semestre. O diálogo e a reflexão eram estimulados quanto ao alcance dos objetivos da aprendizagem e o estímulo a reelaboração do mesmo como estratégia de meta-cognição, com a identificação das lacunas de aprendizagem e possibilidades de devolutivas. A proposta pedagógica de inserção desta metodologia inovadora/ativa na disciplina do curso foi avaliada pelos alunos e docentes ao final de cada semestre. Resultados: aprendendo o processo de enfermagem com a estratégia do MC - durante os encontros tutoriais, no qual ocorria apresentação dos mapas iniciais e posteriormente os reelaborados após as orientações, constatou-se que uma parte dos alunos manifestou encantamento, realização, sentimento de satisfação pessoal e domínio mais aprofundado sobre a sistematização da assistência e suas múltiplas relações com a organização do trabalho e o suporte ético-legal da profissão. A compreensão do conceito das etapas da metodologia assistencial e sua aplicação nos diferentes cenários da prática, revelou o avanço na aprendizagem por meio da reconciliação integrativa dos conceitos. Ao final do semestre os alunos escolheram um MC para ser reelaborado com a finalidade de avaliarmos o alcance dos objetivos inicialmente propostos e reorientarmos a aprendizagem alicerçada na aprendizagem significativa. Desafios para a inserção de novas metodologias no curso - a aceitação da proposta por parte dos alunos, em geral foi favorável, principalmente por terem aprendido uma forma diferente de estudar através do mapeamento de conceitos. Por outro lado, um grupo manifestou preferência em utilizar outras formas de estudo, como o hábito de elaborar "resumos". Três alunos revelaram falta de destreza para desenhar os esquemas conceituais. O uso do Cmap Tools não foi utilizado pelos alunos que manifestaram falta de tempo para aprender a ferramenta em virtude das atividades acadêmicas assumidas no curso e na vida pessoal. Sob a ótica docente, a reflexão deu-se no sentido de que a proposta precisa fazer parte do projeto pedagógico do curso; ser aprofundada e viabilizada no sentido de recursos digital e espaço no currículo para aprender esta ferramenta. A mudança na forma de ensinar exige, não só o preparo docente como também o alinhamento do projeto pedagógico do curso com as políticas educacionais para a formação de profissionais de enfermagem. Quando isto não ocorre, favorece o surgimento do descompasso entre a ambiência de aprendizagem com a ambiência de ensino4. Conclusão: a construção de MC na aprendizagem do processo de enfermagem foi uma experiência que possibilitou a compreensão do cuidado em suas múltiplas dimensões, ou seja, da clínica, da organização do trabalho, da legislação e da sua aplicação nos diferentes níveis de atenção à saúde. Contudo, ele precisa de tempo para a aproximação e a prática na utilização de outras formas de linguagens para a aprendizagem para que se alcance a aprendizagem colaborativa. Por ter sido uma atividade inovadora na disciplina, o preparo dos sujeitos envolvidos (professor-aluno) para lidar com o novo requer o exercício do diálogo, da percepção e respeito mútuo quanto aos sentimentos que se afloram diante da mudança na forma tradicional de ensinar e aprender. Contribuições/implicações: o MC contribuiu para o aprendizado significativo do processo de enfermagem. Por ser uma estratégia de ensino-aprendizagem com foco voltado para o aluno, favoreceu a autonomia e corresponsabilidade, elementos imprescindíveis no contexto da educação transformadora. Descritores: Ensino. Aprendizagem. Educação em enfermagem. Referências 1. Moreira MA; Veit EA. Aprendizagem significativa em mapas conceituais. Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física, 2013. 2. Tavares R. Construindo mapas conceituais. Ciências & Cognição. 2007; 12:72-85. 3. Souza NA; Boruchovitch E. Mapas conceituais: estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Educação em Revista, Belo Horizonte. 2010;26(03):195-218. 4. Pacheco SMV; Damaio F. Mapas conceituais e diagramas "V": ferramentas para o ensino, a aprendizagem e a avaliação do ensino técnico. Ciências & Cognição. 2009; 14(2):166