Roda de Conversa
114 | ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: EXPERIÊNCIA DE COMPONENTES CURRICULARES | Autores: Maria Carolina Ortiz Whitaker (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EE-UFBA) ; Márcia Maria Carneiro Oliveira (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EE-UFBA) ; Alyne Henri Motta Coifman (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EE-UFBA) ; Virgínia Ramos dos Santos Souza Reis (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EE-UFBA) ; Telmara Menezes Couto (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EE-UFBA) |
Resumo: Introdução: A atividade interdisciplinar é uma estratégia de ensino aprendizagem que oportuniza aos discentes e docentes o compartilhamento de saberes teórico-práticos, que contribuem para a formação na graduação em enfermagem, fortalecendo a discussão e implementação da integração curricular1. Objetivo: Relatar a experiência da utilização da atividade interdisciplinar por docentes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA) como metodologia de ensino. Descrição metodológica: Relato de experiência dos professores dos componentes curriculares do sexto semestre: enfermagem no cuidado à criança, enfermagem no cuidado à saúde da mulher em maternidade e cuidado de enfermagem na urgência e emergência. Foi elaborado um caso clínico contemplando temática pertinentes aos três componentes, a partir do qual os discentes planejaram e realizaram a simulação do atendimento. Resultados: A atividade foi realizada por 36 alunos sendo 12 em cada componente em sistema de revezamento, no laboratório de práticas e habilidades da escola de enfermagem da UFBA, a simulação envolveu o atendimento hospitalar de três pessoas acometidas por acidade automobilístico que deram entrada simultaneamente na Unidade de Emergência. Para a apresentação do caso, os discentes aplicaram os conhecimentos técnico-científicos relacionados aos grupos humanos de interesse (adulto, gestante e neonato). As docentes solicitaram a elaboração de um checklist para a plateia, que acompanhava/identificava se as condutas preconizadas foram instituídas. Conclusão: A experiência da utilização da atividade interdisciplinar por docentes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA) como metodologia ativa de ensino revelou-se como instrumento didático inovador para a integração de componentes curriculares e estratégia importante para a formação dos discentes. Contribuições/Implicações para enfermagem: A adoção de estratégias integradas entre diferentes componentes curriculares apresenta-se como ferramenta que pode ser utilizada como importante recurso metodológico para o processo ensino-aprendizagem2. Referências 1. BERARDINELLI LMM, SANTOS, MLSC. Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem. Texto Contexto Enferm 2005 Jul-Set; 14(3):419-26. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000300014. Acesso em 12 de jun. 2016. 2. ANDRADE AFL de et al. Processo Ensino-Aprendizagem em Bioética: um Debate Interdisciplinar. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , 40(1), p. 102-108, mar. 2016. Disponível em . Acesso em 07 jun. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01732015. Descritores: Práticas, ensino, enfermagem |