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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 69

Comunicação coordenada


69

PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES ACERCA DOS REFERENCIAIS PEDAGÓGICOS NAS METODOLOGIAS ATIVAS

Autores:
Eduardo Fuzetto Cazanas (Universidade do Oeste Paulista) ; Silvia Franco da Rocha Tonhom (Faculdade de Medicina de Marília) ; Mara Quaglio Chirelli (Faculdade de Medicina de Marília) ; Maria José Sanches Marin (Faculdade de Medicina de Marília) ; Neusi Aparecida Navas Berbel (Faculdade de Medicina de Marília)

Resumo:
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES ACERCA DOS REFERENCIAIS PEDAGÓGICOS NAS METODOLOGIAS ATIVAS. Eduardo Fuzetto Cazañas,1 Silvia Franco da Rocha Tonhom,2 Mara Quaglio Chirelli,3 Maria José Sanches Marin,4 Neusi Aparecida Navas Berbel.5 Em resposta aos desafios propostos pelo Sistema Único de Saúde, 1,2 em 2001 o Ministério da Educação aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) que contêm direcionamentos essenciais para que haja a formação de um profissional generalista, crítico e reflexivo.1,2 Uma das propostas para atender as exigências das DCN é a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, as quais propõem estratégias de ensino diferentes do modelo tradicional, pelas quais o estudante se torna protagonista na construção de seu conhecimento, mediado pelo professor, no intuito de inserir significado à aprendizagem.1,2,3,4 Nessa perspectiva, buscou-se investigar a utilização de metodologias ativas, visando melhorar a formação do estudante, no Estágio Supervisionado da Universidade do Oeste Paulista. Objetivo: Analisar a compreensão de professores e estudantes sobre metodologias ativas. Metodologia: Estudo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa - Parecer 638.137. Pesquisa qualitativa, junto a oito professores (100%), e 18 (de 24) estudantes (75%). Foi utilizada uma entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo na modalidade temática, conforme Bardin.5 Resultados: Foram identificadas as temáticas: inquietações e possibilidades de mudanças; metodologias ativas para um novo fazer; entre o novo e o velho modelo de ensino: sentimentos e desafios; integração ensino-serviço: uma necessidade frente às metodologias ativas. Conclusões: A Faculdade de Enfermagem iniciou a utilização da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, que ocorreu inicialmente de forma fragmentada, a partir de compreensões distintas, decorrentes de uma de práxis imitativa e espontânea e pela ausência de propostas eficazes de formação dos professores. A partir de autoquestionamentos e olhares agregados ao curso pelos professores, essa práxis foi assumindo nova característica, tornando-se mais reflexiva e gerando necessidade de mudanças no processo de formação dos professores visando à apropriação da metodologia de ensino. O movimento que vem acontecendo na Faculdade traz a esperança de uma melhor qualidade do ensino de Enfermagem. Palavras-chave: Educação superior. Aprendizagem Baseada em Problemas. Integralidade em Saúde. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem 1 Enfermeiro/Nutricionista, Mestre, Professor, Universidade do Oeste Paulista, edupsf@hotmail.com 2,3,4 Enfermeira, Doutora, Professora, Faculdade de Medicina de Marília. 5 Pedagoga, Doutora, Professora, Universidade Estadual de Londrina. REFERÊNCIAS 1. Moraes MAA, Tonhom SFR, Hafner MLMB, Gomes R, organizadores. Avaliação nos Cursos de Medicina e Enfermagem: perspectivas e desafios. Curitiba (PR): CRV;2012. 2. Tonhom SFR. Os egressos como atores do processo de avaliação curricular do curso de enfermagem da FAMEMA [tese]. Campinas (SP): Universidade de Campinas. Faculdade de Educação; 2006. 3. Berbel NAN. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma reflexão teórico-epistemológica. Londrina (PR): EDUEL; 2012. 4. Marin MJS, Lima EFG, Paviotti AB, Matsuyama DT, Silva LK, Gonzales C, et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Rev Bras Educ Méd. 2010; 34(1):13-20. 5. Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2012.