Roda de Conversa
109 | SIMULAÇÃO REALÍSTICA EM UMA LIGA ACADÊMICA DE CUIDADOS CRÍTICOS DE ENFERMAGEM: EXPERIÊNCIA DE DOCENTES | Autores: Márcia Maria Carneiro Oliveira (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EE-UFBA) ; Elieusa E Silva Sampaio (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EE-UFBA) ; Ana Carla Carvalho Coelho (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EE-UFBA) |
Resumo: Introdução: A simulação em enfermagem é uma estratégia de ensino que visa qualificar graduandos para o exercício profissional. Esta metodologia possibilita uma melhor capacitação sem colocar em risco a segurança do paciente1. Objetivo: Relatar a experiência de docentes no uso da simulação em uma Liga Acadêmica de Cuidados Críticos de Enfermagem. Descrição metodológica: Trata-se de um relato de experiência de docentes que são tutoras da Liga Acadêmica de Cuidados Críticos de Enfermagem na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia e que utilizam a metodologia da simulação. A liga é constituída por 3 docentes/tutoras e 30 acadêmicos de enfermagem a partir do quinto semestre. As atividades da liga são desenvolvidas com base nas demandas apresentadas por seus participantes, com foco no desenvolvimento do raciocínio clínico e crítico do aluno. Resultados: As atividades da liga são conduzidas por meio de casos clínicos elaborados com os respectivos cenários e aplicados da forma mais realística possível, no intuito de consolidar os conteúdos explorados em sala de aula,visando fortalecer a formação na graduação. Os alunos são divididos em grupos para atuação nos cenários, as docentes realizam o briefing e utilizam um checklist, com os objetivos para cada prática. Ao final, o debriefing é realizado com os alunos atuantes. A metodologia de simulação em saúde permite potencializar o processo de aprendizagem, pois possibilita a reflexão crítica e a discussão em grupo a partir da análise do cenário exposto. Essa prática se constitui como um importante instrumento de avaliação de desempenho dos estudantes, uma vez que, o conhecimento é construído coletivamente favorecendo o autoconhecimento e confiança2. Conclusão: A simulação é bem aceita pelos alunos e permite instrumentalizá-los nos aspectos técnicos, éticos e comportamentais do cuidado de enfermagem. Contribuições/Implicações para enfermagem: A metodologia da simulação sugere ganho de habilidades e competências para prática hospitalar futura. Referências 1. Sanino GEC. O Uso da Simulação em Enfermagem no Curso Técnico de Enfermagem. Journal Health Inform. 2012; 4:148-51. 2. Mizoi CS, Kaneko RMU, Filho Moreira CA. A simulação realística como estratégia de treinamento para profissionais da saúde. Einsten. Educ. Contin Saúde. 2007; 5(3):100-101 Descritores: simulação de paciente, enfermagem, educação baseada em competências |