Roda de Conversa
308 | O USO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM PROGRAMA DE MESTRADO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Janaína Paula Calheiros Pereira Sobral (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Célia Alves Rozendo (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Alda Galdino dos Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Thaís Alves Lívio (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Priscila de Oliveira Cabral Melo (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) |
Resumo: Introdução: Como qualquer arte, a música se desenvolveu junto com a humanidade, fazendo parte do seu contexto histórico. Assim, antes do fogo ser descoberto, os seres humanos tinham os sinais e sons como meios de comunicação. 1 A história educacional do Brasil, demonstra que a música iniciou em processos educativos a partir dos jesuítas, sendo utilizada na catequese promovendo uma formação religiosa ao educando. 2 O modelo educacional brasileiro, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, deve buscar a inovação no ensino, estimulando os educandos por meio de "metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes", despertando com isso o interesse e o gosto pelo saber.3 Ao longo da história, por meio da música a humanidade perpetua de forma cantada a formação de hábitos, atitudes e comportamentos, como o cuidado com os dentes, higienização das mãos, memorização de conteúdos, entre outros. É sabido que muitas escolas/universidades possuem professores que planejam aulas que podem não despertar o interesse dos educandos, tal planejamento pode estar alicerçado em um método tradicional fazendo com que os educandos não se concentrem na aula, tenham um rendimento baixo e optem por memorização, por um aprendizado mecânico.1 Nesse contexto, a música é um entendimento, uma linguagem universal, por meio da qual os seres humanos se comunicam e podem expressar sentimentos, sensações, emoções e pensamentos. É um bem cultural que não se resume apenas em uma combinação de sons, mas também reflete vivências individuais e coletivas, possibilitando assim uma interação social.4 A música pode ser utilizada em diversos campos da atividade humana, no contexto do cuidado e promoção da saúde, bem como na formação do enfermeiro no processo de ensino-aprendizagem, instigando os discentes a reflexão e pensamento crítico. É, portanto, uma ferramenta educacional inovadora por proporcionar o desenvolvimento de aptidões, raciocínio, criatividade, estimulando a compreensão do conteúdo proposto, o trabalho em equipe e permite ainda que aula se torne mais dinâmica.3 É um método ativo que pode contribuir no processo de ensinar e aprender em sala de aula, sendo um recurso que pode proporcionar diversas contribuições, pois promove sensação de harmonia, instigando a interação docente-discente e discente-discente de maneira a conduzir uma aprendizagem agradável e enriquecedora. "A música desperta a atenção e estimula a confiança do indivíduo em si mesmo; Ela pode dar vigor, levantar ânimo, ou mesmo deprimir, dependendo do estilo musical".5 Mesmo sem conhecer profundamente sobre música, os educandos possuem maior receptividade quando o assunto envolve musicalidade, pois os efeitos sonoros podem provocar o interesse, curiosidade, favorecendo a abordagem de diversos conteúdos, o que pode resultar em uma aprendizagem mais eficaz.2 "Aproximar música e pedagogia pode representar uma alternativa para que a educação seja compreendida, solicitada e aplicada sistematicamente". Assim, o docente e o discente se complementam em perfeita harmonia, numa relação de mútuo ensino e aprendizado, transformando a sala de aula em um espaço diversificado de conhecimentos por meio da linguagem musical.1 Objetivo: Relatar a experiência de mestrandos ao utilizar a música como recurso didático na disciplina de Metodologia do Ensino do Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Descrição Metodológica: Trata-se de um relato da experiência vivida por enfermeiros do Programa de Mestrado em enfermagem da UFAL, em maio de 2016, acerca da realização de um trabalho solicitada na disciplina "Metodologia do Ensino". Durante a disciplina, vários trabalhos com diversas temáticas foram solicitados pelo docente responsável, como forma de avaliação. Para abordar o conteúdo "A educação para o século XXI", um grupo de mestrandos utilizou a paródia musical como recurso didático, enfatizando o assunto "Opções Educativas: o papel do político" com fundamentação teórica no Relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) intitulado "Educação: um tesouro a descobrir". Após uma discussão em roda de conversa sobre o assunto, foram entregues cópias da paródia musical adaptada à música "Será" da banda brasileira de rock Legião Urbana. A paródia foi cantada por todos os mestrandos com o acompanhamento de violão e sob a liderança do grupo que a elaborou. A paródia musical, abordou de forma geral a educação com ênfase na sua importância de modo a instigar a luta por transformação, um melhor investimento, bem como no uso de tecnologias diversas no processo ensino-aprendizado. Resultados: Para o acompanhamento da eficácia do método, houve a escuta e avaliação dos relatos dos mestrandos a fim de compreender as contribuições do uso da música em sala de aula. Observou-se a satisfação dos mestrandos em cantar e aprender a letra da paródia musical, de modo que instigou a curiosidade, refletindo no aprendizado do tema proposto. Com o uso desse recurso, diversos elogios surgiram, tanto pela abordagem inovadora quanto por ser um recurso dinâmico que propiciou uma maior concentração, interação e participação dos mestrandos. Conclusão: A criação da paródia musical teve uma fundamentação científica e se configurou como um importante recurso didático de fixação de conteúdo, estimulando com isso o gosto pelo aprendizado e melhorando a relação docente-discente e discente-discente. Conclui-se que o uso da música em sala de aula pode ser um recurso potencializador na assimilação dos conteúdos. Contribuições e/ou Implicações para a Enfermagem: O uso da música no ensino em enfermagem pode levar diversas contribuições, pois promove a facilidade no entendimento dos conteúdos mais complexos de modo descontraído e motivador, sendo uma alternativa de recurso didático eficaz e lúdico. Referências: 1. Moreira AC, Santos H, Coelho IS. A música na sala de aula - a música como recurso didático UNISANTA Humanitas. 2014; 3(1): 41-61. 2. Félix GFR, Santana HRG, Oliveira Júnior W. A música como recurso didático na construção do conhecimento. Cairu em Revista. 2014; 3(4): 17-28. 3. Soares FP, Caldas JG, Lima FS, Brito LM. Paródias musicais como ferramentas facilitadoras no ensino de enfermagem. Anais do IV Congresso de Educação em Saúde da Amazônia; 30 de novembro - 04 de dezembro de 2015. Belém. Pará: COESA; 2015. 4. Sousa NR, Silva RV, Freitas RCS, Henicka OTS. Diagnóstico do uso da música como recurso pedagógico na educação infantil. REFAF. 2012; 2(2). 5. Ramin CSA, Cesarino CB, Ribeiro RCHM, Brandão VZ. A música como elemento facilitador na interação docente-aluno. Simp. Bras. Comun. Enferm. 2002. Descritores: Enfermagem; Música; Aprendizagem. |