Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 183

Roda de Conversa


183

ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO OPORTUNIDADE INTERDISCIPLINAR NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores:
Cassiana Mendes Bertoncello Fontes (Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP) ; Maria Helena Borgato (Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP) ; Milena Raquel Tácito (Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP) ; Denise de Cássia Moreira Zornoff (Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP) ; Ana Sílvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira (Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP)

Resumo:
Introdução: As iniciativas que a universidade pública oferece sobre atividades de extensão são oportunidades aos alunos, professores e colaboradores para o desenvolvimento de experiência multiprofissional, principalmente na área da saúde humana. O Curso de Graduação de enfermagem da UNESP de Botucatu possui projetos de extensão em várias sub-áreas e que contemplam cenários extra- muros. Objetivo: descrever as atividades de extensão sobre Humanização Hospitalar por alunos, professores e colaboradores composta por equipe multiprofissional. Metodologia: as atividades são organizadas em cronograma anual, realizadas uma vez por mês em uma instituição hospitalar com 50 leitos em município do interior paulista, à 100 Km de Botucatu. A logística do transporte é realizada pela instituição; o recursos didáticos e pedagógicos são baseados em metodologias ativas como Oficina de Planejamento Estratégico Situacional; elaboração de aulas expositivas e dialogadas; rodas de conversa; Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); utilização de tecnologias em laboratório de informática no Núcleo de Ensino a Distância. Resultados e Discussão: a criação de material Audio-visual, a elaboração de texto científico para publicação, a apresentação desses conteúdos em eventos científicos e as atividades de extensão propriamente ditas são ações complementares na formação do aluno. Todas as atividades são realizadas sob orientação do coordenador do projeto; as atividades no laboratório de informática proporcionam o compartilhamento dos saberes a partir dos pressupostos metodológicos, teóricos e de tecnologias. Conclusão: as atividades de extensão colaboram com a transformação do senso comum em científico, com significado e representatividade do trabalho interdisciplinar que o futuro enfermeiro exercerá. Descritores: equipe interdisciplinar de saúde; ensino; aprendizagem Referências OLIVEIRA E.R.A. et al. Interdisciplinaridade, trabalho em equipe e multiprofissionalismo: concepções dos acadêmicos de enfermagem. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, v.13, n.4, p. 28-34, 2011. Bernardino E, Oliveira E, Ciampone MHT. Preparando enfermeiros para o SUS: o desafio das escolas formadoras. Rev Bras Enferm. 2006; 59(1):36-40. Arone EM, Cunha ICKO. Tecnologia e humanização: desafios gerenciados pelo enfermeiro em prol da integralidade da assistência. Rev Bras Enferm. 2007; 60(6):721-3. *Enfermeira, Professor Assistente Doutor do Curso de Graduação de Enfermagem do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu- UNESP- SP. cmbf@fmb.unesp.br **Aluna do 3º ano de Graduação de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu- UNESP; Bolsista de Extensão da PROEX-UNESP. *** Coordenadora do Núcleo de Educação à Distância e Tecnologias da Informação em Saúde da Faculdade de Medicina de Botucatu- UNESP-SP. **** Vice-coordenadora do Núcleo de Educação à Distância e Tecnologias da Informação em Saúde