Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 512

Comunicação coordenada


512

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO ESTRATEGIA EDUCATIVA PARA A GRADUAÇÃO EM ENFEMAGEM

Autores:
Miriam Fernanda Sanches Alarcon (UENP) ; Ricardo Shoiti Komatsu (FAMEMA) ; Maria José Quina Galdino (UENP) ; Julia Trevisan Martins (UEL) ; Kelly Holanda Prezotto (UEL)

Resumo:
Introdução: A formação do enfermeiro precisa ser adequada à nova realidade dos sistemas de saúde, por isso, a implantação de novas metodologias é essencial para melhorar a qualidade do ensino, formando egressos críticos e reflexivos, como preconizam as Diretrizes. Nesse sentido, o método Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP é uma estratégia didática que prepara o estudante para a prática profissional, diferente do método convencional, que valoriza a prática de memorização. Objetivos: Revelar a percepção de graduandos sobre o método de aprendizagem baseada em problemas.Descrição Metodológica: Estudo qualitativo realizado com 16 graduandos de enfermagem de uma universidade pública da Região Sul do Brasil. Os dados foram coletados por entrevistas individuais e submetidos à Análise de Conteúdo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade de Medicina de Marília, conforme parecer 176/2012.Resultados:Identificou-se quatro categorias: Despertando, absorvendo, pesquisando e trocando experiência; Facilitando o relacionamento interpessoal; Facilitando a relação teoria e prática e Falta de tempo para desenvolver o método. Conclusão: Os estudantes perceberam o método como uma estratégia importante e efetiva nos processos de ensino e aprendizagem. Contribuições/implicações: Propicia uma efetiva absorção dos temas, despertar para a pesquisa, facilitar o relacionamento interpessoal e a relação entre teoria e prática, mas o tempo foi um fator limitante. Embora os objetivos do estudo tenham sido alcançados o mesmo apresentou limites por ter sido realizado somente com estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade e de apenas um período, impedindo a generalização dos achados. Assim sendo, recomenda-se, que outras pesquisas sejam realizadas sobre a temática. Descritores: Aprendizagem baseada em problemas; Educação em enfermagem; Educação superior. 1Enfermeira. Mestre em Ensino em Saúde. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes, Paraná, Brasil. E-mail: miriam.fernanda.alarcon@hotmail.com Médico. Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Medicina de Marília, Marília, São Paulo, Brasil. E-mail: komatsu@famema.com.br 3Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes, Paraná, Brasil. E-mail: mariagaldino@uenp.edu.br 4Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil. E-mail: jtmartins@uel.br 5Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes, Paraná, Brasil. E-mail: kelly.prezotto@uenp.edu.br Autor correspondente: Miriam Fernanda Sanches Alarcon Rua das Tulipas, 196, Jardim Panorama, CEP: 86300-000, Cornélio Procópio, PR, Brasil. Referências Marin MJS, Lima EFG, Paviotti AB, Matsuyama DT, Silva LK, Gonzalez C, Druzian S, Ilias M. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Rev. Bras. Educ. Med. 2010; 34(1):13-20. Applin H, Williams B, Day R.; Buro K. A comparasion of competencies between problem-based learning and non-problem-based graduate nurses. Nurse Educ Today.2011 feb;31(2):129-34 Schmidt HG, Rotgans JI, Yew EHJ. The process of problem-based learning: what works? and why? Med Educ. 2011;45(8):792-806. Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2011. Komatsu RS, Zanolli MB, Lima VV. Aprendizagem baseada em problemas. In: Marcondes E, Lima GE, coordenadores. Educação médica. São Paulo: Sarvier; 1998. p. 223-37.