Roda de Conversa
263 | PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: relato de experiência. | Autores: Isis da Silva Galindo (Universidade Federal Fluminense) ; Rodrigo Massaroli (Universidade Federal Fluminense) ; Daniele Delacanal Lazzari (Universidade Federal Fluminense) |
Resumo: Introdução: A educação visa o desenvolvimento pleno do indivíduo, preparando-o para exercer a cidadania e qualificando-o para o trabalho. O processo ensino aprendizagem é algo complexo e objeto de muitos estudos, uma vez que somente as concepções tradicionais não são mais suficientes para atender as demandas atuais, exigindo mudanças não apenas no perfil docente e discente, mas também na própria universidade e sua organização. Neste cenário, há que e considerar ainda, as exigências relativas à internacionalização que demandam das universidades inserção em outros cenários mundiais e comprometimento com ensino inovador que desperte no aluno o desejo em aprender. É também necessário refletir a respeito da forma como que se aprende. Os seres humanos são singulares e possuem características próprias que os definem, é preciso que se reconheça que em uma sala de aula, cada indivíduo apreende de forma diferente e isso precisa ser considerado. Para Howard Gardner as inteligências musical, linguística, lógico-matemática, interpessoal, intrapessoal, cinestésico-corporal, espacial e naturalista são competências intelectuais humanas relativamente autônomas em que a aprendizagem não acontece por meio de questionamentos, respostas e resultados, mas ocorre por meio de situações vivenciadas, a resolução de problemas, e também com a criação de estratégias que irão contribuir no aprendizado. Metodologias ativas não são apenas estratégias inovadoras, mas demandam postura diferenciada por parte do professor para desenvolver ações que incentivem aos alunos na construção de conhecimentos. As metodologias ativas são ações educativas que estimulam o processo de ensino-aprendizagem crítico-reflexivo, permitindo que o aluno seja o protagonista do seu saber. Além disso as metodologias ativas são consideradas um modelo de formação profissional, referente aos princípios do modelo da política de saúde atual, encontram-se embasadas na pedagogia crítica, muito úteis na construção do saber autônomo. Contudo as metodologias ativas não são absolutas e não devem ser consideradas um método único. Objetivo: Promover a discussão e reflexão acerca dos aspectos teóricos e metodológicos do processo de ensino e aprendizado baseado nos tipos de aprendizagem, singularidade do sujeito e a utilização de metodologias ativas como facilitadoras do aprendizado. Descrição Metodológica: Trata-se de um relato de experiência da realização do seminário "O processo de ensino-aprendizagem e o uso de metodologias ativas" mediado por uma mestranda e um doutorando sob a orientação de uma das professoras responsável pela disciplina eletiva do curso de mestrado "Formação e desenvolvimento profissional na saúde e na enfermagem" ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). A atividade foi realizada nas dependências da UFSC em junho de 2016 com a participação de cinco mestrandos. O seminário teve início com uma dinâmica de análise e interpretação de um certificado de calibração de bomba infusão, em que o objetivo dessa dinâmica foi trazer um "conhecimento novo" para demonstrar as potencialidades e dificuldades no aprendizado da temática apresentada. Em sequência, foi realizada um diálogo expositivo à cerca das metodologias ativas, seguida pela dinâmica, no qual os participantes realizavam um teste online que resultava no tipo de inteligência de cada participante, após o resultado dos testes, foi apresentada a teoria das inteligências múltiplas para contextualizar as características de cada inteligência. No encerramento foi realizada uma avaliação, e discussão final. Resultados: Em relação dinâmica de análise e interpretação de um certificado de calibração de bomba infusão, apesar de todos os enfermeiros já terem manipulado uma bomba de infusão, a técnica de calibração, foi considerada pelo grupo como um conhecimento novo, e os mesmos referiram como facilitador no processo de entendimento do funcionamento e calibração, que a demonstração fosse realizada em uma bomba real. A partir da exposição dialogada sobre as metodologias ativas, surgiram muitos questionamentos, em relação ao uso e mal uso desse método, e a total substituição do método tradicional pelas metodologias ativas. Houve a realização do teste online das inteligências múltiplas por todos os participantes, com o objetivo de discutir a singularidade do sujeito em suas mais diferentes formas de aprender, foram obtidos resultados variados, entre eles a Inteligência musical, interpessoal e corporal cenestésica, em que os participantes confirmaram algumas das características apresentadas por eles pertencentes a esses tipos de inteligência. Gerando uma discussão sobre essa temática, o grupo chegou à conclusão de que o docente precisa levar em consideração os diferentes tipos de inteligência, que as mesmas influenciam diretamente no aprendizado, e isso só será possível quando o professor conhece seus alunos. Também foi discutido sobre os aspectos punitivos das avaliações, e como as provas tradicionais, atuam como um "crivo" impedindo aos alunos que são mal sucedidos nesses tipos de teste, a evolução acadêmica, fazendo com que esse seja desestimulado a permanecer nas instituições de ensino. Conclusão: A possibilidade de trazer essa temática foi de grande relevância para o ensino da enfermagem, devido ao grande número de disciplinas existentes em seus currículos em que a ministração das aulas merece uma reformulação, as metodologias ativas são atualmente uma forma de repensar os métodos de ensino, porém as mesmas não devem ser a única forma de transmissão de conhecimento, e não devem excluir o ensino tradicional, e sim complementá-lo. Outro ponto importante é a compreensão de que os alunos são participantes ativos do processo de aprendizagem e o professor atua como um condutor ou facilitador, considerando os alunos como diferentes uns dos outros, requerendo do professor, os seguintes questionamentos: "quem é seu aluno? " "Quais são suas dificuldades? " "Como ele aprende? " Essa abordagem pode auxiliar ao professor na escolha do método, na condução das aulas e nas avaliações. Contribuições para a Enfermagem: Foi possível realizar discussões pertinentes sobre o tema vinculando com o ensino da enfermagem, destaca-se a discussão como provocador de mudanças nos métodos pedagógicos, acerca da importância de se conhecer os alunos e trabalhar sob suas dificuldades no entendimento de algumas disciplinas, e o uso de metodologias ativas como auxílio, facilitador nas salas de aula, e a modificação nos processos de avaliação. Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso 20 maio de 2016. WATERKEMPER, R; PRADO, M L. Estratégias de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem. Avances en enfermeira. v. Xxix n.° 2, 2011. CARVALHO, A. C. O. et al Teacher planning: report on methods of assets used in nursing education. Rev enferm UFPE (on line), Recife, v. 10(4): p.1332-8, 2016. MARIN, M. J. S. et al Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas. Interface. v.14 n.33, Botucatu, 2010. Descritores: Metodologia, ensino, enfermagem |