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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 381

Comunicação coordenada


381

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS: UMA PRÁTICA DE INTEGRAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores:
Leticia Antonio Costa (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Arminda R. Pádua Del Corona (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Margarete Knoch Mendonça (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Kassandhra Pereira Zolin (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

Resumo:
Introdução: As transformações sociais do mundo contemporâneo determinaram que as áreas da saúde e da educação estabelecessem uma formação de enfermeiros críticos e reflexivos nas tomadas de decisões clínicas e de gestão, com vistas à melhoria na qualidade dos cuidados em saúde. Compreende-se por pensamento crítico o raciocínio consubstanciado, deliberado e focalizado nas demandas do paciente, família e comunidade. Este processo deve acontecer de forma intencional e de julgamento, no qual o profissional deverá mobilizar as evidências, os contextos e principalmente as conceitualizações, os métodos e os critérios éticos e científicos. Para isto, torna-se necessário a utilização de referenciais teóricos e estratégias de ensino-aprendizagem que facilitam a construção e organização do conhecimento na formação acadêmica. Neste sentido, o desenho curricular adotado no Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (1), em vigência desde 2009, tem como premissas fundamentais: 1. o aprender a aprender, que significa dizer que, como sujeito do processo de ensino-aprendizagem, o estudante é um agente capaz de buscar elementos que possibilitam ampliar, aprofundar e produzir conhecimentos e significados; 2. aprender a fazer fazendo, implicando na articulação entre a teoria e a prática na dinâmica da ação-reflexão-ação; 3.integração entre os ciclos básico e clínico, entre conteúdos e áreas temáticas, entre ensino e serviço, pressupondo o papel ativo dos atores envolvidos no processo (2). Este desenho curricular conduziu a uma organização integrada das áreas de conhecimento e constituída em seis eixos estruturantes: 1) grupos tutoriais; 2) conferências; 3) práticas interdisciplinares; 4) estudo individual; 5) prática curricular obrigatória e, 6) atividades complementares. Assim, o curso possui uma orientação didático-pedagógica ancorada nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que utiliza várias estratégias e técnicas de ensino adequadas aos objetivos de cada eixo. O eixo grupo tutorial é orientado e organizado pela aprendizagem baseada em problemas - ABP, com base em vários referenciais teóricos, entre os quais, a Aprendizagem Significativa - AS fundamentada na teoria de Ausubel e elaboração Mapas Conceituais para discussão e resolução dos problemas. A prática de construção de Mapas Conceituais nos grupos tutoriais tem se mostrado como uma ferramenta facilitadora na exposição de conceitos prévios dos acadêmicos, bem como na identificação de significados para os novos conceitos. Objetivo: Expor a experiência da participação de graduandos de enfermagem de séries mais avançadas na integração com os calouros quanto à compreensão da AS e a construção de Mapas Conceituais na ABP. Descrição Metodológica: Trata-se de um estudo descritivo tipo relato de experiência. Os dados deste estudo resultam da experiência iniciada em um projeto institucional de ensino de nivelamento cuja temática foi a leitura e a escrita, realizado em 2011 com vistas a melhorar o desempenho na aprendizagem dos acadêmicos. Atendendo aos critérios deste projeto, o mesmo foi realizado com a participação de acadêmicos que apresentaram desempenho relevante na escrita e leitura, e demonstraram também uma compreensão mais ampla do método ABP e a importância e a finalidade dos Mapas Conceituais na resolução dos problemas que norteiam o ensino. Assim, após as observações e as implicações positivas desta atividade pelos docentes e discentes envolvidos, adotou-se a mesma como uma atividade curricular no Módulo Práticas Interdisciplinares do Curso de Graduação de Enfermagem/CCBS da UFMS. Neste contexto, a prática de ensino sobre AS e Mapas Conceituais vem sendo realizada desde 2012. Resultados: Esta prática de ensino desenvolvida por acadêmicos veteranos com os ingressantes e acompanhada por docentes do 1º semestre do Curso de Enfermagem ocorre da seguinte forma: 1º Momento - Diálogos sobre Ausubel e Mapas Conceituais, que consiste em historiar e fundamentar a teoria de AS e a construção dos Mapas Conceituais, por meio de duas exposições dialogadas, sendo a primeira sobre a Teoria da AS de Ausubel e a segunda, sobre os Mapas Conceituais como representação da estrutura conceitual dos conteúdos, sua finalidade, aplicação na AS e clarificação em relação aos passos de construção dos mapas (3, 4). 2º Momento - Exercício de grupo tutorial simulado, no qual os acadêmicos veteranos coordenam uma atividade simulada de tutoria em pequenos grupos, utilizando um problema hipotético cuja temática é Metodologias Ativas e AS, seguida da construção do mapa em cartolina e tarjas de papel colorido com os conceitos extraídos da discussão do grupo. 3º Momento - Software CMapTools®, como uma ferramenta facilitadora e organizadora na construção de Mapas Conceituais. Esta etapa é realizada no Laboratório de Informática para apresentar aos acadêmicos ingressantes o acesso gratuito ao Software CMapTools® e respectivos recursos para a construção de Mapas Conceituais no ambiente virtual. Conclusão: A troca de experiências entre os veteranos e os ingressantes permite aos alunos fazerem questionamentos e verbalizarem suas dúvidas. Além disso, a presença de discentes demonstra na prática o que é ser um aluno crítico, reflexivo e capaz de tomar decisões e solucionar problemas, principal característica da metodologia de ensino aprendizagem adotada pelo Curso de Graduação de Enfermagem/CCBS da UFMS. Desse modo, a interação de um discente mais experiente orientando e auxiliando o recém chegado torna-se um exemplo a ser seguido, pois o calouro vê no veterano uma possibilidade para no futuro também realizar atividades na construção do conhecimento, durante a graduação. Salienta-se que há também um grande aprendizado pelas acadêmicas veteranas, pois ao observarem as dificuldades do ingressante, estas conseguem relembrar as próprias dificuldades, desenvolvendo habilidades para lidar com o processo de aprendizagem do outro. Assim, suas próprias práticas são revistas, e as maneiras em que podem adaptá-las para ajudar os novos acadêmicos em sua aprendizagem. Implicações para Enfermagem: Os Mapas Conceituais são uma estratégia de suporte aos métodos ativos de ensino-aprendizagem, que os enfermeiros poderão utilizar em vários cenários de educação em enfermagem e saúde com vistas à construção do conhecimento por meio da compreensão e associação dos conceitos. Outra contribuição é na resolução de problemas reais na assistência, na gestão da assistência ou no serviço de saúde, pois propicia o levantamento de hipóteses, objetivos ou intervenções necessárias aos problemas em discussão na perspectiva da interdisciplinaridade. Referências: 1. UFMS. Resolução 263 de 24 de outubro de 2011. Dispõe sobre o Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem. Boletim de Serviço da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 25 de nov. 2011. nº 5177, p.114-131 2. Mitre, SM, Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, 2009 3. Moreira, MA. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Instituto de Física - UFRGS, Porto Alegre, 1997. 4. Tavares, R. Construindo mapas conceituais. Ciências & Cognição, v.12: 72-85. 2007 Descritores: Enfermagem. Educação em Enfermagem. Formação de Conceito.