Roda de Conversa
243 | AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO EM SAÚDE | Autores: Leticia Lopes Dorneles (Escola de Enfermagem da USP Ribeirão Preto) ; Vivian do Prado Martins (Escola de Enfermagem da USP Ribeirão Preto) ; Caroline Silva Morelato Coloni (Escola de Enfermagem da USP Ribeirão Preto) ; Fernanda do Santos Nogueira de Goes (Escola de Enfermagem da USP Ribeirão Preto) ; Rosangela Andrade Aukar de Camargo (Escola de Enfermagem da USP Ribeirão Preto) |
Resumo: Introdução: A educação permanente em saúde (EPS) faz uso das metodologias ativas de aprendizagem com estratégias de ensino contextualizadas e participativas com finalidade de facilitar a construção do saber e o aprendizado mútuo1,2. Objetivos: relatar a experiência da ministração de uma palestra sobre as metodologias ativas na Educação Permanente em Saúde para a Integralidade do Cuidado em Saúde. Descrição metodológica: Trata-se de um relato de experiência. A palestra teve como público alvo o corpo gerencial e profissionais de saúde do CAIS de Santa Rita do Passa Quatro, teve a duração de 3horas e contou com 50 participantes. Resultados: a atividade foi dividida em quatro momentos e teve o intuito de desenvolver habilidades sobre metodologias ativas, para posterior implantação da EPS no estabelecimento de saúde. No primeiro momento houve uma dinâmica de apresentação, afim de que todos se conhecessem e interagissem. No segundo momento, houve uma exposição dialogada sobre contexto histórico da educação brasileira e conceitos/aplicação das metodologias ativas de ensino. No terceiro momento os participantes foram divididos em 6 grupos e cada grupo construiu um cartaz utilizando imagens de revistas para representar a relação existente entre "metodologia ativa", "EPS" e "integralidade do cuidado" em saúde, elaborando uma questão sobre o tema. No quarto momento cada grupo apresentou seu cartaz e sua pergunta, em seguida a mediadora da atividade, em conjunto com o grupo, levantou possíveis soluções para as perguntas. Conclusão: a atividade possibilitou discussões e reflexões sobre a aplicação das metodologias ativas no processo de EPS e suas contribuições para a produção do conhecimento e integralidade do cuidado. Contribuições para a Enfermagem: acreditamos que os participantes, em especial os enfermeiros, conseguirão articular as metodologias ativas nas atividades de EPS tornando os processos de ensino-aprendizagem mais crítico-reflexivos, promovendo mudança de comportamentos e práticas profissionais. Descritores: Educação Permanente, Ensino, Integralidade em Saúde. Eixo 2 - A formação em Enfermagem: da política à prática profissional Área Temática: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem Referências Lopes SRS, Piovesan ETDA, Melo LDO, Pereira, MF. Potencialidades da educação permanente para a transformação das práticas de saúde. Comun. ciênc. saúde, 2007; 18(2), 147-155. Batista KBC, Gonçalves OSJ. Formação dos profissionais de saúde para o SUS: significado e cuidado. Saúde e Sociedade. 2011; 20(4), 884-899. |