Comunicação coordenada
541 | METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: MAPEAMENTO DAS ESTRATÉGIAS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM | Autores: Fabio Jose de Almeida Guilherme (Universidade UNIGRANRIO) ; Rodrigo Francisco de Jesus (Universidade UNIGRANRIO) ; Silvia Cristina de Carvalho (Universidade UNIGRANRIO) ; Maria de Fatima Nascimento do Amaral (Universidade UNIGRANRIO) |
Resumo: Introdução: Para que o estudante se aproprie do conhecimento, o professor é desafiado nos dias atuais a estudar, selecionar, organizar e propor as melhores ferramentas facilitadoras1. O professor atua como facilitador ou orientador para que o estudante realize pesquisas e consiga decidir e refletir na busca pelo alcance dos objetivos propostos. As Metodologias Ativas(MA) se baseiam nas formas de se desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando solucionar desafios advindos das atividades essenciais da prática social em diversos contextos2. Em uma Universidade privada no Estado do Rio de Janeiro, as metodologias ativas de ensino se enquadram dentro dos pilares institucionais e o curso de graduação em enfermagem da referida Universidade desenvolve estratégias junto ao corpo docente e discente, na perspectiva da ruptura do paradigma da sala de aula tradicional e na busca pela formação de profissionais comprometidos com o trabalho colaborativo e interprofissional3. Desde o ano de 2012, a instituição vem desenvolvendo atividades onde o tema central são as Metodologias Ativas de Ensino, ao proporcionar cursos, oficinas, workshops, eventos científicos, além de estimular a participação docente em eventos externos que abordem essa temática, além do incentivo à pesquisa através da concessão de Bolsas de Iniciação Cientifica à cerca da temática. No segundo semestre de 2014 inaugurou seu Centro de Simulação Realística, bem como a modernização dos laboratórios de prática e habilidades de Enfermagem e dos laboratórios de Morfofisiologia. Objetivos: Identificar as estratégias descritas por docentes nos planos de ensino das disciplinas de um curso de Enfermagem na perspectiva das Metodologias Ativas de Ensino. Descrição Metodológica: Estudo de metodologia qualitativa descritiva através da análise documental realizada pelo Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Enfermagem dos Planos de Ensino das disciplinas com abordagem teórica, realizado no segundo semestre de 2015. Este período foi importante, haja visto que houve, anteriormente, capacitações junto ao corpo docente sobre metodologias ativas de ensino e o estímulo para que eles aplicassem em suas disciplinas. Utilizou-se um instrumento para o mapeamento das estratégias utilizadas, onde foi descrito a disciplina e o tipo de metodologia ativa de aprendizagem descrita pelo docente. Resultados: Identificamos, através da avaliação dos Planos de Ensino, que 100% das disciplinas teóricas do curso de Enfermagem utilizam, ao menos, 01 (uma) metodologia ativa na aprendizagem. A seguir, listamos as MA utilizadas: Projeto, Método do Caso, Problematização, Mapa Conceitual, Simulação Realística, Simulação de Baixa Fidelidade, Estudo do Meio, Atividade Lúdica, Pergunta Circular, Flash Card/Quis, Tempestade de Ideias, Roda de Conversa, Discussão em Grupo. As MA foram empregadas no processo de desenvolvimento teórico, bem como no processo de avaliação. Conclusão: Em seu Projeto Pedagógico, o Curso de Enfermagem se propõe a trabalhar com diversidades de atividades, com o intuito de proporcionar uma visão enriquecida do cotidiano de trabalho do Enfermeiro e equipe de Saúde e também para que esta aprendizagem seja significativa e agregue valores à sua vida acadêmica e profissional. A incorporação das Metodologias Ativas vai ao encontro da concepção pedagógica do curso, e sua incorporação nas atividades de aula tem se dado à medida que os docentes se sentem mais seguros em sua execução e na mudança do paradigma de ensino baseado em competências. Neste cenário o processo de capacitação contínua se faz necessário, uma vez que a segurança e a intimidade com o(s) método(s) aplicado(s) pelo docente só ocorrerá após discussão entre os pares sobre sua execução, análise do processo desenvolvido e levantamento das dificuldades encontradas, possibilitando assim identificar estratégias para o enfrentamento das mesmas. Contribuições / Implicações para a Enfermagem: Ao adotarmos o ensino por competência, possibilitamos a formação de profissionais mais críticos e reflexivos, além de que as atividades em que são utilizadas metodologias ativas, aproxima-os da realidade do mundo do trabalho e das práticas em saúde. Referências: 1- Anastasiou, L. G. C., and L. A. Pessage. "Processo de ensinagem na universidade: estratégias de trabalho em sala de aula." Processo de ensinagem na universidade: estratégias de trabalho em sala de aula (2007). 2- Berbel, Neusi Aparecida Navas. "As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes." Semina: Ciências Sociais e Humanas 32.1 (2012): 25-40. 3- Peduzzi, Marina, et al. "Interprofessional education: training for healthcare professionals for teamwork focusing on users." Revista da Escola de Enfermagem da USP 47.4 (2013): 977-983. DeCs: Ensino, Educação Superior, Educação em Enfermagem. |