Prêmio
559 | ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM ATRAVÉS DE ATIVIDADE LÚDICA | Autores: Lirian Martiniuk Vieira (Hospital Municipal Pimentas Bomsucesso) ; Mirela Cristiane Baptista Montini (Hospital Municipal Pimentas Bomsucesso) ; Eliane Oliveira Ruvieri (Hospital Municipal Pimentas Bomsucesso) |
Resumo: Introdução: Os métodos estratégicos de ensino tem sido uma grande ferramenta para melhorar a performance dos profissionais de saúde frente aos protocolos, no âmbito da Segurança do Paciente. Utilizando-se da andragogia, que é a arte e a ciência de orientar adultos a aprender, é possível utilizar estratégias adequadas para favorecer a assimilação do conhecimento.1 O termo "Andragogia" origina-se das palavras gregas "andrós", que significa homem, e "gogos" que quer dizer educar, liderar, guiar, conduzir ou levar, ou seja, a Andragogia, em sentido lato, seria a "educação ou direção de adultos"2, sendo que o adulto é o foco principal das atividades educativas no que se refere à formação profissional e à educação permanente.1 Sendo assim, cada vez mais a educação em enfermagem não se restringe aos métodos tradicionais de ensino, mas sim tem avançado exponencialmente em propostas diferenciadas para aumentar o conhecimento das equipes. Nesse contexto, em que as estratégias de ensino vem evoluindo no âmbito da educação em saúde, diversos métodos vem sendo aplicado para os profissionais de enfermagem. Dentre eles as atividades lúdicas e interativas. Em busca por novas perspectivas de treinamentos que atraíssem os profissionais de enfermagem para a atualização profissional e a absorção de novos conhecimentos identificamos uma estratégia baseada no programa televisivo denominado Show do Milhão, anteriormente utilizada com êxito em um hospital escola do Estado Paraná. Decidimos utilizar esta estratégia por acreditar nos resultados outrora obtidos3. Os jogos lúdicos tem o poder de estimular o processo de aprendizado, motivando os profissionais para obtenção de um melhor resultado, pois possuem um caráter motivador e espontâneo, contribuindo para um aprendizado envolvente, descontraído e interativo, o que auxilia no processo de educação em enfermagem. Objetivo: Demonstrar que a utilização de práticas lúdicas nas ações de ensino aprendizagem propiciam uma participação mais intensa da equipe de enfermagem nos treinamentos, além de aumentar a adesão dos protocolos implantados na instituição. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência realizado em um Hospital Municipal da Cidade de Guarulhos, de médio porte, com cerca de 300 colaboradores de enfermagem, gerenciado pela Associação Paulista de Medicina- SPDM. Com o intuito de atingir o público alvo, foi utilizado um jogo de perguntas e respostas, fazendo alusão ao programa televisivo de entretenimento denominado "Show do Milhão", que ganhou repercussão na mídia brasileira na década passada, ganhando uma nova roupagem para que viabilizasse o treinamento da equipe de enfermagem, nesta versão passando a ser denominado "Show do Milhão de Prêmios". O evento foi realizado em maio de 2016, no anfiteatro da Instituição, onde foi utilizada uma retro projeção contendo as perguntas relacionadas aos Protocolos Institucionais tais como: Protocolo de Estreptococcus, Protocolo de Dor Torácica, Protocolo de AVE (Acidente Vascular Encefálico), Protocolo de Sepse, Score de MEWS (Modified Early Warning Score), Protocolo de Dor e Protocolo de Febre bem como os ROP´s (Requered Organizational Practice): Identificação do paciente, controle de eletrólitos e narcóticos, segurança no transporte, transferência segura e drogas de alto alerta. Cada pergunta possuía quatro alternativas, sendo que apenas uma era a alternativa correta. As perguntas eram respondidas por um profissional de enfermagem sorteado da platéia. Cada pergunta valia uma pontuação específica com gradual aumento partindo de 5000 até atingir "1 milhão". Os próprios colaboradores foram divididos em quatro frentes, as quais eram compostas por universitários, placas, platéia e jogador, sendo que todos eram da equipe de enfermagem. O grupo um era composto por enfermeiros e graduandos de enfermagem, os quais representavam os universitários, opinando verbalmente pela alternativa que julgava correta. O grupo dois era formado por auxiliares e técnicos de enfermagem, que levantavam placas com a alternativa que acreditavam responder a pergunta. O grupo três era composto pela platéia com a participação de todas as categorias de enfermagem. O jogador era sorteado dentre os participantes da plateia e jogava até chegar à "1 Milhão" ou ainda tinha a opção de pular a questão, e em última instância ele poderia parar, ficando com a pontuação do momento e concorria ao sorteio no final das rodadas. Salientando, que o cenário continha um pequeno palco e um jogo de luzes coloridas sobre o participante, num ambiente escurecido, além da utilização da mesma trilha sonora usada no programa, com o intuito de personalizar o treinamento fazendo alusão de forma bastante fidedigna ao programa televisivo. Ao término do evento foram sorteados prêmios dentre os jogadores com maiores pontuações. Resultados: A utilização da estratégia lúdica promoveu o sucesso do processo de ensino aprendizagem. Foi possível observar maior participação da equipe de enfermagem durante o evento quando comparado com outras técnicas de treinamento. A equipe demonstrou entusiasmo para aprender temas específicos de áreas diferentes de sua rotina, estimulando a busca de novos conhecimentos. Observou-se também relato de aprendizado de forma mais divertida e envolvente. Além de promover a interação entre as equipes, houve interesse por parte dos colaboradores de enfermagem na realização de eventos similares. Conclusão: A atividade lúdica permitiu a participação mais ativa da equipe de enfermagem de forma interativa e curiosa culminando assim para o processo de ensino aprendizagem de uma forma mais divertida, pois a platéia e os participantes efetivos vibravam com os erros e acertos. Observou-se um aumento na adesão dos protocolos supracitados evidenciados pelo envolvimento dos participantes e pela pesquisa de opinião aplicada após a realização do evento. Contribuições para a enfermagem: Através da aplicação do jogo observou-se que a metodologia de ensino adotada pode ser amplamente utilizada, por tratar-se de um método lúdico, sem a obrigatoriedade da aprendizagem, culminando no verdadeiro interesse e envolvimento da equipe nos protocolos institucionais. Referências: 1. Draganov PB, Friedländer MR, Sanna MC. Andragogia na saúde: estudo bibliométrico. Janhonem S. Esc. Anna Nery. Vol 15; n.1; Jul/dez 2011; 149-156. 2. Janhonen S. Andragogy as a didactic perspective in the attitudes of nurse instructor in Finland. Nurse Educ Today 1991; 33(8): 278-83. 3. de Mello, Bruna Luiza Dutra, et al. " Show do Milhão": uma estratégia pedagógica nas atividades de educação em enfermagem." Saúde Coletiva 8.52 (2011): 187-190.3. Oguisso, Taka. "A educação continuada como fator de mudanças: visão mundial." Nursing (São Paulo) 3.20 (2000): 22-9. Decs: Educação em enfermagem; Capacitação; Ensino; |