Roda de Conversa
294 | O mapa Conceitual como Enfoque Metodológico nos Programas de Residencia Multiprofissional em Saúde- UNESP- São Paulo -Brasil | Autores: Maria Helena Borgato (Unesp Botucatu) ; Cassiana Mendes Bertoncello Fontes (Unesp Botucatu) ; Denize de Cassia.moreira .zornoff (Unesp Botucatu) ; Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira (Unesp Botucatu) ; Silvia Justina Papini (Unesp Botucatu) |
Resumo: Introdução -No Brasil,pela portaria interministerial no 2118, 2005,ficou instituído parceria entre os Ministérios da Educação e Saúde para desenvolver programas que articulam bases epistemológicas da saúde e da educação superior, visando a formação de recursos humanos em saúde no contexto do Sistemas de Saúde .São consideradas Residência Multiprofissional em Saúde (RMP) ,programas que agregam três ou mais profissões tem como um de seus eixos estruturantes a integração entre as instituições de ensino e os serviços de saúde. Ainterdisciplinaridade, confere caráter inovador e desafio, pois visa a formação inter categorias inserida no mesmo campo de trabalho. Objetivos Discorrer sobre o mapa conceitual como enfoque metodológico para formação de profissionais de saúde em interdisciplinaridade .Metodologia- Reflexão sobre o mapa conceitua como enfoque metodológico para formação de profissionais de saúde Discussão- A necessidade de integração do conhecimento para os profissionais da área da saúde ,põe em cheque o modelo tradicional de ensino, dissociado da prática centrado na doença e não no cuidado do doente Os profissionais ingressam em modelo de organização do trabalho fragmentado, com separação entre concepção e execução das práticas Há necessidade de enfatizar a discussão acerca dos modelos participativos , cooperativos e com valorização de grupos de trabalho e responsabilidade compartilhada . O mapa conceitual foi desenvolvido como um instrumento para organizar o conhecimento e como uma maneira prática de representá-lo, criado por Joseph Novak e colaboradores a partir da teoria de David Ausubel --sobre aprendizagem significativa , implicando em compreensão com significado relevante e integrad no caso dos programas de RMP , entre o saber e o fazer em intersecção das várias profissões. Conclusão O Mapa conceitual oportuniza a construção do pensamento complexo, aberto ao diálogo frente aos vários domínios do saber ,de forma viável ,na prática dos serviços ? Gomes, Andréia Patrícia, Dias-Coelho, Udson Chandler, Cavalheiro, Priscila de Oliveira, & Siqueira-Batista, Rodrigo. (2011). O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, 35(2), 275- ? 282.https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000200018 ? Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. - Brasília : Ministério da Saúde, 2006. |