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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 209

Roda de Conversa


209

ENSINO DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: A EXPERIÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS

Autores:
Neila Santini de Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Ethel Bastos da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)

Resumo:
Introdução: A Lei das Diretrizes e Bases da Educação e a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais marcaram o inicio de mudanças curriculares nos cursos da saúde. O governo apoiou com incentivo financeiro com o PROMED e PRÓ-Saúde. Houve um movimento de transformação no ensino superior, que fomentou a ampliação das discussões universitárias sobre a formação dos profissionais de saúde na atualidade com perfil autônomo e reflexivo, capaz de assegurar a construção do modelo de atenção à saúde, a produção de novos conhecimentos e à prestação de serviços de qualidade voltados para as necessidades de saúde da população com resolutividade. Reflexões conceituais e metodológicas podem direcionar a mudança no processo de formação de profissionais de saúde, podendo apontar estratégias para a implantação de novas propostas pedagógicas, tendo como base o desafio da implantação das diretrizes curriculares1. Duas propostas inovadoras no ensino são a Metodologia da Problematização2 e Aprendizagem Baseada em Problemas, nestas o ensino e a aprendizagem ocorrem a partir da identificação de problemas extraídos da realidade por meio da observação de estudantes e professores/educadores. Na Aprendizagem Baseada em Problemas, os problemas de ensino são elaborados por uma equipe de especialistas para atingir todos os conhecimentos essenciais do currículo, já na Metodologia da problematização o problema parte do contexto em que se vai estudar e ocorre de forma compartilhada e em uma relação horizontal entre professores/educadores e estudantes. Estes exemplos metodológicos são alternativas inspiradoras de um ensino que ultrapassa a abordagem tradicional centrada no professor. Entre as várias estratégias de ensino-aprendizagem de cursos de graduação em enfermagem, pesquisa mostra 29 diferentes estratégias implementadas e as quatro mais utilizadas são a simulação, programas on-line, aprendizagem baseada em problemas - PBL e Estudo de Caso3. Destaca-se que, estas buscam uma participação mais ativa do estudante e o pensamento crítico4. Com objetivo de experenciar a metodologia da aprendizagem baseada em problemas, professoras/docentes da disciplina do 7º semestre, denominada Enfermagem no cuidado à saúde da criança e do adolescente da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões-RS, propuseram aos 22 estudantes da turma uma abordagem pedagógica diferente das usuais durante o semestre de 2016/01. Objetivos: Relatar a experiência docente na implantação de metodologias ativas no ensino de enfermagem na área pediátrica. Descrição metodológica: Para desenvolver o plano de ensino foi utilizada a estratégia do seminário sobre as etapas do desenvolvimento infantil e a aprendizagem baseada em problemas (PBL) em sessões de tutoria, durante o período da carga horária teórica de 105 horas. Foram trabalhadas quatro situações problemas, que abordaram o cuidado de enfermagem à criança, ao adolescente e família. Os contextos de cuidado abordaram o nascimento, o cenário da atenção básica, o período perioperatório e o cuidado em situações de internação hospitalar que envolvia situações de urgência/emergência. As situações problema foram construídas pelas docentes da disciplina, com base na realidade local dos serviços de saúde, utilizando o referencial construtivista. Para a abordagem de cada situação problema foram utilizados três momentos, onde o primeiro era destinado para o levantamento de problemas, formulação de explicações e construção da questão de aprendizagem, após intenso debate grupal, onde cada estudante trazia seus conhecimentos prévios sobre os temas e seus vividos. O segundo momento era destinado à teorização e busca de novas informações, onde o aprofundamento teórico individual ou grupal se dava a partir dos temas elencados na questão de aprendizagem que era construída coletivamente. O terceiro momento era destinado à construção de novos significados, debate grupal das leituras e estudos desenvolvidos. Na carga horária de aulas práticas correspondentes a 75 horas da disciplina, foram proporcionadas as vivências nos serviços de saúde da atenção básica e em unidade de internação hospitalar para a construção de estudos de caso e relatos de prática, potencializando a aprendizagem significativa e a atitude favorável para aprender. A avaliação se deu de maneira processual, durante cada ciclo de aprendizagem e por meio da construção do portfólio. Resultados: A utilização das situações-problema no ensino aprendizagem motivou a postura pró-ativa dos estudantes, permitindo a construção do conhecimento por meio de uma postura solidária grupal, respeitosa e comprometida, possibilitando a liberdade de expressão individual, a socialização do conhecimento, com base em um contrato de trabalho que visava nortear a participação e a avaliação do estudante durante todo o processo. Os momentos de aprendizagem, tanto individuais ou em grupo, fomentaram espaços de reflexão e exercício da capacidade crítica. A partir de suas próprias trajetórias de vida, da troca de experiências e do estranhamento do cotidiano, foi possível ativar o processo de mudança na formação. Nesta proposta de metodologia de ensino é possível constatar que a pedagogia libertadora e construtivista pode produzir melhores resultados que as demais correntes pedagógicas existentes. Foi potencializada a participação ativa do estudante no processo de aprendizagem, propiciando o desenvolvimento contínuo das suas habilidades humanas. Além disso, promoveu-se a valorização do saber do estudante, auxiliando na transformação de sua realidade e de si mesmo. Estes resultados convergem para a construção de uma sociedade mais democrática, que visa o desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos e coletividade. O processo de aprendizagem dos estudantes se deu a partir do enfrentamento dos próprios limites, da produção de desconfortos e incômodos individuais e coletivos, que os mobilizaram para a busca e abertura para o novo. O grupo foi estimulado para momentos de desejo e encantamento pela aprendizagem. Conclusão: Apesar da resistência inicial, pelo desconhecimento da metodologia, a proposta foi bem aceita pela turma de estudantes do curso de enfermagem, motivando o grupo de docentes do curso para novas metodologias de aprendizagem e capacitação pedagógica para a ativação de mudança na formação em saúde. Contribuições e implicações para a enfermagem: Este trabalho aponta para a necessidade de atualização e formação do enfermeiro para ser docente na área da enfermagem e saúde, levando em consideração seus pressupostos e conhecimentos pedagógicos para um ensino de qualidade, diante das contínuas exigências nos aspectos do cuidado, educacionais e político-gerenciais.