Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 442

Roda de Conversa


442

CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Denize Gomes Pinto (Faculdade Pan-Amazônica) ; Antonio Sergio Ferreira de Lima (Faculdade Pan-Amazônica) ; Elisa da Silva Feitosa (Faculdade Pan-Amazônica e Faculdade Pan-Amazônica) ; Samantha Pereira Caldas (Universidade do Estado do Pará) ; Ivonete Vieeira Pereira Peixoto (Universidade do Estado do Pará)

Resumo:
INTRODUÇÃO: As metodologias ativas de aprendizagem são práticas pedagógicas inovadoras que visam estimular processos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivos, promovendo a contextualização dos conteúdos e autonomia dos discentes na busca por conhecimento1. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada do curso sobre metodologias ativas de aprendizagem. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Trata-se de um relato de experiência que descreve a vivência do curso de "Metodologias ativas de aprendizagem" promovido pelo Programa de Capacitação "Pro-Saúde III" da Universidade do Estado do Pará, realizado entre 04 e 15 de julho de 2016, nas dependências da referida universidade. RESULTADOS: O supracitado curso teve um grupo heterogêneo de participantes, cerca de 20 pessoas, entre graduandos, mestrandas, doutoras, docentes e preceptoras de diversos cursos da saúde. O curso foi dividido em cinco módulos que versavam sobre as seguintes metodologias ativas: metodologia da problematização, aprendizagem baseada em equipes, aprendizagem baseada em pares e aprendizagem baseada em projetos. Para cada módulo/metodológico apresentado as Professoras/Facilitadoras do curso utilizavam estratégias didáticas que visavam o "aprender fazendo", através da interação do grupo e participação ativa de todos, possibilitando a troca de experiências e um grande aproveitamento dos conteúdos. CONCLUSÃO: A participação no curso permitiu maior proximidade à temática das Metodologias Ativas de Aprendizagem e também salientou a importância dessas metodologias na formação de profissionais da saúde críticos, proativos e resolutivos. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O fomento de discussões acerca das Metodologias Ativas na formação de profissionais da saúde, em especial o Enfermeiro, pode contribuir para a utilização de estratégias de ensino-aprendizagem que propiciem a construção de conhecimentos e habilidades contextualizadas com a realidade dos serviços de saúde. REFERÊNCIAS: 1.Sobral FR, Campos CJG. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev Esc Enferm USP. 2012; 46(1):208-18. Descritores: Educação em Enfermagem; Aprendizagem baseada em problemas.