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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 379

Roda de Conversa


379

ESTUDO DIRIGIDO COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE CENÁRIOS EM SIMULAÇÃO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores:
Julia Peres Pinto (UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI E CENTRO UNIVERSITARIO SÃO CAMILO) ; Rita de Cássia Silva Vieira Janicas (UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI)

Resumo:
Introdução: O estudo dirigido (ED) e a simulação realística em laboratórios têm sido aplicadas como estratégias de ensino e aprendizado a fim de estimular a participação ativa do estudante na aquisição de conhecimento e torná-lo independente do professor. Objetivo: Relatar a experiência da utilização do ED como estratégia complementar para desenvolvimento de cenários em simulação na graduação em enfermagem. Método: A estratégia é realizada em uma unidade curricular que inclui o conteúdo de saúde materno infantil no 5o semestre do curso de graduação em enfermagem de uma universidade privada do município de São Paulo. Resultado: De acordo com o plano de aula, os estudantes são orientados a realizar, individualmente, o ED que será discutido e entregue no dia da sua participação nos cenários em laboratório. Os ED tratam de temáticas que atendem aos objetivos de aprendizado e são compostos por casos com questões a serem pesquisadas, bem como, por conteúdos abordados em semestres anteriores que deverão ser resgatados. Antes da ativação do cenário, o docente media a exposição dos estudantes referente ao conteúdo agregado pelo ED e incentiva a interação de todos na construção do conhecimento. Durante o cenário, os estudantes terão oportunidade de realizar a assistência de enfermagem, aplicando o conhecimento estudado no ED e refletindo acerca do seu aprendizado diante de uma situação controlada e elaborada para desenvolver novas competências profissionais. Conclusão: No processo de ensino-aprendizagem centrado no estudante, este é estimulado a tornar-se autônomo e o docente tem a possibilidade de interagir de maneira individualizada com cada um deles, conhecendo e estimulando suas diferentes potencialidades e habilidades. Contribuições: o estudo dirigido realizado pelo estudante de enfermagem, anteriormente à simulação, contribui para sua participação e avaliação frente a realização do cenário e desempenho na atividade. Referências 1. Okane ESH, Takahashi RT. O estudo dirigido como estratégia de ensino na educação profissional em enfermagem. Rev Esc Enferm USP 2006; 40(2):160-9. Acessado 11/07/2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v40n2/02.pdf. 2. TEIXEIRA INDO, FELIX JVC. Simulação como estratégia de ensino em enfermagem: revisão de literatura. Interface - Comunic., Saude, Educ., 2011; 15(39):1173-83. Acessado em 11/07/2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v15n39/aop3011.pdf. 3. Valadares AF, Magro MC. Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar. Acta Paul Enferm. 2014; 27(2):138-43. Acessado em 11/07/2016. Disponivel em http://www.scielo.br/pdf/ape/v27n2/0103-2100-ape-27-02-0138.pdf. Descritores: Ensino. Simulação. Aprendizagem.