Comunicação coordenada
344 | PORTFÓLIO REFLEXIVO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM NO CUIDADO À CRIANÇA HOSPITALIZADA. | Autores: Fernanda Paula Cerântola Siqueira (Faculdade de Medicina de Marília-Famema) ; Cássia Galli Hamamoto (Faculdade de Medicina de Marília-Famema) |
Resumo: Introdução: O Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) desenvolve um currículo integrado, orientado por competência na abordagem dialógica, que favorece a articulação entre prática-teoria, academia-serviço-comunidade. Utiliza metodologias ativas de ensino que favorecem a aprendizagem significativa. A 3ª série do Curso de Enfermagem está organizada em Unidade de Prática Profissional 3-UPP3: Cuidado ao Indivíduo Hospitalizado, Unidade Educacional Eletiva, onde também inicia-se o Trabalho de Conclusão de Curso. A UPP3 caracteriza-se pela introdução dos estudantes no cenário hospitalar, com a finalidade de desenvolver o cuidado às necessidades individuais e coletivas de saúde, em todas as fases do ciclo de vida e em diferentes contextos, bem como em relação à gestão e organização dos processos de trabalho nos serviços de saúde, que implica tanto na aprendizagem como no cuidado efetivo e integral da pessoa hospitalizada. Na UPP3 os estudantes são distribuídos em três grupos onde rodiziam nas áreas do cuidado ao adulto, à criança e à mulher em situações obstétricas. Adota o movimento pedagógico que a partir da vivência reflexiva em contextos de prática profissional - real e simulada - o estudante constroe seu conhecimento e desenvolve capacidades que contribuem para a transformação das práticas sociais em saúde. O processo de ensino-aprendizagem caracteriza-se pelo ciclo metodológico com os passos: vivência e reflexão da prática no cenário real e simulado elaborando a primeira síntese, busca qualificada de informações realizada individualmente e nova síntese com reflexão da prática e aprofundamento conceitual com a intenção de transformá-la. O ciclo metodológico é registrado no portfólio reflexivo. O portfólio tem sido considerado uma das formas viáveis para a avaliação formativa, enquanto instrumento que favorece a reflexão contínua do estudante e do professor sobre a qualidade das práticas educativas. São continuamente (re)elaborados na ação e partilhados de forma a recolherem em tempo útil, outros modos de ver e de interpretar, que facilitem ao estudante uma ampliação e diversificação do seu olhar, forçando-o à tomada de decisão, à necessidade de fazer opções, de julgar, de definir critérios, de deixar-se invadir por dúvidas e por conflitos, para deles poder emergir mais consciente, mais informado, mais seguro de si e mais tolerante quanto às hipóteses dos outros. Diante do contexto da prática profissional no cuidado à criança hospitalizada, o enfermeiro para cuidar de forma integral utiliza ferramentas como a abordagem centrada na criança e família e o processo de enfermagem. O processo de enfermagem tem como etapas a coleta de dados, o diagnóstico de enfermagem, o planejamento e a implementação das ações e, a avaliação. Considerando a importância do ensino da sistematização da assistência de enfermagem e do processo de enfermagem, a UPP3 do Curso de Enfermagem da Famema, vem em movimento constante para operacionalizar todas as etapas do processo de enfermagem, bem como utilizar a Taxonomia II da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA-I) para identificação de diagnóstico. NANDA-I define diagnóstico de enfermagem como o julgamento clínico sobre respostas dos indivíduos, família ou comunidades a problemas ou processos de saúde potenciais ou vitais onde este proporciona uma base para a seleção de intervenções e obtenção de resultados finais que o enfermeiro planejou. Objetivo/Método: Relatar a experiência da utilização do portfólio reflexivo no processo de ensino-aprendizagem do raciocínio clínico para a identificação dos diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia da NANDA-I na área do cuidado à criança hospitalizada. Desenvolvimento/Resultados: No cuidado à criança hospitalizada, a UPP3 desenvolve o ciclo metodológico com atividades no cenário real, na Unidade de Internação Pediátrica do Hospital das Clínicas-Unidade Materno Infantil realizando a prática profissional três vezes na semana e um encontro semanal em pequenos grupos onde se realiza a primeira síntese ou o fechamento do ciclo com a nova síntese. Os estudantes desenvolvem o processo de enfermagem semanalmente às crianças hospitalizadas em situações clínica e/ou cirúrgica e dentre as etapas, os diagnósticos de enfermagem segundo NANDA-I. O portfólio possibilitou identificar os diagnósticos de enfermagem bem como ampliar o raciocínio clínico e o pensamento crítico desenvolvido pelos estudantes. Nesse processo identificou que os diagnóstico de enfermagem mais frequentes no cuidado integral à crianças em situações clínicas com agravos respiratórios foram para o binômio mãe e filho: DE1. Desobstrução ineficaz de vias aéreas. DE2. Atividade de recreação deficiente. DE3. Risco de infecção. DE4. Conhecimento deficiente (materno). DE5. Disposição para maternidade melhorada. Em situações cirúrgicas, os diagnósticos que predominaram foram para a criança: DE1. Dor aguda. DE2. Medo. DE3. Integridade Tissular Prejudicada. DE4. Risco de infecção. DE5. Disposição para melhora do autocuidado. E quanto à mãe da criança identificou-se: DE6. Ansiedade. DE7. Conhecimento deficiente. Considerações finais: O desenvolvimento das atividades na área da criança hospitalizada permitiu aos estudantes uma aprendizagem significativa. O portfólio favoreceu a reflexão da prática profissional e o diálogo contínuo entre estudante e professor de modo a ampliar a construção do conhecimento e a utilização da taxonomia da NANDA-I, bem como das demais etapas do processo de enfermagem a partir da prática vivenciada no cuidado ao binômio mãe e filho. Contribuiu ainda para o desenvolvimento do cuidado à criança portadora de agravos clínicos e/ou cirúrgicos e suas respectivas famílias, subsidiado pelo uso da taxonomia da NANDA-I possibilitando reconhecer e compreender as necessidades de saúde de ambos, bem como as dificuldades e sentimentos despertados pelo contexto vivenciado. Favoreceu também aos estudantes perceberem que a assistência deve ser direcionada ao binômio mãe-filho, possibilitando o estabelecimento de intervenções e estratégias que contribuíram para o enfrentamento frente ao processo de hospitalização, o tratamento clínico e/ou cirúrgico e no segmento pós-alta. Descritores: Criança hospitalizada. Processo ensino-aprendizagem. Processo de enfermagem Referências: Cofen. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN-358/2009, de 15 de outubro de 2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem [Internet], Brasília (DF); 15 out 2015. [citado 05 mar 2016]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html/print/ Faculdade de Medicina de Marília. Unidade de Prática Profissional. Cuidado ao indivíduo hospitalizado. 3ª série - Cursos de Enfermagem e Medicina. Marília, 2016. Nanda. Diagnósticos de Enfermagem da Nanda: Definições e classificação 2015-2017. 10a ed. Porto Alegre (RS): Artmed; 2015 Sá-Chaves, I. Portfólios reflexivos: estratégia de formação e de supervisão. Aveiro (PT): Universidade de Aveiro; 2000. 57p. (Cadernos didácticos: série supervisão, 1). Villas Boas, B. M. F. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. 2ª edição. Campinas, SP: Papirus, 2005. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). Cap.2, p.37-104 ______________________ Enfermeira. Especialista em Enfermagem Pediátrica. Doutora pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem - EE/EERP-USP. Docente do Curso de Enfermagem da Famema. E-mail: fercerantola@yahoo.com.br 2 Enfermeira. Especialista em Enfermagem Neonatal. Assistente de Ensino da Disciplina de Enfermagem Pediátrica do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília - Famema. E-mail: cghamamoto@yahoo.com.br |