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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 482

Roda de Conversa


482

A VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DURANTE A PRÁTICA DE ENSINO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NA ZONA RURAL

Autores:
Eduarda da Luz Emerick (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Duanny Oliveira de Sá Pinto (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Emanuelly França Pereira Honório (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Samyra Fernandes Gambarelli (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Fernanda Teles Morais do Nascimento (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo:
A VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DURANTE A PRÁTICA DE ENSINO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NA ZONA RURAL Eduarda da Luz Emerick Duanny Oliveira de Sá Pinto Emanuelly França Pereira Honório Samyra Fernandes Gambarelli Fernanda Teles Morais do Nascimento Introdução: No Brasil, a Atenção Básica é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Ela deve ser contato preferencial dos usuários, principal porta de entrada e centro de comunicação com toda rede de atenção à saúde. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem do 5º período em uma unidade básica de saúde (UBS) na zona rural Macaé-RJ. Metodologia: Relato de experiência de acadêmicos da disciplina Enfermagem nos cuidados Básicos em Saúde: Indivíduos e Grupos do curso Enfermagem e Obstetrícia da UFRJ- Campus Macaé, envolvendo três acadêmicas e uma monitora no semestre de 2015.1 em UBS nas localidades Bicuda Grande e Córrego do Ouro. Resultados: Foram realizadas durante o ensino prático consultas de enfermagem aos diversos grupos; curativos; atividades educativas; aplicação de imunobiológicos; visitas domiciliares para acompanhamento de puérperas, acamados e portadores de doenças parasitárias e crônicas; e vivenciar a rotina gerencial da unidade. Conclusão: O campo prático ofereceu oportunidades de ensino e vivência da realidade do serviço de saúde, permitindo associar teoria com a prática, proporcionando entender a dinamicidade existente no território rural e suas implicações para saúde desta população. Observando que devido às características do território ao qual estão inseridos e condições de saneamento básico o indivíduo torna-o susceptível a patologias diferenciadas a área urbana. Contribuições para Enfermagem: A prática de ensino é importante para a formação profissional do enfermeiro, pois proporciona aos discentes uma aproximação entre teoria e prática, além de vivências amplas exigindo um olhar diferenciado da realidade do usuário expondo o elo criado entre profissional e população assistida. Referência BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Descritores: Enfermagem; Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária de Saúde. Eixo: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem. Área temática: Metodologias ativas no ensino de Enfermagem. Acadêmica de enfermagem do 6° período curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira. E-mail: luz.emerick@gmail.com Acadêmica de enfermagem do 6° período curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira. E-mail: dudaduanny@hotmail.com Acadêmica de enfermagem 6° período curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira. E-mail: honorioemanuelly@gmail.com Acadêmica de enfermagem do 6° período curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira. E-mail: sfgenf@gmail.com Enfermeira Doutora em Biociências, Professora do Curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira. E-mail: nandatmoraes@gmail.com