Roda de Conversa
202 | USO DA DRAMATIZAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICA | Autores: Solange Meira de Sousa (Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná) ; Marília Daniella Machado Araújo Cavalcante (Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná) ; Daniela Viganó Zanoti Jeronymo (Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná) ; Ellen Vanusa Martins (Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná) ; Katiuscia Gabriel (Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A dramatização consiste em uma representação teatral a partir de um assunto ou determinado problema; e no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, é considerada uma importante estratégia de ensinagem [1]. Todas as estratégias utilizadas no ensino visam, de modo geral, à consecução de objetivos previamente definidos, que conduzam à construção do saber dos estudantes, para tanto, o docente deve propor ações que favoreçam e desafiem o desenvolvimento de operações mentais[1]. Nesse sentido, a dramatização tem entre suas finalidades o desenvolvimento de empatia, despertando nos estudantes a capacidade de se colocarem em um papel que não seja o seu próprio; traz à sala de aula um recorte da realidade de maneira viva e espontânea, a fim de que possa ser observada e analisada por todos; desenvolve a criatividade, desinibição e a liberdade de expressão[1]. A dramatização enquanto técnica de ensino clínico é uma metodologia eficaz a ser utilizada em cursos da área da saúde, principalmente, na abordagem de assuntos como diferenças culturais dos pacientes, raciocínio crítico para tomada de decisões e ainda no desenvolvimento de habilidades como a comunicação terapêutica[2]. No ensino da disciplina de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica, a comunicação terapêutica está intimamente relacionada com qualquer tipo de interação que se possa fazer com o cliente, constituindo-se ferramenta fundamental para a prestação do cuidado humanizado e integral[3]. OBJETIVO: Relatar a experiência de uso da dramatização como metodologia ativa no ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica. MÉTODO: O planejamento desta estratégia de ensino na disciplina de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica se constituiu, primeiramente, na sua delimitação metodológica, bem como todos os aspectos referentes ao plano de aula estabelecido para o tema proposto. Na sequência foi realizada a organização dos discentes em quatro grupos, com a distribuição de um assunto para cada um deles, norteados por uma referência básica[4]: comunicação em enfermagem; comunicação não verbal na assistência de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental; estratégias de comunicação terapêutica; comunicação não terapêutica e desafios à comunicação terapêutica na enfermagem. Seguindo a metodologia definida, esses tópicos foram estudados pelos alunos e no dia programado, após aula expositiva e dialogada a respeito do assunto, os discentes dramatizaram, por grupo, os referidos assuntos. A dinâmica da atividade e a criação de cada um dos cenários envolvidos na dramatização se deu pelos estudantes; cada assunto foi abordado por seu respectivo grupo por aproximadamente 15 minutos e após cada representação foram discutidos os aspectos relevantes conforme o objetivo proposto para o tema. Durante as apresentações cada grupo se expressou de maneira bastante peculiar, trazendo exemplos oriundos de suas experiências em atividades práticas anteriores, atrelando ao conhecimento adquirido previamente. Ao final da apresentação, os alunos assumiram os seus lugares na sala de aula para a síntese e avaliação dos resultados, através dos comentários e observações realizadas por todos os participantes. Os alunos foram avaliados mediante sua participação na atividade, como observadores durante a observação e na discussão entre as apresentações e por meio do envolvimento pessoal durante a realização da dramatização[1]. RESULTADOS: A partir dessa metodologia proposta foi possível aplicar o conteúdo a respeito da comunicação terapêutica de forma teórica e prática. Evidenciou-se que houve mobilização e estímulo ao processo de aprendizagem, tendo em vista que as dimensões lúdica e teórica trabalhadas nessa atividade, favoreceram aos alunos envolver-se naturalmente pelo aspecto da sensibilidade, emoção, empatia e interesse, agindo de maneira natural, e aplicando preceitos da arte e da ciência de maneira simultânea. Por meio da dramatização, percebeu-se que o aluno foi estimulado a pensar em todo o contexto socioeconômico, político e cultural que envolve a situação dramatizada bem como remeter esta visão crítica à realidade vivida. A utilização da estratégia permitiu ainda ao aluno, passar de uma visão inicial a respeito de um assunto, a uma percepção organizada sobre a temática, processo esse que é permitido por meio da análise colocada em prática em operações mentais sistematizadas quando se utilizam estratégias de ensinagem. CONCLUSÃO: Esta experiência permitiu associar as aplicações da dramatização voltadas à área da Enfermagem, relacionando-a como estratégia de ensino na formação profissional em Enfermagem. Acredita-se, portanto, ser a dramatização uma estratégia que confere significados aos conteúdos ensinados e podem ser usadas em situações de aprendizagem como recursos facilitadores para a compreensão de fenômenos que envolvem relações interpessoais, como a comunicação terapêutica. A experiência com essa estratégia como metodologia no ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica possibilitou aos docentes e discentes um crescimento favorável ao processo de ensino e aprendizagem, exigindo de ambos comprometimento em todo o planejamento. Constatou-se a necessidade de dispender um maior tempo para a realização desta atividade, tendo em vista o envolvimento e participação dos alunos em todas as fases da atividade proposta. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A dramatização gera a espontaneidade, cria o desafio de transpor os conteúdos teóricos, possibilitando ao aluno e ao docente, a oportunidade de trabalhar em situações que envolvam o enfrentamento e a resolução de problemas. Há necessidade de explorar outras maneiras de vivenciar a prática em sala de aula, para que o aluno esteja apto a realizar atividades práticas na comunidade, dessa forma, espera-se que essa atividade possa contribuir na prática assistencial dos estudantes. Nesse sentido, o uso da dramatização contribui para a busca de novos paradigmas que rompem com a metodologia de ensino tradicional proporcionando novas ferramentas que possibilitem ao educando a construção do próprio saber. |