Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 239

Roda de Conversa


239

USO DO SOCRATIVE® COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE LITERÁRIA NO ENSINO SUPERIOR DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Alessandra Vaccari (Faculdade do Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS)) ; Márcia Otero Sanches (Faculdade do Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS))

Resumo:
USO DO SOCRATIVE® COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE LITERÁRIA NO ENSINO SUPERIOR DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA Alessandra Vaccari1, Márcia Otero Sanches2 Introdução: no ensino superior de enfermagem, convivemos com diversos desafios, entre eles, o de desenvolver o pensamento crítico reflexivo(1). Esse cenário suscita a utilização de novos recursos para a aprendizagem teórica incentivando uma maior colaboração do estudante na construção do conhecimento(2). A versão básica da ferramenta, software, Socrative® é de livre acesso através do site http://www.socrative.com/ e permite, em espaço virtual, a criação de uma série de questões, exercícios e/ou jogos, aumentando assim, a interação entre o estudante, a teoria e o professor. Objetivo: relatar a experiência docente com a utilização da ferramenta Socrative® para análise literária. Metodologia: trata-se de um relato de experiência(3) referente à prática docente com a ferramenta Socrative® durante a análise literária teórica do livro "A Adolescência" do autor Contardo Calligaris, numa disciplina voltada à área materno-infantil, prática essa realizada no bacharelado de enfermagem em uma faculdade privada localiza em Porto Alegre/RS. Resultados: nossa prática iniciou com a indicação da leitura na íntegra de um pequeno livro pelos estudantes. Em um dia pré-estabelecido no calendário acadêmico, a turma reuniu-se no laboratório de informática da instituição. Com o auxílio do Socrative® foram formuladas 20 questões, entre elas múltipla escolha e verdadeiro/falso. Os estudantes tiveram acesso ao material pelo Socrative®, em duplas, responderam as questões em 60 minutos. Após, registradas as repostas, o professor, utilizando a possibilidade da ferramenta, foi realizando o feedback de cada questão, apresentado um painel em tempo real com os resultados, simulando um jogo. A dupla com maior número de acertos, foi parabenizada pelo seu desempenho. Conclusão: visualizou-se grande potencial no uso dessa ferramenta para a análise literária de um livro, pois o Socrative® transformou a discussão teórica e conceitual numa aula dinâmica, divertida e com alto aproveitamento pelos estudantes. Ludicamente conseguiu-se o desenvolvimento da teoria e do pensamento critico reflexivo sobre a adolescência. Descritores: Educação em Enfermagem. Bacharelado em Enfermagem.Software. Eixo 1: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Área temática 5: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem 1. Facione, PA. Critical Thinking & Clinical Judgement: Goals 2000 for Nursing Science.1995; Paper apresentadona Annual Meeting of the Western Institute of Nursing. San Diego, CA. 2. Salvador PTCO, Martins CCF, Alves KYA, Pereira MS, Santos VEP, Tourinho FSV. Tecnologia no Ensino de Enfermagem. Revista Baiana de Enfermagem. 2015; 29(1) [9 telas] 3. Polit, DF; Beck, CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. 7ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. __________________________ 1. Enfermeira, Mestre em Saúde da Criança, Professora Assistente da disciplina de Processo de Cuidar no Ciclo Vital II da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS), av.vaccari@gmail.com 2. Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Assistente da disciplina de Práticas em Enfermagem I da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS), marciaoterosanches@gmail.com