Comunicação coordenada
64 | O ENSINO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: ATENDIMENTO DO USUÁRIO EM CASOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA | Autores: Mleudy Layenny da Cunha Leite (Enfermeira, Mestranda em Política de Saúde e Enfermagem em Promoção da Saúde; Universidade de Pernambuco, Especialização em Saúde Coletiva e Enfermagem em Suporte Avançado à Vida) ; Jabiael Carneiro da Silva Filho (Discente de enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - FENSG/ Universidade de Pernambuco - UPE) ; Thaise Caroline Galdino Souza da Silva (Discente de enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - FENSG/ Universidade de Pernambuco - UPE) ; Mayara Kelly Lima da Conceição (Discente de enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - FENSG/ Universidade de Pernambuco - UPE) ; Jeane Maria Ribeiro de Melo (Discente de enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - FENSG/ Universidade de Pernambuco - UPE) |
Resumo: Uma boa formação e aprendizagem significativa do enfermeiro durante o curso de graduação é de suma importância para atuação eficaz e efetiva do profissional em relação às demandas da sociedade contemporânea. Situações de Urgência e Emergência surgem todos os dias sejam por acidentes no trânsito, a partir de situações de violência física ou situações clínicas agudas, como: parada cardiorrespiratória entre outras. A partir do documento das Diretrizes Curriculares para graduação em enfermagem surgiram avanços e mudanças a serem realizadas no modelo pedagógico de ensino, onde atualmente a prática do aluno deve estar de acordo com os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde) e utilizar um método de ensino em que o aluno possa refletir sobre sua atuação frente ao caso encontrado e não seja apenas um mero reprodutor de conhecimento, mas que ele possa a partir da sua prática transformar uma realidade. O modelo dialógico de educação em saúde propõe a construção do conhecimento, que deve ser pautado no diálogo, em que o educador e educando assumem papel ativo no processo de aprendizagem, através de uma abordagem crítico-reflexiva da realidade¹. Atualmente seja na área administrativa ou assistencial o enfermeiro atua em grupos para realização do seu trabalho, tendo este o dever de desenvolver um atendimento integral e de acordo com as necessidades do paciente/usuário no serviço público de saúde. Assim o que se busca contemporaneamente é a compreensão da díade fundamental saúde/educação, num processo que se inicia na academia, quando valores devem ser construídos sobre a ótica da complexidade, do holismo, da problematização, das atividades vivenciais, enfim por meio de fazeres educativos em que não existem protagonistas, mas sim coparticipantes de um processo de lapidação de profissionais competentes e comprometidos com a qualidade assistencial². O Programa de Ensino e Pesquisa em Emergências, acidentes e violências (PEPEAV) iniciou suas atividades em 1989 com objetivo de desenvolver o tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. A atividade primordial do PEPEAV é através do ensino, no qual engloba cursos de graduação da Universidade de Pernambuco (UPE), entre eles: enfermagem no 1º módulo em primeiro socorros e no 7º módulo com emergências e traumas, medicina e Educação física. Como objetivo deste trabalho buscou-se identificar artigos publicados sobre a formação do enfermeiro e artigos que abordaram o conteúdo de urgência/emergência para a enfermagem, identificar as revistas que mais publicaram sobre o tema e os anos de publicação e relatar a experiência do PEPEAV com a prática de alunos no atendimento em situações de urgência/emergência. Foi realizada uma revisão de literatura a partir de pesquisas na base do Scielo (Scientific Electronic Library Online), com os seguintes descritores: primeiros socorros, educação em enfermagem e bacharelado em enfermagem. A pesquisa foi realizada no mês de junho de 2016. Fizeram parte da pesquisa artigos científicos publicados entre os anos de 2010 a 2015, utilizando filtros com as palavras Nursing e assunto Ciências da Saúde. Foi realizada a leitura do título e resumos para a escolha dos artigos que comporão o seguinte estudo. E utilizado o relato de experiência do ensino aos alunos de enfermagem do PEPEAV para o subsidiar a aprendizagem para cursos de outras instituições. A partir da pesquisa na base de dados Scielo foram encontrados 7 artigos com o descritor primeiros socorros, 13 artigos com o descritor bacharelado em enfermagem e 430 artigos com o descritor educação em saúde. Após a seleção foram inclusos na pesquisa: 65 artigos. A maioria dos artigos abordam assuntos relacionados a formação do profissional enfermeiro, educação em saúde, a formação do enfermeiro e as políticas de saúde. Em relação a temas de urgência e emergência encontramos apenas 3 artigos, um que aborda a experiência na Oficina de primeiros socorros, onde as oficinas forma realizadas com indivíduos que participavam de um serviço da assistência social de Porto Alegre, mas teve como objetivo subsidiar experiências a serem desenvolvidas no ensino de primeiros socorros, outro artigo cujo tema é a avaliação de um sistema de website educacional em primeiros socorros por alunos da graduação em enfermagem e outro artigo que aborda a formação do enfermeiros e o atendimento em incidentes com múltiplas vítimas. Em relação as revistas que publicaram sobre o tema da pesquisa foram: Revista Gaúcha de Enfermagem (7 artigos), Revista Escola de Enfermagem da USP (11 artigos), Escola Anna Nery (2 artigos), Revista Latino Americana de Enfermagem (8 artigos), Ciência e Enfermagem (1 artigo), Revista Eletrônica de Enfermagem (3 artigos), Revista Texto-Contexto em Enfermagem (8 artigos), Revista Brasileira de Enfermagem (19 artigos), Avances en Enfermeria (3 artigos), Acta Paulista (2 artigos), Colômbia Médica (1 artigo). Nos anos de 2010 foram publicados (18 artigos), 2011 (12 artigos), 2012 (8 artigos), 2013 (11 artigos), 2014 (8 artigos), 2015 (8 artigos). As revistas que mais publicaram sobre o tema de formação na graduação em enfermagem e educação em saúde foram as de Qualis A2, em seguidas pela revista de Qualis A1. Na experiência de Porto Alegre as oficinas versaram sobre: funcionamento do SAMU, obstrução de vias aéreas por corpo estranho, parada cardiorrespiratória, atendimento a fratura, luxações, entorses, contusões e hemorragias, acidente vascular encefálico, parto, febre, convulsões, insuficiência respiratória e intoxicações³. O PEPEAV adota práticas de ensino através de simulações realistas, na qual remete o aluno para o atendimento pré-hospitalar e intra-hospitalar, de maneira que seja semelhante a um atendimento real, com materiais e equipamentos utilizados em serviços de saúde. Sabe-se que, o indivíduo é dotado de sentimentos, logo em momento de estresse as atitudes são diferentes, e pode influenciar no atendimento. Conclui-se que há poucas pesquisas relacionadas aos conteúdos de urgência e emergência na formação do enfermeiro. Houve mais publicações referentes a graduação, educação em saúde para formação do enfermeiro em 2010. Com as simulações realísticas e metodologia ativa o aluno adequa suas reações emocionais para um atendimento rápido e adequado, porém de maneira racional, visando sempre sua proteção e a proteção da vítima, assim proporcionando um atendimento de qualidade e garantia do direito à saúde ao cidadão brasileiro. Contribuições e Implicações para a Enfermagem . Identificação das Experiências no ensino dos conteúdos em urgência/emergência . Subsidios para planejamento do ensino na disciplina de urgência/emergência . A metodologia ativa contribue na formação do profissional enfermeiro de forma que possa promover o atendimento nas situações de emergência de maneira qualificada Descritores: Primeiros Socorros, Educação em Enfermagem, Bacharelado em Enfermagem Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Área Temática: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem Referências Figueiredo MFS, Neto JFR, Leite MTS. Modelos aplicados às atividades de educação em saúde. Rev Bras de Enferm, Brasília, 2010. [acesso em 11 jun, 2016] Disponível em http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63n1a19.pdf. Salvador PTCO, Dantas RAN, Dantas DV, Torres GV. A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa. Rev. Esc Enf USP, 2012. [acesso em: em 11 jun, 2016] Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n3/29.pdf Veronese AM, Oliveira DLC, Rosa IM, Nast K. Oficinas de primeiros socorros: relato de experiência. Rev. Gaúcha de Enferm, Porto Alegre, 2010. [acesso em 11 jun, 2016] Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v32n4/v32n4a11.pdf |