Roda de Conversa
378 | METODOLOGIA ATIVA COMO ESTRATÉGIA PARA ABORDAR A DOENÇA RENAL CRÔNICA | Autores: Olvani Martins da Silva (Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC) |
Resumo: Introdução: Ensino-aprendizagem é um processo que requer conhecimento e uso de recursos didáticos por parte do educador. A Metodologia Ativa é uma das possíveis estratégias, para a qual o aluno é o protagonista central, ou seja, corresponsável pela sua trajetória educacional e o professor apresenta-se como coadjuvante, um facilitador das experiências relacionadas ao processo de aprendizagem1. A utilização de Metodologia Ativa é um desafio para que os educadores exerçam sua práxis criadora. Objetivo: relatar a experiência da utilização de uma metodologia ativa como recurso didático para abordar a empatia, sensibilização e discussão sobre a temática da doença renal crônica Metodologia: Relato de experiência com a utilização de uma Metodologia Ativa de Ensino, desenvolvida na disciplina "cuidado ao paciente crítico de saúde", da oitava fase do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a qual ocorreu no mês de maio de 2016 ao abordar a temática sobre doença renal. Participaram da atividade um docente e 16 discentes de enfermagem. Após a teorização da temática, os acadêmicos foram desafiados a vivenciar de forma fictícia um dia de paciente renal crônico. Cada acadêmico recebeu um modelo similar de dispositivo que deveria utilizar por 24:00 horas, dos quais: cateter venoso central para representar hemodiálise, cateter de tenckhoff para diálise peritoneal e máscara cirúrgica para o transplante renal. Receberam orientações de enfermagem e quanto à dieta conforme a modalidade de tratamento. Resultados: Após 24:00 horas, retornaram a universidade para retirada dos dispositivos, e cada um realizou depoimento da vivência, que através de seus consentimentos foram gravadas em recurso audiovisual para assistir e discutir em sala de aula no grupo. Considerações: A atividade foi efetiva, uma vez que resignificou a percepção dos acadêmicos em relação ao paciente renal. Além de concretizar a empatia, acendeu a preocupação referente à temática. Descritores: Prática do Docente de Enfermagem. Ensino. Insuficiência Renal crônica |