Roda de Conversa
41 | A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ENFERMAGEM POR MEIO DA METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA | Autores: Catiele Raquel Schmidt (Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ do projeto Clima de Segurança do Paciente, Vinculado ao Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde - GPAS.) ; Carine Feldhaus (Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ do projeto Clima de Segurança do Paciente, Vinculado ao Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde - GPAS.) ; Thays Cristina Berwig Rutke (Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ do projeto Clima de Segurança do Paciente, Vinculado ao Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde - GPAS.) ; Marli Maria Loro (Enfermeira. Doutora em ciências. Docente do departamento de Ciências da Vida - DCVida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Integrante do Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde - GPAS.) ; Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz (Enfermeira. Doutora em ciências. Docente do departamento de Ciências da Vida - DCVida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Integrante do Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde - GPAS.) |
Resumo: Introdução: Os estudantes do Curso de Enfermagem, no decorrer das atividades de sua formação, deparam-se com complexidades, frente a pacientes e equipes de saúde. Estas demandas exigem do estudante um olhar crítico-reflexivo, assim como está oficializado nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem. Para tanto, são necessárias estratégias de ensino e utilização de metodologias ativas, a fim de aproximar a prática assistencial da educacional, tais como a Metodologia Problematizadora (MP) 1,2 Objetivo: Descrever a experiência da utilização da MP, no decorrer das atividades curriculares. Metodologia: Relato de experiência, a partir do uso da MP empregada por meio do Arco de Maguerez, no curso de Enfermagem de uma universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Resultados: A utilização da MP desafiou a observação da realidade, a identificação de situações problema e suas possíveis causas. Sequencialmente, buscou-se embasamento científico com intuito de aprofundar conhecimentos e a comprovação ou refutação dos pontos-chave. A partir disto, estabeleceram-se hipóteses capazes de modificar a realidade da instituição de saúde, de seus profissionais e usuários, bem como dos acadêmicos. Na última etapa, os discentes planejaram e implementaram ações educativas com vistas a melhoria do cuidado. Conclusão: Com a execução das ações, percebeu-se a transformação da realidade, e da postura do discente o qual assume uma posição de sujeito ativo na construção do saber. Implicações: A MP é uma prática ímpar, desafiadora e transformadora do acadêmico que se tornará um profissional crítico, reflexivo e resolutivo. Descritores: Educação em Saúde; Enfermagem; Planejamento em Saúde. Referências: 1.SOBRAL FR, CAMPOS JCG. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev Esc Enferm USP. 2012; 46(1):208-18 2. BERBEL, NAN (Org.). Metodologia da Problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: EDUEL, 2014. |