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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 320

Roda de Conversa


320

APLICAÇÃO DO PAINEL INTEGRADO MODIFICADO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Lorenna dos Santos Soares (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Nair Chase da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)

Resumo:
Introdução: A comunicação entre os jovens indica que eles processam informações em velocidades mais rápidas, e são cognitivamente mais hábeis para lidar com desafios mentais. Nos dias atuais, um grande problema para os professores é atrair e manter a atenção desses jovens, além da falta de motivação dos alunos nos cursos que frequentam, com impactos sobre o desempenho profissional3. O processo ensino-aprendizagem está centrado na possibilidade de que o estudante vivencie situações que estimulem a manifestação da sua atividade intelectual, de expressão verbal, escrita etc. Assim, o processo ensino-aprendizado é entendido como uma decisão, ação que só existe quando o saber é construído a partir da invenção, da reinvenção, e da busca inquieta e contínua que o homem faz. Exige intencionalidade, planejamento e rigorosidade metodológica, não sendo meramente natural ou espontâneo4. Na educação em Enfermagem, as metodologias ativas ou inovadoras têm apresentado diversas maneiras de uso, e por isso, devem ser interpretadas como ferramenta singular na construção do conhecimento, como recurso dinâmico e inventivo, na qual o professor pode dirigir seu trabalho fazendo com que o estudante analise de forma critica-reflexiva e atue sobre o assunto ou situação estudada5. Desta forma, o "Painel Integrado Modificado" tem a proposta de treinar estudantes para o exercício profissional, rompendo com a simples explanação teórica dos conteúdos programáticos do curso de Enfermagem, mas permite o desenvolvimento de papéis, que auxiliam na construção da autonomia, do autoconhecimento, do lidar com o diferente, da exposição, do sintetizar, enfim habilidades necessárias no desempenho profissional, para o qual o aluno se prepara na universidade2. Objetivo: Descrever a experiência docente vivenciada na aplicação das metodologias ativas através do "Painel Integrado Modificado" no curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior. Descrição metodológica: Relato de Experiência de atividade docente utilizando como estratégia de ensino o "Painel Integrado Modificado" para ministração da disciplina "Processo de Cuidar do Recém-Nascido, Criança e Adolescente". O "Painel Integrado Modificado" recebe esse nome por se basear na metodologia do Painel Integrado, no entanto, é modificado por possuir repetição dos assuntos entre os grupos e pelo fato de fazer uso de Mapa Mental para estimular a memória de longa duração. Esta metodologia foi realizada no turno noturno, com os discentes do 6° período do Curso de graduação em Enfermagem, na cidade de Manaus-Amazonas em 2015 e 2016. Aproximadamente 70 acadêmicos divididos em 13 grupos participaram da atividade. Foram distribuídos 05 assuntos com temáticas variadas relacionadas à adaptação do recém-nascido a vida extrauterina e os respectivos cuidados de enfermagem: Adaptação do sistema cardiovascular, respiratório, genito-urinário, termorregulador e gastrointestinal. Primeira etapa: a cada grupo foi direcionado um referencial teórico, o qual foi estudado individualmente durante uma semana. Foi solicitado um mapa mental do assunto, também individual. Segunda etapa: após a primeira semana de estudos, os discentes se encontravam com a professora e seus pares em sala de aula, possuindo apenas o mapa mental, discutiam o que haviam aprendido a partir da socialização entre discentes, docente e seus saberes acumulados. Terceira etapa: os alunos apresentavam oralmente os novos conhecimentos, em sala de aula, para toda a turma. Apenas um aluno era escolhido, através de sorteio, para apresentar. No final de sua explanação, os outros integrantes do grupo podiam contribuir, enriquecendo o tema. Quarta etapa: os membros dos grupos foram trocados de equipe, de forma que cada grupo possuísse um aluno de cada temática. Nessa nova configuração, os discentes tiveram mais uma semana para estudar os cinco temas previamente escolhidos que envolve a adaptação do recém-nascido a vida extrauterina. Confeccionaram um mapa mental, individualmente, para cada temática. Quinta etapa: os discentes tiveram a oportunidade de explicar os assuntos abordados e os resultados de pesquisas em outras fontes científicas com os outros componentes do grupo e com a professora. Sexta etapa: foi sorteado não somente o discente que iria apresentar oralmente o assunto estudado, mas também o assunto a ser apresentado, haja vista esta última formação grupal ter estudado a adaptação dos cinco sistemas de adaptação à vida extrauterina. Portanto era sorteado o sistema a ser explanado e posteriormente, o discente que iria apresentar. No final de sua explanação, os outros integrantes do grupo podiam contribuir. Após ouvir todos os relatos sobre as leituras e pesquisas, coube a toda turma fazer uma análise crítica da leitura dos temas debatidos, buscando uma confluência de pensamentos. O que favoreceu aos discentes aprender melhores formas de expressão verbal, usando criatividade de exposição com mapas mentais e poder de síntese resultando também no domínio de conteúdo. Resultados: A utilização do "Painel Integrado Modificado" proporcionou à docente a oportunidade de busca pelo aperfeiçoamento técnico-científico de métodos para ensinar, proporcionando elevado grau de compreensão do conteúdo, pois o estudante que discute e socializa com seus pares tem um potencial de retenção de 50% a 85%, enquanto os estudantes que apenas assistem a uma palestra com recursos audiovisuais tem um potencial de retenção de apenas 5% a 30%1. Portanto, se faz necessário à implantação de concepções pedagógicas que aproxime teoria e prática, problematizando situações do trabalho de enfermagem, rompendo com as metodologias tradicionais que ainda são amplamente utilizadas na formação dos profissionais da saúde5. A proposta do "Painel Integrado Modificado" é que os professores enfermeiros utilizem seu tempo de aula com sabedoria para desenvolver habilidades modernas exigidas pelo mundo contemporâneo com métodos centrados no aluno, o qual deve se tonar um solucionador de problemas, criativo e adaptável, atendendo às necessidades de saúde globais. Conclusão: A aplicação do Painel Integrado Modificado proporcionou à docente uma visão reflexiva de sua responsabilidade na regência da sala de aula e na construção da autonomia do estudante. Evidenciou-se que a transformação do processo ensino-aprendizado é um compromisso da profissão docente que deseja promover mudanças positivas na profissão de Enfermagem. A metodologia utilizada teve como principal objetivo a participação ativa de todos os integrantes das equipes, os quais foram motivados pelo desejo de gerar em si mesmos a aspiração pela busca de conhecimentos enriquecedores a sua formação. A metodologia trabalhada na turma favoreceu uma reavaliação, pelos discentes, de seu papel, levando-os a perceber que eles se tornaram os protagonistas pelo próprio aprendizado. É preciso que o professor entenda que servir ao saber não é servir a si mesmo, mas a quem o torna educador, rompendo com o modelo bancário de ensino, onde o professor é a fonte do saber. Assim, concluímos que um grupo híbrido de estudantes, com culturas, costumes e tradições diversificados não deve simplesmente se adequar aos padrões de seus mestres, mas também e principalmente, os mestres devem considerar as experiências anteriormente vividas de seus aprendizes, as quais refletirão no interesse e aprendizado dos mesmos. Contribuições/implicações para a enfermagem: O "Painel Integrado Modificado" é uma metodologia ativa de ensino de singular relevância para a docência em enfermagem, pois contribui para a construção da autonomia do estudante e para a prática docente nessa perspectiva, levando ao aperfeiçoamento dos estudantes ao exercício profissional, incentivando o trabalho em equipe, incluindo outros profissionais da área além dos clientes e seus acompanhantes de modo a favorecer muitos aspectos para a melhoria da atenção à saúde de acordo com os princípios éticos, com a compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo suas ações para transformação do meio em que vive, servindo melhor à sociedade.