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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 597

Roda de Conversa


597

USO DE PORTFÓLIO EM DISCIPLINA PRÁTICA DE TERAPIA INTENSIVA E EMERGENCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Mari Ângela Gaedke (Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Daiana Klein Weber (Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Amélia Marques Cerentini (Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Leni Dias Weigelt (Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Ana Zoe Schilling (Universidade de Santa Cruz do Sul)

Resumo:
Introdução: O portfólio proporciona um processo ensino-aprendizagem ativo com objetivo de desenvolver além de conhecimentos, atitudes e habilidades. Objetivo: Descrever o uso de portfólio reflexivo como instrumento de avaliação formativa. Método: Relato de experiência de docentes de Curso de Graduação em Enfermagem no RS, quanto ao uso de portfólio reflexivo em disciplina prática de Terapia Intensiva e Emergência. O portfólio por não ter um modelo fixo, permite que o aluno tenha liberdade de expressar-se. Apenas é disponibilizado um roteiro norteador constituído de 3 movimentos. O primeiro, em que o aluno descreve: sua trajetória; o encontro com o cenário de prática e os membros do grupo e um conceito de mudança. No movimento 2, são registradas as atividades diárias a partir de uma questão de aprendizagem que pode ser uma síntese, estudo de caso, relato de prática, situações problemas, reforçando a reflexão crítica entre teoria e prática. E, no movimento 3 realiza-se o fechamento com a avaliação das competências e habilidades. Resultados: O processo de avaliação é contínuo, semanalmente as construções e reflexões feitas são acompanhadas e discutidas com o professor. Dentre as dificuldades encontradas inicialmente foi a falta de comprometimento do aluno: quando o instrumento é entregue excessivamente resumido, com pouco conteúdo e fundamentação teórica. Porém ao longo do semestre, entre os avanços obervou-se que o aluno passa a se enxergar como ator do processo e tem, gradativamente, percebido a importância desta construção, não como um cumprimento de uma exigência da disciplina, mas sim, como um instrumento de aprendizagem. Conclusões/Contribuições para a enfermagem: A construção de portfólio tem permitido o registro das reflexões e impressões sobre a disciplina auxiliando na percepção das competências desenvolvidas, bem como, nas reflexões sobre a prática. Seu uso exige do professor sensibilidade e receptividade às diferentes formas de expressão e linguagem utilizadas.