Roda de Conversa
563 | DESENVOLVIMENTO DE SIMULAÇÃO DE CASO CLÍNICO POR DISCENTES DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Lucas Henrique de Rosso (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Maraísa Carine Born (UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE) ; Maria da Graça Oliveira Crossetti (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Fernanda Sant´ana Tristão (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS) |
Resumo: Introdução: devido às frequentes transformações no sistema de saúde e a complexidade dos problemas resultantes das mudanças no perfil epidemiológico da população e a implementação do SUS, as escolas de enfermagem brasileiras precisaram repensar e reformular seus currículos a fim de formar profissionais que atendessem a essas necessidades. A reformulação curricular prevê que enfermeiros detenham conhecimentos técnicos, científicos e culturais, com habilidades de pensamento crítico no processo diagnóstico aplicando o raciocínio clínico de modo a diagnosticar, intervir em busca de resultados positivos. Para o desenvolvimento destas habilidades busca-se aproximar a teoria da prática durante o processo de aprendizagem em laboratórios utiliza-se a simulação de casos clínicos1. Simulação clínica apresenta como objetivo amplificar, reproduzir ou substituir situações clínicas que são vivenciadas na prática real, possibilitando ao discente raciocinar por meio de um problema clínico e tomar decisão2, a partir de tentativas e erros sem consequências, não causando danos reais aos pacientes3. O uso de simulação na enfermagem também apresenta um papel importante para profissionais já atuantes na área da saúde, devido a isso, diversas instituições têm observado o efeito desta no processo de aprendizagem e recomendam a utilização da simulação no desenvolvimento de recursos humanos na saúde4. Objetivo: descrever a experiência de discentes do Curso de Graduação em Enfermagem na elaboração e aplicação de simulação de caso clínico durante o II Curso de Extensão Exame Físico para Enfermeiros. Descrição Metodológica: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, com vistas a descrever a experiência de discentes sobre o desenvolvimento de simulação de caso clínico durante o II Curso de Extensão Exame Físico para Enfermeiros realizado pelo Projeto de Extensão Exame Físico para Enfermeiros da Faculdade de Enfermagem de uma universidade pública localizada no Sul do Rio Grande do Sul (RS). As atividades do curso ocorreram nos meses de maio a julho de 2013, com a participação de seis discentes e seis docentes do Curso de Graduação em Enfermagem da respectiva universidade, duas docentes do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade privada localizada no Vale de Gravataí - RS e uma enfermeira assistencial de um hospital localizado no município de Porto Alegre - RS. Resultados: o curso foi oferecido para enfermeiros atuantes no hospital de ensino da universidade, apresentando como objetivo o desenvolvimento de habilidades e competências para a realização do exame físico do adulto e da criança, fundamentado no processo de enfermagem, visando à identificação e abordagem das necessidades de saúde pelos indivíduos e o desenvolvimento do raciocínio clínico. As simulações de casos clínicos foram realizadas no laboratório da Faculdade de Enfermagem em três encontros, no qual, cada encontro abordou os seguintes casos: 1º - exame físico geral, neurológico, estado metal e pele, 2º - tórax e dor e 3º - abdômen e dor. Os casos clínicos foram elaborados conforme os conteúdos trabalhados durante o curso, em reuniões entre discentes e docentes, com participação ativa entre os mesmos, havendo uma troca de conhecimentos e experiências para uma construção sólida e real dos casos. Os casos foram contextualizados pelos discentes, para isso, houve uma divisão entre os mesmo para desenvolverem a atividade, cada um ficou responsável por descrever o local em que ocorreria o caso (unidades de internação hospitalar ou atenção básica), caracterização dos personagens (nome, idade, profissão, contexto familiar e de moradia, história pregressa, sinais e sintomas), preparação do prontuário contendo folha de sinais vitais, folha de evolução de enfermagem, exames laboratoriais e de imagem e prescrição médica, lista de materiais para serem utilizados pelas participantes do curso no momento da simulação, construção de um check-list para avaliação no decorrer da simulação e criação de um roteiro sobre o que esperar do desenvolvimento do caso. Os personagens da simulação foram os próprios discentes, que atuaram realizando a encenação dos casos, os mesmos fizeram a escolha das falas dos personagens, momento de atuação, seleção dos figurinos, maquiagens que ajudassem na caracterização dos personagens e mostrassem os sinais clínicos descritos nos casos, local mais adequado para a filmagem, modo de realização do check-list e organização do cenário em que ocorreria o caso, para que todos estes aspectos representassem semelhança com a realidade os discentes buscaram na literatura científica aprimorar seus conhecimentos sobre os sinais e sintomas abordados nos casos e em vídeos e imagens materiais que fornecessem suporte para a interpretação e organização da simulação. Desta forma, a simulação em ação durou entorno de 30 minutos e apresentava na média de três personagens. Os discentes que não estavam atuando, encontravam-se filmando, realizando o check-list e a narração do caso clínico. Ao término da simulação realizou-se o encerramento com discussão entre os participantes do curso, discentes e docentes retomando os temas trabalhados durante o caso clínico focando no exame físico, métodos e técnicas empregadas pelos participantes em suas atuações como enfermeiros. Conclusão: esta experiência contribuiu de forma positiva para a formação dos discentes, pois proporcionou vivenciar uma nova forma de ensino, destacando e aprimorando as habilidades relevantes para a realização do exame físico e coleta de dados que contribuem para a elaboração do processo de enfermagem. Além disso, a simulação de casos clínicos apresentou-se como uma alternativa para a qualificação dos participantes fomentando o raciocínio clínico para a tomada de decisão. Contribuições/Implicações para a Enfermagem: a simulação de caso clínico durante o ensino de enfermagem ou na realização de educação permanente possibilita vivenciar experiências reais do cotidiano de trabalho, colaborando com que reflitam criticamente sobre as situações encontradas. Aprimorar seus conhecimentos para realizar um exame físico completo com uma coleta de dados robusta fornece subsídios para a realização do Processo de Enfermagem, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e raciocínio clínico, que irão nortear sua tomada de decisão a fim de estabelecer os diagnósticos de enfermagem prioritários e intervenções frente às reais e potencias necessidades do indivíduo, com objetivo de atingirem resultados positivos de saúde. A simulação de caso clínico vai ao encontro das metodologias ativas, no qual, o discente e/ou profissional de saúde participam ativamente do seu processo ensino-aprendizado, fazendo com que busquem conhecimentos a partir de situações vivenciadas instigando estes a aprender a aprender. Descritores: simulação de paciente; ensino; enfermagem. Este relato de experiência está vinculado ao eixo I (Processo de ensino- aprendizagem na formação em enfermagem) e área temática 5 (Metodologias ativas no ensino de enfermagem). REFERÊNCIAS 1 Figueiredo AE. Laboratório de Enfermagem: estratégias criativas de simulação como procedimento pedagógico. Rev enferm UFSM. 2014;4(4):844-49. 2 McAllister M, Levett-Jones T, Downer T, Harrison P, Harvey T, Reid-Searl K, et al. Snapshots of simulation: Creative strategies used by Australian educators to enhance simulation learning experiences for nursing students. Nurs Educ Pract. 2013;13:567-72. 3 Flo J, Flaathen EK, Fagerström L. Simulation as a learning method in nursing education - A case study of students' learning experiences during use of computer-driven patient simulators in preclinical studies. J Nurs Educ Pract. 2013;3(8):138-148. 4 Aebersold M, Tschannen D. Simulation in Nursing Practice: the impact on patient care. Online J Issues Nurs [Internet]. 2013 [cited 2016 jul 11];18(2):[about 1 p.]. Disponível em: http://nursingworld.org/MainMenuCategories/ANAMarketplace/ANAPeriodicals/OJIN/TableofContents/Vol-18-2013/No2-May-2013/Simulation-in-Nursing-Practice.html |