Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 561

Roda de Conversa


561

A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO EM SAÚDE

Autores:
Camila Mendoza Candido Fraga Nunes (Universidade Federal Fluminense) ; Raí Moreira Rocha (Universidade Federal Fluminense) ; Matheus Braz de Oliveira (Universidade Federal Fluminense) ; Daniel Mählmann de Moura Pinheiro4 (Universidade Federal Fluminense) ; Zenith Rosa Silvino (Universidade Federal Fluminense)

Resumo:
Introdução: Tratando-se do processo de formação dos profissionais da saúde, uma das discussões que emerge tange as evoluções relativas à educação e à saúde, podendo-se destacar com clareza, a necessidade de mudanças substanciais no processo de formação, sobretudo no que se refere ao perfil profissional desejado e ao modelo pedagógico adotado1. Objetivo: Descrever as metodologias ativas utilizadas no ensino dos cursos da área da saúde. Descrição Metodológica: trata-se de uma pesquisa bibliográfica integrativa através da associação das palavras-chave: "metodologia ativa", "metodologia de ensino" e "ensino" com "metodologia pelos pares" resultando num total de 10 obras que atenderam a proposta. Resultados: Foram construídas três categorias: 1- Metodologia ativa nos programas de pós-graduação no Brasil, 2- A construção de conhecimento e elaboração de instrumentos na perspectiva da metodologia ativa e 3- reflexões acerca do ensino tradicional e a implementação da metodologia ativa nos cursos de graduação. Conclusão: Ao destacar metodologias como a Aprendizagem Baseada em Evidências (ABP) no ensino tradicional, em que o professor detém todo conhecimento, o estudo traz à tona o avanço das instituições em notar que os alunos dos dias de hoje não são iguais ao da geração anterior em que o telefone celular, por exemplo, não competia com o professor dentro de sala. Contribuições/implicações para a enfermagem: Ao aprimorar a forma de ministrar as aulas através de metodologias ativas, os docentes estimulam os alunos a interagirem e, consequentemente, a aprenderem de uma forma diferenciada um conteúdo, talvez denso, se fosse ministrado da forma tradicional. Referências: 1- SANTOS, L.A.S et al . Projeto pedagógico do programa de graduação em nutrição da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia: uma proposta em construção. Rev. Nutr., Campinas , v. 18, n. 1, p. 105-117, Fev. 2005.