Roda de Conversa
438 | Produção de vídeo como estratégia para o ensino de habilidades entre acadêmicos de enfermagem | Autores: Fernanda Leticia Frates Cauduro (Universidade de São Paulo) |
Resumo: O ensino de competências técnicas nas series iniciais dos cursos de graduação em enfermagem requer a incorporação de recursos inovadores. Metodologias que envolvam o uso de tecnologias promovem a motivação e melhora na satisfação dos alunos com os conteúdos a serem apreendidos1. Diante de tais questões, o presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência, de acadêmicos de enfermagem, na produção de vídeos sobre o exame físico neurológico - marchas patológicas - na disciplina de Semiologia e Semiotécnica de uma Universidade privada situada em Curitiba- PR. Para a preparação dos vídeos a facilitadora da disciplina disponibilizou um roteiro que continha os itens mínimos a serem contemplados nas gravações no formato de checklist, publicações sobre o uso de vídeos na formação acadêmica em saúde, além de tutoriais disponíveis na internet sobre movie maker, edição de vídeos e uso de recursos gráficos em gravações de curta duração. Os critérios de avaliação contemplaram aspectos relacionados ao conteúdo, performance e criatividade. Participaram da estratégia 47 acadêmicos com a produção de sete vídeos, os quais tiveram duração entre três a dez minutos. Os dispositivos mais utilizados para a gravação foram telefones celulares, tablets e câmeras fotográficas. A apresentação das produções ocorreu em sala de aula e durante este processo buscou-se estimular os envolvidos a relatarem suas percepções acerca da experiência, bem como as fragilidades e potencialidade do uso do recurso para o processo ensino-aprendizado. A retenção do conhecimento foi avaliada por meio de questionário estruturado aplicado a todos os acadêmicos no final do semestre. Verificou-se que as questões relacionadas às marchas patológicas obtiveram respostas assertivas em 80%, o que demonstra a efetividade da metodologia utilizada. A gravação de vídeo como estratégia pedagógica para o ensino de conteúdo específico na disciplina foi positiva e com potencial de replicação no âmbito da Universidade. |