Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 238

Roda de Conversa


238

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E PARTICIPATIVAS NO ENSINO SUPERIOR DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Fernando Riegel (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)) ; Juciane Aparecida Furlan Inchauspe (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)) ; Gisela Maria Schebella Souto de Moura (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)) ; Maria da Graça de Oliveira Crossetti (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS))

Resumo:
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E PARTICIPATIVAS NO ENSINO SUPERIOR DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DESCRITORES: Metodologia. Estudantes de Enfermagem. Educação. Introdução: A evolução dos métodos de ensino nas últimas décadas tem sido uma constante, uma vez que se tem a necessidade de formar profissionais que sejam capazes de refletir acerca dos problemas que irão enfrentar em sua vida profissional. A educação é, portanto, percebida como um processo dinâmico e contínuo para construção do conhecimento1. A aprendizagem problematizadora vem sendo reconhecida como um instrumento ativador da integração teoria-prática no ensino em saúde1. Objetivo: apresentar um relato de experiência a partir do uso da Aprendizagem Baseada na Problematização como método de ensino em um curso de graduação em enfermagem de uma instituição privada no centro do Estado/RS. Método: considerando um problema formulado a partir de um caso clínico, os alunos trabalhavam em pequenos grupos com 5 alunos, para organizar ideias e conhecimentos anteriores relacionados com o problema apresentado, e definindo passos para resolução do caso. Resultados e Discussões: Avaliou-se a experiência como capaz de despertar nos estudantes reflexão sobre a construção de um espaço de aprendizado, que além de servir de articulador dos saberes teórico-práticos, permitiu aos alunos da graduação em enfermagem o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes a profissão. O ensino pela problematização estimula o estudante a participar como agente de transformação social, pois este método baseia-se no reconhecimento de que a educação acontece no interior da realidade, vista como um 'problema' a ser resolvido ou melhorado2. O estudante envolve-se no processo e é transformado por ele e o professor é um mediador/facilitador da aprendizagem deste3. Conclusão: O despertar do interesse do estudante para a busca do conhecimento foi essencial durante a sua formação. Considera-se que a Aprendizagem Baseada na Problematização é um método que se adapta às necessidades atuais do ensino dos cursos na área da saúde, pois é proativo e coloca o estudante no centro do processo educativo. Referências 1. Sousa SO. Aprendizagem baseada em problemas como estratégia para promover a inserção transformadora na sociedade. Acta Scientiarum. Education. 2010; 32(2): 237-245. 2. McGarry, J., Aubeeluck, A., James V. e Hinsliff-Smith, K. Maximising graduate status in pre-registration nursing programmes: Utilising problem based learning. Nurse Education in Practice. 2010; 11(6): 342-344. 3. Alcolea-Cosín MT, Oter-Quintana C, Martínez-Ortega RM, Sebastián-Viana T, Pedraz-Marcos A. Aprendizaje basado en problemas em la formación de estudiantes de enfermería. Impacto em la práctica clínica. Educ Med 2012; 15: 23-30.