Comunicação coordenada
143 | ENSINO-APRENDIZAGEM DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA | Autores: Juliana Ollé Mendes da Silva (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Ivete Palmira Sanson Zagonel (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Débora Maria Vargas Makuch (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Graciele de Matia (Faculdades Pequeno Príncipe) |
Resumo: Estudo de Revisão Integrativa que objetivou apontar as estratégias utilizadas no ensino da Enfermagem Pediátrica, no período de 1996 a 2015. Para o desenvolvimento foram selecionados 7.152 artigos na base de dados Science Direct, e 32, na BVS, utilizando as palavras-chave: teaching, nursing, pediatrics, learning, inclusive no idioma em português - ensino, enfermagem, pediatria, ensino - na BVS. Foram selecionados 16 artigos. Evidenciou-se a necessidade de incorporação de novas estratégias no ensino de pediatria na Enfermagem para melhorar a apropriação do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e competências. A escolha pelas estratégias inovadoras deve considerar o estudante como centro da ação educativa, protagonista de sua própria aprendizagem. Independente da metodologia selecionada, todas oportunizam aos estudantes experiências diversificadas, mesclando conhecimentos, habilidades e atitudes, sendo possível aprender ou melhorar habilidades motoras, de trabalho em equipe e de comunicação. Foram relatadas estratégias como a Simulação Realística1, com alta e baixa fidelidade2; as Tecnologias de Informação em Saúde (Blogs, PADs, Sites, Telessaúde3, entre outras); filmes como recurso didático; a Prática Baseada em Evidências; a Robótica; e os denominados Estágios Clínicos Funcionais4. O uso destas estratégias, especificamente no ensino desta especialidade, confere maior segurança, conforto, auto-confianca e motivação ao aluno, permitindo o desenvolvimento técnico e comportamental sem colocar o paciente em risco, tendo a oportunidade de retomar a situação e rever lacunas de aprendizado, corrigí-las e retornar ao "paciente" de forma mais acertiva. Fazem-se necessários novos estudos que comparem as várias estratégias existentes e os resultados alcançados, objetivando a formação de profissionais competentes. Descritores: Teaching, Nursing, Pediatrics, Learning. REFERÊNCIAS 1. Kelly MA, Fry M. Masters nursing students' perceptions of an innovative simulation education experience. Clinical Simulation in Nursing, 2013; 9(4):127-133. 2. Mahoney AED, Hancock LE, Iorianni-Ciambak A, Curley MAQ. Using high-fidelity simulation to bridge clinical and classroom learning in undergraduate pediatric nursing. Nurse Education Today, 2013; 33:648-654. 3. Hawkins SY. Telehealth nurse practitioner student clinical experiences: an essencial educational component for today's health care settings. Nurse Education Today, 2012; 32(8): 842-845. 4. Goddard L, Mackey S, Davidson PM. Functional clinical placements: a driver for change. Nurse Education Today, 2009; 30:398-404. |