Roda de Conversa
124 | PRÁTICAS INTEGRADORAS EM SALA DE AULA: DA ANATOMIA/FISIOLOGIA À SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PORTADORES DE DISTÚRBIOS EM NEURÔNIOS MOTORES | Autores: Marília Duarte Valim (Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunto I da Universidade Federal de Mato Grosso. Faculdade de Enfermagem (FAEN/UFMT).) |
Resumo: Introdução: relato de experiência que retrata uma prática bem-sucedida realizada em sala de aula, no período noturno, com 85 acadêmicos que compunham o terceiro módulo de graduação em enfermagem de um centro universitário privado do interior de São Paulo. O plano político pedagógico era composto pelo ensino-aprendizagem por sistemas e por competências. As competências a serem trabalhadas são: trabalho em equipe, comunicação interpessoal, comprometimento, ética, adaptabilidade e flexibilidade, responsabilidade social, raciocínio lógico e argumentação, gestão do tempo, liderança, empreendedorismo, criatividade e inovação e visão sistêmica. As competências a serem trabalhadas de forma integrada para o terceiro módulo da graduação foram pactuadas no início do semestre em colegiado de curso e elegeu-se a comunicação interpessoal, trabalho em equipe e visão sistêmica. As unidades de estudo que compunham o módulo eram anatomia, fisiologia e biologia celular, semiologia, semiotécnica e sistematização da assistência de enfermagem aplicada aos sistemas nervoso e locomotor e práticas assistidas à saúde do idoso. A referida experiência estava inserida no eixo temático "As células nervosas como unidades de formação do sistema nervoso", cujos conteúdos abordavam: neurônios e unidades de geração de impulsos nervosos; potencial de membrana em repouso e ação; bainha de mielina e velocidade da propagação do impulso; transmissão sináptica; histologia e fisiologia do sistema nervoso periférico. Por estes serem considerados conteúdos complexos e extensos e pela necessidade de correlação com a realidade vivida/percebida pelos educandos nas práticas e integração com as demais unidades de estudos, optou-se por simular uma sessão de cinema, cujo filme eleito foi "Teoria de Tudo", indicado ao Oscar em 2015, no qual o protagonista Eddie Redmayne levou o prêmio pela exímia interpretação do físico britânico Stephen Hawking, portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A história retrata o período da evolução da ELA e as manifestações objetivas e subjetivas e incapacidades geradas com sua progressão: incapacidades motoras, incapacidade verbal e não verbal, incontinência urinária e intestinal, dificuldades na alimentação, movimentação e imobilidade progressiva, as quais exigem do cliente e da família adaptações constantes e permanentes. A ELA é a causa mais comum de doença do neurônio motor que causa atrofia muscular, com sinais e sintomas que causam paralisia bulbar e atrofia muscular progressiva1. Objetivos: articular os temas das unidades de estudo de anatomia, fisiologia e biofísica celular aplicadas ao sistema nervoso e locomotor com as unidades de semiologia e semiotécnica e as práticas em saúde do idoso, de forma a desenvolver a capacidade do educando para a percepção e promoção da visão holística; problematizar os conteúdos teóricos com as práticas e as realidades demonstradas pelos portadores de ELA; correlacionar e integrar a biografia do filme "Teoria de Tudo" a fim de estimular o pensamento crítico, reflexivo e analítico do educando frente às vivências práticas do futuro enfermeiro; contextualizar os aprendizados adquiridos com achados de artigos científicos indexados, a fim de evidenciar a importância da pesquisa na prática clínica do futuro enfermeiro; mobilizar para a aprendizagem ativa por meio de expressão, busca ativa, trabalho em equipe e contextualização prática para a (re)construção conjunta de conhecimentos, habilidades e atitudes; promover o desenvolvimento da comunicação interpessoal, por meio de apresentações e debates e aprimoramento da comunicação escrita apresentada no plano de cuidados de enfermagem, utilizando-se de raciocínio crítico e problematizador. Descrição metodológica: os educandos foram convidados a participar da sessão de cinema e por isso foi permitido o consumo de pipocas e refrigerantes, com o propósito de desvinculá-los da realidade da sala de aula convencional, fato que colaborou para que adesão e participação fosse expressiva, assim como o interesse demonstrado pelo filme. A problematização foi eleita como metodologia a ser utilizada nos encontros, a qual tem como premissa maior a conscientização do educando, o qual é estimulado a formular um pensamento crítico sobre a realidade e seus determinantes, de maneira que rompa com o senso comum, a caminho da curiosidade epistemológica. O aprendizado só é capaz de ser concluído através de correlação com a prática, estimulando-o a intervir sobre ela, e assim como não há ação sem reflexão também não há teoria sem prática. O método do ensino se dá através do diálogo (saber ouvir, falar e silenciar), baseado no respeito mútuo e na horizontalidade das relações humanas2. Após o filme, durante as duas primeiras aulas do próximo encontro, os educandos foram encorajados a formarem equipes de oito integrantes e projetou-se imagens e trechos do protagonista com suas principais necessidades humanas afetadas com o progredir da doença (fala, locomoção, paralisias, deglutição, eliminação, dentre outros) para que os educandos refletissem sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) a portadores de ELA. Foram projetados também relatos de clientes e familiares portadores de ELA publicados em artigos científicos, que retratavam de forma impactante e realista algumas dificuldades vivenciadas com a evolução da doença. A equipe designou um líder, o que colaborou para que as competências do módulo fossem desenvolvidas e mobilizou para a entrega e apresentação do plano de cuidados com qualidade e em tempo hábil. Cada equipe foi designada a concluir pelo menos oito Diagnósticos de Enfermagem (DE) seguidos das principais prescrições de enfermagem e os resultados esperados3. Assim, no próximo encontro de 2 aulas, as equipes apresentaram os planos de cuidados de enfermagem. Resultados: foi possível perceber a sensação de conforto pelos educandos no momento do filme. Ficou evidente a coerência da realização pelas equipes de planos de cuidados capazes de atender às reais necessidades psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais do portador de doenças do neurônio motor. Os educandos, por meio de comunicação verbal e comunicação escrita, debateram plano de cuidados de qualidade, seguindo o referencial teórico da enfermagem trazido por Wanda de Aguiar Horta4. Muitos educandos correlacionaram o plano de cuidados com exemplos práticos vivenciados nas práticas assistidas em saúde do idoso e a outros agravos similares, como a esclerose múltipla e a doença de Alzheimer. Os relatos dos estudos com portadores de doenças do neurônio motor contribuíram na percepção da necessidade da inclusão da pesquisa na prática do enfermeiro. Conclusão: os recursos metodológicos utilizados, aliados ao ensino por competências e integração de conteúdos e unidades de estudo, colaboraram no processo de ensino-aprendizagem mesmo diante das dificuldades encontradas - como o número excessivo de alunos em sala de aula, o período do curso e os conteúdos trabalhados. Implicações para a enfermagem: metodologias ativas devem ser planejadas e desenvolvidas com base nos recursos disponíveis e seus resultados devem ser publicados a fim de que possam ser reproduzidos e implementados. |