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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 70

Roda de Conversa


70

O USO DE TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Aline Cecilia Pizzolato (Enfermeira. Doutoranda, Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Curitiba-PR, Brasil.) ; Larissa Gramazio Soares (Enfermeira. Doutoranda, Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Docente de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Curitiba-PR, Brasil.) ; Marineli Joaquim Méier (Docente, Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Curitiba-PR, Brasil.) ; Mitzy Tannia. R. Danski (Docente, Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Curitiba-PR, Brasil.)

Resumo:
Introdução: As práticas pedagógicas em Enfermagem, ainda são, insuficientes para atender os desafios propostos na formação do enfermeiro com pensamento crítico-reflexivo. Assim, a implementação de estratégias inovadoras, minimizam a indissociabilidade entre teoria e prática e favorecem o processo ensino-aprendizagem. Objetivo: Descrever a experiência da aplicação de metodologias ativas e uso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Método: Relato de experiência, a partir do seminário "Relação professor-aluno" apresentado para 23 pós-graduandos na disciplina de Políticas de Educação e Processo Pedagógico do Ensino Superior. Ocorreu no mês de maio de 2016, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR. Resultados: Inicialmente foram lançadas algumas questões sobre o tema por meio de estudo dirigido no ambiente virtual de aprendizagem - Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (MOODLE) com uma semana de antecedência, como forma de aproximação à temática. O seminário de 50 minutos iniciou a partir do Brainstorming a cerca da temática, posteriormente prosseguiu-se para a exposição dialogada do tema utilizando o software on-line PREZI®, que permitiu a criação de uma apresentação dinâmica. Como resgate da atividade solicitada pelo MOODLE, as respostas dos discentes foram compiladas em categorias e exibidas como nuvem de palavras pelo software Tagxedo®, valorizou a participação dos discentes bem como, enriqueceu a reflexão sobre a temática por meio do destaque dos conhecimentos dos estudantes. Por fim, foi apresentado aos discentes o exemplo de uma escala e um Massive Open Online Course (MOOC) que permeiam o tema abordado. Conclusão: A experiência vivenciada possibilitou aos pós-graduandos repensar as estratégias de ensino-aprendizagem disponíveis e colaborou para valorizar a participação dos estudantes como co-produtores do conhecimento. Contribuição para Enfermagem: Portanto, o uso de práticas pedagógicas inovadoras em Enfermagem, por meio de metodologias ativas e de TIC contribui na formação de profissionais críticos-reflexivos. Descritores: Educação em Enfermagem; Educação Superior; Metodologia