Roda de Conversa
527 | ESTILO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM | Autores: Vera Lucia Mira (Escola de Enfermagem da USP) ; Daniela Miori Pascon (PUC SP) ; Eloá Otrenti (Escola de Enfermagem da USP) |
Resumo: Com a finalidade de compreender como acontece o processo cognitivo na aprendizagem, o OBJETIVO desta pesquisa foi identificar os estilos de aprendizagem de graduandos de enfermagem. METODOLOGIA Estudo quantitativo exploratório e descritivo, realizado no Curso de Graduação de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Participaram do estudo, 96 alunos, apenas um aluno não respondeu ao questionário. Foi empregado o instrumento CHAEA , que constitui-se de um inventário composto por 80 itens sobre aprendizagem, subdivididos em 20 afirmativas para cada estilo, a frequência de concordância e discordância caracterizam o perfil predominante de aprendizagem - estilo de aprendizagem. Utilizamos análise estatística descritiva inferencial, teste de Kruskal-Wallis, com nível de significância de 5%. O projeto principal foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE 44740015.4.0000.5392. Os RESULTADOS mostraram que a maioria dos alunos tinham entre 20 e 29 anos (60,4%); exerciam atividades renumeradas, 60,4%. O estilo de aprendizagem predominante foi o Reflexivo (60,4%) ponderado, consciencioso, receptivo, exaustivo e analítico; seguido pelo Teórico (12,5%) crítico, metódico, lógico, objetivo e estruturado; pragmático (8,3%) realista, prático, eficaz, experimentador e direto; ativo (6,2%) animador, improvisador, descobridor, arriscado e espontâneo; e com mais de um estilo (12,5%). Encontramos associação significante entre estilo de aprendizagem e ano do curso, sendo que estudantes do segundo ano do curso apresentaram o estilo Reflexivo como dominante (p 0.017). CONCLUSÕES O Curso estudado adota a Aprendizagem Baseada em Problemas, que utiliza metodologias ativas e que coaduna com a predominância do estilo reflexivo. O perfil de estilo de aprendizagem possibilita o planejamento plural do processo ensino-aprendizagem e das avaliações formativas e somativas, subsidiando a implementação de metodologias ativas de ensino. O reconhecimento do estilo pelo graduando favoreceu sua reflexão acerca de suas próprias maneiras de aprender, possibilitando ajustes pessoais no processo de ensino aprendizagem. Descritores: enfermagem, estilos de aprendizagem e aprendizagem. |