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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 323

Roda de Conversa


323

O USO DE TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: PERSPECTIVA DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

Autores:
Michelle Caroline Santos (Universidade Federal do Paraná) ; Marineli Joaquim Meier (Universidade Federal do Paraná) ; Mitzy Tannia Reichembach Danski (Universidade Federal do Paraná)

Resumo:
Introdução: A disciplina de processo pedagógico do ensino superior em enfermagem foi ofertada no Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFPR no primeiro semestre de 2016 com carga horária de 60 horas, a finalidade é instrumentalizar o pós graduando a docência pautada pelas tecnologias de informação e comunicação, práticas educacionais abertas e inovadoras para um processo ensino aprendizagem significativo(1-2). Contou com a participação de 23 estudantes de mestrado e doutorado. Objetivo: analisar a avaliação da disciplina realizada pelos participantes. Método: exploratório(3) que examinou o instrumento de avaliação da disciplina com questões abertas e fechadas sendo 12 itens gerais e 23 subitens, abordando: identificação da disciplina, ementa, objetivos, conteúdo programático, desenvolvimento da disciplina, proposta geral, bibliografia, cronograma, atividades, professores, participação como estudante, e o processo ensino aprendizagem. Resultados: o método indicado pelos discentes na disciplina foi interacionista (52,17%), problematizador (21,73%), interacionista, problematizador e expositivo (21,73%) e interacionista e problematizador (4,34%). Estratégias variadas foram mencionadas e caracterizadas como relevantes, das quais se destaca fórum de livros (21,51%), tempestade cerebral (13,92%), júri simulado (12,65%), sala de aula invertida (11,39%), apresentação esquemática (10,12%), seminário (10,12%), discussão em grupo (5,06%), estudo de caso (5,06%) e outros (10,12%), qualificados em sua maioria como ótimos. Em relação à mudança do comportamento dos participantes influenciados pelo processo ensino aprendizagem vivenciado na disciplina, a maioria (82,60%) referiu transformação significativa na prática docente. No quesito participação, o pós-graduando foi questionado a atribuir valores de (0 a 2) por meio da auto avaliação os resultados foram superiores a um com justificativas variadas. Conclusão: A principal contribuição para os discentes foi compreender o processo ensino-aprendizagem em uma nova perspectiva, com uso de tecnologias, recursos educacionais abertos, cursos massivos abertos online/MOOC, criatividade e inovação. A experimentação foi essencial para mudança na concepção do papel estudante-professor, pois contribui na formação de estudantes críticos-reflexivos. Descritores: Educação em Enfermagem; Educação Superior; Metodologia Referências 1.Souza SS, Iglesias AG, Pazin-Filho A. Estratégias Inovadoras para métodos de ensino tradicionais- aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto). [internet] 2014;47(3):284-292 [acesso em 05 jul 2016]. Disponível: http://revista.fmrp.usp.br/2014/vol47n3/6_Estrategias-inovadoras-para-metodos-de-ensino-tradicionais-aspectos-gerais.pdf 2. Agenda Regional de Práticas Educacionais Abertas (PEA). Uma abordagem de base para o desenvolvimento de um espaço de educação superior na America Latina e na Europa. 2014. [acesso em 11 julh 2016]. Disponível: file:///C:/Users/Chelli/Downloads/OEP_Agenda_PT.pdf 3.Hulley SB, et al. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica.3. ed. Porto Alegre: Artmed; 2008. 384 p.