Comunicação coordenada
276 | OPINIÃO DE DISCENTES SOBRE O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. | Autores: Danielle Costa de Souza (UNIGRANRIO/ EEAM-UFRJ) ; Maria da Soledade Simeão dos Santos (EEAN/UFRJ) |
Resumo: Introdução: As metodologias ativas podem ser métodos identificados com um processo pedagógico centrado no aluno e produtor de autonomia, desde que não sejam utilizadas como métodos isolados, dentro de uma lógica utilitária característica da educação bancária(1). Objetivo: discutir a opinião, por parte dos discentes, do uso das metodologias ativas durante a graduação em enfermagem. Descrição metodológica: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem exploratória, descritiva, com utilização do método da pesquisa-ação desenvolvida na Estratégia Saúde da Família. Resultados: Todos os discentes relataram vivenciarem algum tipo de metodologia ativa durante a graduação, as mais citadas foram à simulação realística, método da problematização, método do caso. Enfatizaram que o uso das MA estimula e enriquece o processo ensino aprendizado, pois, ele passa a aprender fazendo. Cabe ao professor conduzir o processo metodologicamente, estimular as atividades dos alunos, apoiar e valorizar as iniciativas na direção do foco maior que é a solução ao problema em estudo(2). Conclusão: Os discentes percebem como uns dos benefícios pedagógicos das MA, a autonomia, a criatividade e a reflexão. Contribuições / implicações para a Enfermagem: Contribui para melhoria da qualidade da assistência de enfermagem, bem como para o aprimoramento do ensino superior. |