Roda de Conversa
372 | APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA | Autores: Maria Zilma dos Santos (FACULDADE MEDICINA MARÍLIA) ; Márcia Aparecida Padovan Otani (FACULDADE MEDICINA MARÍLIA) ; Maria José Sanches Marin (FACULDADE MEDICINA MARÍLIA) ; Silvia Franco da Rocha Tonhom (FACULDADE MEDICINA MARÍLIA) |
Resumo: Introdução: A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é um método de aprendizagem ativa que se reveste de características importantes no atendimento das atuais necessidades de formação profissional, além de bastante difundido e utilizado em diferentes áreas do conhecimento, porém, pouco se conhece sobre sua utilização nos cursos de graduação em enfermagem. Objetivo: Descrever como a ABP vem sendo utilizada nos cursos de graduação em enfermagem, os pontos positivos, os negativos e os desafios dessa utilização, a partir de uma revisão integrativa da literatura. Método: Estudos de revisão integrativa da literatura, realizado nas bases de dados Education Resources Information Center (ERIC), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e PubMed em fevereiro de 2016, utilizando os descritores (problem-based learning) and nursing, a partir do ano de 2010. Após aplicação dos critérios de exclusão, foram selecionados para análise 36 artigos. Resultados: A ABP é um método de ensino e aprendizagem utilizado no mundo todo como uma alternativa ao método tradicional de ensino, porém sua utilização é pequena e recente nos cursos de graduação em enfermagem. Os aspectos positivos da ABP coadunam com as necessidades colocadas à formação profissional para a atualidade. Em contrapartida, encontram-se também dificuldades e desafios a serem enfrentados, como a necessidade da capacitação de estudantes e professores para compreensão dos princípios que orientam seu desenvolvimento. Considerações finais: Apesar da positividade indicada no uso da ABP, é preciso que sua aplicabilidade seja constantemente revista e acrescida de outros métodos que possam reforçar as habilidades necessárias à formação para o atual mundo do trabalho. Descritores: Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação em Enfermagem. Educação Superior Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem REFERENCIAS Silva DB. As principais tendências pedagógicas na prática escolar brasileira e seus pressupostos de aprendizagem Santa Maria (RS): Universidade Federal de Santa Maria; 2002. Pereira CL. Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições para os estudos da linguagem. Psic Est. 2012;17(2):277-86. Gadotti M. Pensamento pedagógico brasileiro. 7ª ed. São Paulo (SP): Atica; 2002. Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface Comun Saúde Educ. 1998;2:139-54. Souza CS, Iglesias AG, Pazin-Filho A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais: aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto). 2014;47(3):284-92. 1. Enfermeira, Mestranda do Programa de Mestrado Profissional "Ensino em Saúde" da Faculdade de Medicina de Marília e Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Clínicas de Marília. Marília, Estado de São Paulo, Brasil. Mari_zilma@hotmail.com 2. Enfermeira, Doutora em Saúde Coletiva, Docente da Faculdade de Medicina de Marília. Marília, Estado de São Paulo, Brasil. 3. Enfermeira, Docente do Curso de Enfermagem e do Programa de Mestrado Profissional "Ensino em Saúde" da Faculdade de Medicina de Marília, Docente do Curso de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho". Marília, Estado de São Paulo, Brasil. 4. Docente do Curso de Enfermagem e do Programa de Mestrado Profissional "Ensino em Saúde" da Faculdade de Medicina de Marília. Marília, Estado de São Paulo, Brasil. |