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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 162

Comunicação coordenada


162

SIMULAÇÃO DE ALTA FIDELIDADE: O ENSINO DO CUIDADO NA INTERCORRÊNCIA DO PÓS-OPERATÓRIO MEDIATO POR MEIO DO SIMULADOR SIMMAN

Autores:
Neide da Silva Knihs (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Lucia Nazareth Amanta (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Juliana Balbinot Reis Girondi (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Keyla Cristiane do Nascimento (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Maria Lígia dos Reis Bellaguarda (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)

Resumo:
SIMULAÇÃO DE ALTA FIDELIDADE: O ENSINO DO CUIDADO NA INTERCORRÊNCIA DO PÓS-OPERATÓRIO MEDIATO POR MEIO DO SIMULADOR SIMMAN Neide da Silva Knihs Lucia Nazareth Amanta Juliana Balbinot Reis Girondi Keyla Cristiane do Nascimento Maria Lígia dos Reis Bellaguarda INTRODUÇÃO: Simulação realística de alta fidelidade tem como proposta garantir a segurança no processo de assistência ao paciente1-3. OBJETIVO: Apresentar guia clínica para o desenvolvimento de simulação realística/alta fidelidade no atendimento de intercorrência no pós-operatório imediato junto a alunos de graduação de enfermagem na disciplina que ensina o cuidado perioperatório. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Relato de experiência sobre o ensino teórico-prático de intercorrências no período pós-operatório imediato para alunos de graduação de enfermagem do quinto período de uma universidade pública do sul do Brasil. A experiência aconteceu entre maio e junho de 2016. Para o desenvolvimento da atividade foi elaborada uma guia clínica conforme metodologia proposta pela FundaciónProgresos Salud Consejerá de Salud4. O simulador utilizado foi o SimMan, o qual possibilita inserir eu seu software alterações clínicas. O instrumento elaborado seguiu as etapas:1°) Descrição do cenário para simulação de alta fidelidade: tempo proposto, objetivos e conteúdo); 2°) Descrição do conteúdo da simulação: situação de partida, elementos da simulação, alterações e intercorrências relacionadas a cena, material desejado, intervenções dos alunos; 3°) Inserção do conteúdo proposto no software do simulador; 4°)Descrição da encenação para o aluno; 5°) Descrição dos padrões dodebriefing. Posteriormente à prática, os alunos fizeram avaliação da mesma mediante um questionário avaliativo elaborado no Google drive. RESULTADOS: quando questionado aos alunos se a simulação aumentou suas habilidades para atender o paciente no pós-operatório imediato, 17,2% consideram a atividade muito boa e 62,1% como excelente para melhor suas habilidades. Quando questionados se a simulação auxiliou no aprendizado do cuidado, 44,8% consideraram como muito bom e 31% como excelente. CONCLUSÕES: mais de 80% dos alunos consideram a simulação de alta fidelidade com um método importante para melhor suas habilidades. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: possibilitar ao aluno, futuro enfermeiro aprimorar o raciocínio clinico, tomada de decisão e agilidade no cuidado ao paciente no pós-operatório imediato. REFERÊNCIAS: Costa, RRde O et al. O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica. Revista espaço para a saúde. 2015; 16(1): 59-65. 2. Costa RRO. A simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem em enfermagem. Natal. Dissertação [Mestrado em Enfermagem] - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2014. 3. Oliveira SN, Prado ML, Kempfer SS. Utilização da simulação no ensino da enfermagem: revisão integrativa. REME Rev Min Enferm. 2014; 18(2): 487-495. Fundación Progresos SaludConsejerá de Salud, Granada, Espanha. [internet]. 2014 [acessado 20 jun 2016]. Disponível em: https://www.linkedin.com/company/iavante-foundation