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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 44

Roda de Conversa


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ABORDAGEM DIALÓGICA E COLABORATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM

Autores:
Iara Sescon Nogueira (Universidade Estadual de Maringá) ; Giselle Fernanda Previato (Universidade Estadual de Maringá) ; Célia Maria Gomes Labegalini (Universidade Estadual de Maringá) ; Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera (Universidade Estadual de Maringá)

Resumo:
Introdução: A abordagem dialógica centra-se na interação, diálogo e participação dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, focando-se no compartilhamento de saberes, interações e consensos entre as pessoas, promovendo uma aprendizagem libertadora e critica1. Questiona-se assim, como essa abordagem contribui para o processo de ensino-aprendizagem em enfermagem? Objetivo: Analisar as percepções de integrantes de um grupo de estudos sobre a abordagem dialógica e colaborativa no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem. Descrição metodológica: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado de maio a junho de 2016. Foram convidados para participar do estudo integrantes de um grupo de pesquisa, de programa de pós graduação em enfermagem, vinculado a uma instituição pública de ensino superior localizada no noroeste do estado do Paraná-Brasil. O levantamento de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada desenvolvida em ambiente virtual utilizando a ferramenta digital Google Forms®. O mesmo foi composto por questões referentes às percepções sobre as vivências no grupo de estudos cuja abordagem dialógica colaborativa foi empregada. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin2. A pesquisa seguiu os preceitos éticos da resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde3 e possui parecer favorável pelo comitê de ética em pesquisa de nº 375.459/2013. Resultados: Participaram do estudo cinco alunas de mestrado e uma de doutorado. A análise dos dados identificou que a abordagem dialógica e colaborativa com alunos de pós-graduação favorece o aprendizado crítico e reflexivo, pelo estímulo a relação interpessoal, valorização dos saberes do grupo e a correlação entre teoria e prática, contribuindo para a efetivação do processo ensino-aprendizagem. Conclusão: A abordagem dialógica e colaborativa possibilitou a troca de saberes, práticas e maior relação interpessoal, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem em enfermagem. Contribuições/implicações para a Enfermagem: Observa-se que a abordagem dialógica e colaborativa é uma metodologia ativa possível e efetiva no ensino da enfermagem. Referências: 1. Freire P. Pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, 2014. 2. Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011. 3.Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília; 2012. Palavras-Chave: Enfermagem; Educação; Pesquisa em Educação de Enfermagem.