Roda de Conversa
552 | A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO NO ENSINO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Dayse Maria de Vasconcelos Rodrigues (Universidade Federal Fluminense) ; Pâmela Gioza da Silveira (Universidade Federal Fluminense) ; Ticiane Roberto Pinto Góes (Universidade Federal Fluminense) ; Bianca Marques dos Santos (Universidade Federal Fluminense) ; Fabiola de Oliveira Pires Vasconcelos (Universidade Federal Fluminense) |
Resumo: Introdução: O modelo de ensino aprendizagem está em constante mudança, existem diversas formas de aprender. O novo cenário educacional está sendo configurado por uma liberdade de tempo e no espaço no que se refere ao processo de ensino aprendizagem1. A formação do enfermeiro não destoa dessa realidade, no que se refere a interligação da teoria e da prática deve-se destacar a necessidade de enxergar de modo integral o individuo e o meio que o cerca. Objetivo: O presente relato tem como objetivo abordar a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Metodologia: Este estudo consiste em um relato de experiência das autoras, enquanto discentes, do Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, Campus de Niterói/RJ/Brasil, com o intuito de relatar avanços e dificuldades observadas durante vivência acadêmica. Resultados: Durante os nove períodos que compõem a formação acadêmica, em apenas dois momentos as metodologias ativas foram empregadas: 1º) Em uma disciplina que compunha o currículo da licenciatura e 2º) Em um estagio curricular. Na disciplina, éramos responsáveis por criar nossos parâmetros avaliativos juntamente com o professor (facilitador), e no estagio a cada novo desafio encontrado o estímulo era no sentido de que pesquisássemos e trouxéssemos nossos achados para discussão. Conclusão: Apesar da grande aceitação e aprovação por parte dos alunos, as metodologias ativas pouco figuram dentre os métodos de ensino aprendizagem empregados atualmente em nosso curso. Implicações/Contribuições para a Enfermagem: Numa profissão onde empoderamento, responsabilidade e disciplina mostram-se imprescindíveis, as metodologias ativas deveriam ser grandes aliadas para a obtenção de tais resultados e não atuarem apenas coadjuvantes no ensino. Referências Bibliográficas: 1. Morán J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Ponta Grossa. 2015. |