Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 180

Comunicação coordenada


180

METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DA UNESP-BOTUCATU-SP.

Autores:
Cassiana Mendes Bertoncello Fontes (Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP) ; Maria Helena Borgato (Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP) ; Sílvia J. Papini (Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP) ; Janete P. Simonetti (Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP) ; Silvana Andrea Molina (Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP)

Resumo:
Cassiana Mendes Bertoncello Fontes* Maria Helena Borgato* Sílvia Justina Papini** Janete Pessuto Simonetti* Silvana Andrea Molina* Introdução: O Programa de Residência Multiprofissional (PRMP) em Saúde do Adulto e do Idoso, do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP - Botucatu/SP - Brasil é composto por profissionais das áreas de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e Farmácia. O Projeto Político do Curso possui conteúdos teóricos, práticos e teórico-práticos, com a finalidade de capacitar os residentes para o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. Os princípios norteadores dos processos de ensino e aprendizagem e de avaliação articulam a construção dos saberes interdisciplinares. Objetivo: Descrever as metodologias ativas de ensino e aprendizagem e de avaliação formativa. Metodologia: descritiva e como relato de experiência de tutores do PRMP. Resultados e Discussão: Na construção do conhecimento proporcionado pelas metodologias ativas, a vivência de diversos cenários é oferecida por diferentes formas de trabalho em equipe, nas quais professor assume papel de facilitador. Entre as metodologias ativas utilizadas pelo PRMP, destacamos a  condução de narrativas, por seu potencial de promover a reflexão do sujeito, e fomentar práticas profissionais com capacidade de construir respostas interssetoriais às necessidades sociais de saúde, ligada à confeccção de portfolio individual ou em grupo, como ferramenta que estimula o pensamento reflexivo e colaborativo, para articulação da solução de problemas complexos. A problematização foi empregada como estratégia para o desenvolvimento da autonomia e compreensão da responsabilidade individual e coletiva na atuação profissional dos residentes. A avaliação da aprendizagem foi realizada a partir da confecção de mapas conceituais, representando a construção do conhecimento interdisciplinar, partindo de um caso de alta complexidade. Os mapas conceituais são representações gráficas que identificam fluxos de ações interdisciplinares, conectadas e transformadas em propostas pelos residentes. Conclusão: Estratégias inovadoras e ativas tem o potencial de corroborar positivamente na formação de profissionais do PRMP e que possam atender às necessidades do SUS. DeCS: equipe interdisciplinar de saúde; ensino; aprendizagem Referências: Gomes AP et al. O papel dos mapas conceituais na Educação Médica. Rev Bras de Educação Médica. 35(2):275:82, 2011. Cotta RMM et al. Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino aprendizagem. Ciência e Saúde Coletiva, 17(3):787-796, 2012. *Enfermeiras, **Nutricionista. Professoras Doutoras do Curso de Graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP- Botucatu-SP. cmbf@fmb.unesp.br