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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 203

Comunicação coordenada


203

Role-Playing como estratégia pedagógica para o ensino de competências em enfermagem: relato de experiência

Autores:
Fernanda Leticia Frates Cauduro (Universidade de São Paulo) ; Rodrigo Francisco de Jesus (Universidade de São Paulo) ; Claudia Prado (Universidade de São Paulo)

Resumo:
Na formação acadêmica em enfermagem o desenvolvimento de competências técnicas e humana é imperativo ao processo ensino-aprendizado e o uso de estratégias pedagógicas que promovam a articulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes é essencial para uma formação de qualidade e que vá ao encontro das necessidades da prática assistencial. O role-playing (RP), ou dramatização, é um recurso pedagógico que advém do psicodrama e tem sido utilizado para esta finalidade nos cursos de formação das ciências saúde1. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência do uso do RP como estratégia pedagógica na disciplina de Semiologia e Semiotécnica do curso de graduação em enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) situada no município de Curitiba-PR. A dramatização propriamente dita foi conduzida no laboratório de habilidades cujos conteúdos trabalhados foram anamnese e exame físico geral. Os acadêmicos que participaram como atores se candidataram voluntariamente para a atividade. Para o estudo das cenas foram elaborados roteiros e especificado as atribuições para aqueles que interpretariam os enfermeiros e os pacientes. Para os observadores, elaborou-se checklist em que estavam listadas as competências a serem identificadas. As cenas duraram em média 10 minutos e após a dramatização, a facilitadora responsável realizou o feedback com os atores além de solicitar aos demais discentes que relatassem suas percepções acerca do que havia sido observado corroborando a literatura científica. Esta foi a primeira experiência do uso do RP no curso de graduação em enfermagem desta IES o qual se mostrou efetivo para o ensino da disciplina em questão, pois possibilitou aos acadêmicos refletirem sobre os temas de estudo, interagirem e sobretudo o desenvolvimento de competências necessárias para a anamnese e exame físico.