Comunicação coordenada
95 | ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ENFERMAGEM NA CONSTRUÇÃO DE LINHAS DE CUIDADO EM ATENÇÃO PSICOSSOCIAL | Autores: Roseli Schmoeller (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Silvana Silveira Kempfer (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Gisele Cristina Manfrini Fernandes (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Luciara Fabiane Sebold (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Juliana Balbinot Reis Girondi (Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo: ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ENFERMAGEM NA CONSTRUÇÃO DE LINHAS DE CUIDADO EM ATENÇÃO PSICOSSOCIAL Silvana Silveira Kempfer , Gisele Cristina Manfrini Fernandes ,Roseli Schmoeller , Luciara Fabiane Sebold , Juliana Balbinot Reis Girondi INTRODUÇÃO: O Sistema Único de Saúde (SUS) tem estruturado seu modelo de atenção por meio de redes de cuidado. Estas redes possuem base territorial e transversal buscando o estabelecimento de cuidados clínicos com abordagem ampliada e qualificada, com enfoque no acolhimento, vínculo, singularidade, considerando as singularidades dos sujeitos. Por que pensamos em linhas de cuidado na saúde? A linha de cuidado com os usuários e familiares deve observar a complexidade da realidade de cada sujeito, e, para atender as demandas de saúde e agravos, é preciso pensar na intersetorialidade dos serviços de saúde e demais pontos da rede de apoio necessárias. Devemos valorizar as demandas dos usuários na sua singularidade para construir estratégias que fortaleçam a contratualidade e a corresponsabilização na relação usuário, serviços e territórios. Linha de cuidado é o itinerário pensado para expressar fluxos assistenciais seguros, garantindo ao usuário a atenção às suas necessidades de saúde. É possível contar com diferentes sistemas que se constituem em redes de apoio na construção de linhas de cuidado, dentre eles as Organizações Não-Governamentais, o Sistema Judiciário, a Segurança Pública, a Assistência Social, a Vigilância em Saúde, as Instituições de Ensino, a Vara da Infância, Juventude e Idoso, as ONGs, os Centros Comunitários, os Centros de Convivência, os Conselhos, o Ministério Público, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e seus mecanismos de atendimento à população. OBJETIVO: Descrever a experiência de estudantes de enfermagem na construção de linhas de cuidado em atenção psicossocial. METODOLOGIA: Relato de experiência desenvolvido por estudantes de enfermagem de uma Universidade Pública do Sul do Brasil, que cursavam a disciplina de Processo de Viver Humano V - Atenção Básica e Saúde Mental. O estudo fez parte de uma atividade pedagógica desenvolvida durante o primeiro semestre de 2016, onde os estudantes de enfermagem da sétima fase construíram uma linha de cuidado na área da atenção psicossocial. A experiência ocorreu em três momentos: o primeiro em sala de aula, os estudantes receberam um caso clínico de uma família que tinha necessidades de cuidados na atenção psicossocial. No segundo momento, os estudantes fizeram uma visita a um ponto da rede de apoio para o desenvolvimento de cuidados na atenção psicossocial. Esta visita era guiada pelo estudo clínico da aula anterior. O terceiro momento destina-se a socialização da experiência e a consolidação do conhecimento sobre as redes de cuidado construídas pelos estudantes. Os estudantes fazem o contato com algum ponto da Rede de Atenção à Saúde ou em um ponto de outra Rede de Apoio, e, levam consigo uma carta de apresentação fornecido pela Coordenação da Disciplina, constando os objetivos da atividade e do uso das informações. RESULTADOS: A construção do conhecimento de enfermagem na área da atenção psicossocial vem sendo aprimorada em cada momento histórico. Desde o período da reforma psiquiátrica até os dias atuais, os modos de cuidar dos usuários dos serviços de saúde mental avançam no sentido da qualificação das práticas, da ampliação dos serviços envolvidos, bem como na perspectiva da constituição de redes de cuidado. A inserção do estudante de enfermagem nos serviços de atenção psicossocial, das redes de apoio, e a construção de linhas de cuidado podem contribuir sobremaneira para a qualificação do cuidado desenvolvido pelos profissionais. Proporcionar uma experiência prática para os estudantes por meio da construção de linhas de cuidado, baseadas em um caso clínico, é essencial para facilitar a compreensão do itinerário do usuário na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e nas demais Redes de Apoio para a realização de um cuidado ampliado em saúde mental. Nesta perspectiva, esta experiência visou aproximar os estudantes de enfermagem da realidade que será vivenciada por eles em sua prática profissional, conhecendo as redes de atenção à saúde e suas conexões com outras redes, facilitando a tomada de decisões e o planejamento do cuidado aos usuários dos serviços de saúde, por meio de um exercício simulado através de um estudo clínico. A experiência ocorreu em três momentos: no primeiro momento, em sala de aula, os estudantes recebem um caso clínico, de uma situação complexa envolvendo necessidades de atenção psicossocial. Neste momento, os estudantes são divididos em duplas, discutem o caso clínico e definem sua linha de cuidado para o caso. Após a reflexão e a conduta definida, decidem em qual ponto da rede de atenção farão a visita para esclarecimentos. O segundo momento constitui-se por uma visita que os estudantes fazem em um ponto da Rede de Atenção à Saúde ou outro ponto de alguma Rede de Apoio, que possa contribuir na resolução do caso clínico. A visita tem uma questão norteadora e tem o objetivo de buscar informações relevantes com profissionais que trabalham no local definido, para auxiliar a construção da linha de cuidado. No terceiro momento, os estudantes, socializam para toda a turma e os docentes da Disciplina, suas decisões clínicas relacionadas ao caso, bem como a sua linha de cuidado construída, com base em seus conhecimentos e nas informações colhidas na entrevista desenvolvida em algum ponto da rede. CONCLUSÃO: O desenvolvimento de práticas pedagógicas ativas favorece a autonomia dos estudantes de enfermagem na tomada de decisão quanto a melhor estratégia de cuidado a usuários dos serviços de saúde na área da atenção psicossocial. O uso de casos clínicos e a visita a serviços de atenção psicossocial, a troca de experiências entre os estudantes e profissionais amplia as possibilidades de aprendizagem. A experiência foi considerada enriquecedora, gratificante e de muito aprendizado pelos estudantes, na medida em que conversaram entre si, pesquisaram sobre a temática de linhas de cuidado e redes de atenção psicossocial, conversaram com profissionais que estão inseridos nos diferentes pontos de redes e socializaram sua experiência de construírem uma linha de cuidado para os usuários a partir de um caso clínico. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: As experiências pedagógicas ativas se constituem em estratégias de ensino aprendizagem que favorecem a autonomia, a tomada de decisões e o pensamento clínico de estudantes de enfermagem. REFERÊNCIAS: 1.Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Guia Estratégico de Cuidado em Álcool e Outras Drogas - Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Descritores: Educação em Enfermagem, Saúde Mental, Estudantes de Enfermagem Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Área Temática 5: Metodologias ativas no Ensino de Enfermagem |