Roda de Conversa
211 | USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MESTRANDAS EM ENFERMAGEM | Autores: Ana Carolina Macri Gaspar (UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso) ; Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Priscila Aguiar Mendes (UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso) |
Resumo: INTRODUÇÃO: Atualmente há discussões sobre a construção de novas propostas pedagógicas na enfermagem, com currículos integrados e desenvolvidos a partir de metodologias ativas. Esse método propõe desenvolver o ensino-aprendizagem de forma crítico-reflexivo, no qual o educando participa e se corresponsabiliza com o seu aprendizado. OBJETIVO: Relatar a experiência de mestrandas em enfermagem ao vivenciar atividades em uma disciplina sobre uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem. MÉTODO: Durante a formação no mestrado foi proposto uma disciplina com duração de 75 horas denominada Metodologia do Ensino Superior. A mesma tem por objetivo explorar os diversos tipos de metodologias disponíveis para o ensino. Durante as aulas, conhecemos diversos tipos de metodologias ativas como bricolagem, teoria da problematização, aplicação de mapa conceitual e uso de portfólio reflexivo. Além disso, foram propostas leituras baseadas em Paulo Freire e Edgar Morin. As atividades propostas pela professora eram dinâmicas em forma de discussão em grupo e aplicação prática do uso destas metodologias. RESULTADOS: A vivência acumulada com as metodologias tradicionais ao longo de nossa formação, nos causa certa estranheza ao primeiro contato com essa nova prática de ensino durante o mestrado, afinal fomos formadas por um método que se ancora na transmissão de conteúdos, onde o aluno é passivo e inerte, apenas consumidor de informações. O contato com as metodologias ativas permitiu apreender a essência dessa prática e ressignificar o processo de ensino-aprendizagem, nos preparando para a docência. CONCLUSÃO/CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: É importante a reflexão do papel do docente, o qual deve possibilitar ao aluno a problematização com enfoque na práxis, em que o indivíduo seja capaz de transformar a realidade ao mesmo tempo em que se transforma. Nesse sentido, o desafio é romper esse paradigma tradicional, com o foco na implementação dessas estratégias pedagógicas mais ativas e inovadoras que permeiam o campo das competências. Descritores: Educação em enfermagem; Enfermagem; Educação baseada em competência. |