Comunicação coordenada
345 | Metodologias ativas no ensino da enfermagem: uma abordagem histórico-cultural. | Autores: Marcela Maria Faria Peres Cavalcante (Pontifícia Universidade Católica de Goiás) ; Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas (Pontifícia Universidade Católica de Goiás) |
Resumo: INTRODUÇÃO: No ensino de enfermagem, historicamente, predominou a formação inspirada no modelo nightingaleano associado a princípios do modelo flexneriano e à pedagogia tradicional, com o aluno pouco ativo e o professor como transmissor de conteúdos e figura central (NASCIMENTO; OLIVEIRA, 2006). A realidade social e os desafios postos pelo Sistema Único de Saúde demanda a formação de enfermeiros em novas bases pedagógicas. DESENVOLVIMENTO: O ensino por meio de problemas adotado pelas abordagens Problem Based Learning (PBL) e Metodologia da Problematização (MP) tem forte presença nos cursos de graduação em enfermagem. Entretanto há outras, como a Teoria do Ensino Desenvolvimental, formulada pelo teórico russo Davydov, fundamentada em princípios do materialismo histórico dialético. Com o objetivo de identificar as contribuições dessa teoria para a formação de enfermeiros foi realizada uma análise teórica de duas obras do autor acessíveis em inglês e em espanhol, "Problems of Developmental Teaching" e "Tipos de Generalización de la Enseñanza", que aprofundam suas premissas teóricas e o método de ensino. CONCLUSÃO: No processo de ensino o importante não é a aprendizagem do conteúdo em si, e sim o desenvolvimento das formas de pensamento e reflexão presentes no conteúdo, originadas epistemologicamente nas ciências das quais derivam. O ensino deve orientar-se para a aprendizagem de conceitos pelo método dialético, resultando em mudanças qualitativas nas capacidades intelectuais e de ação concreta dos alunos. O método abrange cinco ações investigativas realizadas pelos alunos em torno da solução de um problema, envolvendo a compreensão da gênese, movimento lógico histórico e transformação do conceito científico, identificando as relações em sua base, para utilizá-las como um instrumento intelectual e prático de ação na realidade. O ensino desenvolvimental contribui para a formação de enfermeiros fortalecendo o pensamento investigativo científico e crítico, valorizando o desenvolvimento pessoal e social, a autonomia intelectual e a reflexão crítica. |